ÍCONE DE ESTILO: JAMES DEAN

Sua imagem de ator Cult, James Dean não sofreu alterações ao longo dessas cinco últimas décadas. Considerado como um de rebelde, dissidente, secreto e provocante, por vezes, na fronteira com o insondável, mas sempre em formação. Dificilmente algum outro ator de Hollywood do pós-guerra influenciou tanto toda uma época e geração como ele fez. Mesmo até hoje, muitos mitos e lendas cercam esta ilustre figura, fazendo com que James Dean seja um objeto de pesquisa em muitos campos científicos. O foco da exposição é o seu sentido excepcional de moda através da qual ele conscientemente se distanciou das massas na América dos anos 1950.

A rebeldia e o caráter desse dissidente icônico: Não foi só a atitude de James Dean em relação à vida que reflete perfeitamente a singularidade da sua personalidade dentro do mundo de Hollywood e muito além. Com seu senso incomum para a moda, ele conscientemente desafiou as convenções rigorosas das massas na América conservadora dos anos 50. Seja numa das apresentações de uma peça da Broadway em Nova York, onde usava jeans rasgado e com os pés descalços, vestido, como jornalistas na época publicaram: “como um vagabundo”, ou iconograficamente representado pelo fotógrafo da Magnum, Dennis Stock: James Dean polarizou a sociedade muitas vezes criticado e afrontando na moda.

O cabelo estilo Pompadour também se tornou uma característica de James Dean. O penteado surgiu em 1700, e recebeu o nome por ser usado por Madame Pompadour, cortesã francesa amante do Rei Luís XV da França. Na época, quanto maior o topete, maior o status na sociedade. O corte fez a cabeça dos homens nos anos 50, e além de Dean, ele foi usado por Elvis Presley e Marlon Brando.

BLUE JEANS, WHITE SHIRT  

A vida e a carreira de James Dean se misturam a tal ponto que parecem uma coisa só. Assim como os personagens que interpretou no cinema, o ator era um transgressor nato, que fumava, bebia e não dispensava fortes emoções. E no fundo odos queriam ser iguais a ele, sentimento que perdura até hoje, vide a proliferação das roupas que usava. O estilo James Dean é inconfundível, afinal. Foi ele quem elevou as simples camisetas brancas usadas com jeans ao estrelato, numa época em que surgia o próprio conceito de juventude: ele era a mais perfeita tradução do ideal jovem. 

Algumas das peças usadas por James Dean, como a clássica camiseta branca surrada, calças de cintura alta, jeans rasgados, botas de couro liso, malhas grossas e jaquetas de couro podem repercutir na Semana de Moda até hoje. Afinal, são itens clássicos da moda que ficaram marcados sob a imagem de astros como James Dean, Elvis e Marlon Brando.

Apesar de investir em peças básicas e relativamente simples, James Dean não descuidava dos detalhes. A silhueta slim, que ressalta as formas do corpo, por exemplo, deve estar no radar dos homens que querem encarar o estilo bad boy. A maioria das calças usadas pelo ator não tinha lavagens, e a barra era displicentemente dobrada, destacando botas e coturnos. 

ÍCONE ETERNO James Dean faria 93 anos este ano, no entanto, ele permanecerá jovem para toda a eternidade, imortalizado pela cultura popular mundial. Um legado e tanto para um jovem ator que morreu com apenas 26 anos, num trágico acidente de carro. Porém, permanece vivo até hoje.