Por André Porto / Fotos Newman Homrich
Para quem mora em Recife, sua cidade natal, o nome João Marinho é sinônimo de alto astral, festa badaladas e vitaminas Sundown (marca que representa aqui no Brasil). Mas por trás dessa imagem de empresário e bon-vivant que sabe curtir a vida, existe um homem de sorriso fácil, simples e com muito estilo. Digamos que o “estilo João Marinho de viver”, que como ele mesmo se auto-avalia: “uma pessoa equilibrada e feliz”. Motivos para isso não lhe faltam, filhos muito bem criados, mulheres queridas ao seu redor e uma legião de súditos amigos por perto. Mas quem é o cara por trás dessa imagem? Isso iremos descobrir (um pouco) com essa entrevista exclusiva. Ilustrada por fotos do ensaio feito pelo competente fotógrafo Newman Homrich, que retratou o sério empresário João e os despojado Marinho ao lado de uma de suas obras de arte, uma bicicleta anos 50 comprada a alguns anos.
As vitaminas vieram como negócio e posteriormente foi que comecei a me interessar pelo assunto. Hoje sou consumidor diário, mas também faço musculação e me alimento da melhor forma possível.
Infelizmente a noite ficou diferente. Antigamente era uma coisa mais charmosa, mais “noir“, hoje em dia as boates são gigantes, por melhor que sejam não tem o charme de antigamente, não tem tanto glamour, mas também não quer dizer que eu não goste. Adoro fazer festas e convidar as pessoas que gosto para nos divertirmos juntos e termos boas histórias para contarmos mais na frente.
Me preocupa muito mas acredito ter educado bem os meus filhos. Confio neles e acho que vão saber lidar com essa realidade.
A liberação feminina atual, onde as mulheres vão à caça, inibe alguns homens acostumados a serem os caçadores?
É engraçado o assédio feminino. No começo da noite enquanto sóbrias são bem discretas, mas depois de tomarem algumas caipiroscas se soltam e literalmente partem para o ataque. Não vejo nada de anormal, pois somos todos seres humanos, homens e mulheres, com os mesmos desejos e vontades.
A que você atribui essa fama de conquistador? As palavras certas no momento certo e amassos competentes ou a um conteúdo proporcional à “embalagem”?
Que muitas vezes para o homem, a conquista é só por uma noite.
Quais os anseios masculinos de hoje e quais as maiores dúvidas?
Como um turista incansável que é qual a experiência mais inesquecível que você viveu em alguma das viagens que fez?
Meu maior ídolo é o meu pai e espero ser o mesmo para os meus filhos.
O reveillon perfeito é você estar junto das pessoas que ama em um lugar lindo. Durante oito anos consecutivos, passo em Fernando de Noronha, na festa da Pousada Zé Maria, mas ano passado pela primeira vez passei no Rio de Janeiro e fui numa festa muito legal na cobertura do hotel Fasano. Esse ano voltarei a passar o reveillon em Fernando de Noronha ao lado dos amigos.
Não penso muito no futuro. Sou uma pessoa que vive intensamente o presente.