A vocação automobilística da Maserati dá vida ao MC20 Icona e ao MC20 Leggenda, duas séries especiais para celebrar o 20º aniversário do regresso do Tridente à competição – em 2004, após 37 anos afastado da cena – com o icónico e vitorioso MC12. O MC12, primeiro lançado em versão de estrada e destinado a deixar sua marca nas pistas ao se tornar referência em campeonatos de GT, inspirou o superesportivo Maserati MC20. O carro halo 100% Made in Italy marcou o início de uma nova era para a Maserati em 2020, como o primeiro modelo equipado com o inovador motor V6 Nettuno.
As duas séries especiais do MC20 – em uma edição limitada de 20 unidades cada – apresentam pinturas especiais e conteúdo exclusivo inspirado no MC12 Stradale e no MC12 GT1 Vitaphone, respectivamente. A pintura do Maserati MC20 Icona traz à mente dos fãs um dos Maseratis mais icónicos de sempre: as cores são as mesmas do seu antecessor MC12 Stradale de 2004, por sua vez um tributo ao estilo do Maserati Trofeo Light quando correu nas 24 Horas de Daytona, que foi o primeiro carro inspirado no Maserati Birdcage Type 61, produzido entre 1959 e 1961.
Várias características do programa de personalização Fuoriserie estão incluídas nas cores MC20 Icona Bianco Audace Matte e Blu Stradale: detalhes especiais e exclusivos, para uma personalização refinada. O logótipo Maserati Fuoriserie em Bianco Audace destaca-se na lateral da pintura, na parte inferior perto das rodas traseiras, com o logótipo da bandeira italiana posicionado na porta sob as letras MC20.
No centro das rodas cromadas, com design específico Trident, as calotas são prateadas com o logotipo Trident em azul contrastante. As pinças de freio também são pintadas de azul, os retrovisores contam com recurso de escurecimento automático e a tampa do motor é feita de fibra de carbono.
É este carro de estrada, referência do fabricante em campeonatos de GT, que inspirou o lançamento do superesportivo Maserati MC20 2020. Este modelo recente marcou uma nova era para a Maserati naquele ano, uma vez que foi o primeiro a ser equipado com o motor V6 Nettuno. Quatro anos e um 20º aniversário depois, duas iterações deste MC20 foram lançadas, todas em nome de seus antecessores, apresentando pinturas personalizadas e conteúdo inspirado nas pinturas MC12 Stradale e MC12 GT1 Vitaphone.
A história do MC20 Leggenda também está no seu próprio nome; ostenta uma pintura em Nero Essenza e Digital Mint Matte para assumir as cores inconfundíveis do premiado MC12 GT1 da equipe Vitaphone Racing: um carro que realizou a façanha de trazer para casa o recorde de três vitórias e duas colocações como vice- nas 24 Horas de Spa.
Os recursos Fuoriserie do MC20 Leggenda incluem rodas tridente em Nero Lucido com calotas Nero Opaco e Trident Digital Mint; o logotipo Trident em amarelo na grade, portas e pilar C; finalmente, pinças de freio pintadas de preto.
O pacote Fuoriserie para as duas séries especiais é completado com interiores de corrida: assentos de corrida monocoque leves de 4 posições – a seção central em Nero/Blu sobre fundo prateado para Icona, ou em Nero sobre fundo prateado para Leggenda – e bordado Trident em o encosto de cabeça juntamente com as palavras “Icona” ou “Leggenda”, dependendo do modelo. Na capa sobre o potente motor Nettuno, um emblema com a inscrição “ICONA. UNA DI 20” ou “LEGGENDA. UNA DI 20”.
O interior dos dois carros conta ainda com o sofisticado sistema de som Sonus faber. Outras características compartilhadas por ambas as versões incluem o pacote interior de fibra de carbono, diferencial eletrônico de deslizamento limitado (E-LSD), elevador de suspensão, sistema de parada cega e cruzamento traseiro e, finalmente, tapetes na frente e no porta-malas.
O MC20 Icona e o MC20 Leggenda comemoram os 20 anos do início de uma era de ouro do Tridente nas pistas, com o lendário MC12 GT1: entre 2004 e 2010, conquistou 27 vitórias nos Campeonatos FIA GT, três vezes entrando em seu nome no quadro de honra das 24 Horas de Spa e venceu seis campeonatos de equipes com a Vitaphone Racing e cinco campeonatos de pilotos – incluindo dois campeonatos mundiais FIA GT1 – bem como dois campeonatos de construtores para a Maserati.
Em 2004, o MC12 Stradale deu impulso ao fervor das corridas da Maserati: desenhado por Giorgetto Giugiaro, com o seu motor de 12 cilindros derivado da Ferrari (MC significa “Maserati Corse”, 12 refere-se ao V12) continua a ser o carro de produção mais rápido que a Maserati já produziu. já produzido – a velocidade máxima era de 330 km/h com aceleração de 0 a 100 em 3,8 segundos. Apenas 50 deles foram feitos.
Hoje, a história desses triunfos e de um automóvel que sintetizou o espírito desportivo da Maserati e o seu ADN dedicado à excelência reflete-se no MC20 Icona e no MC20 Leggenda, como que para representar uma passagem de testemunho entre pai e filho.