MOTOR: O CRESCIMENTO DOS VEÍCULOS ELETRIFICADOS NO MERCADO BRASILEIRO

Por Rodrigo Dantas

A comercialização de carros eletrificados no Brasil tem aumentado gradativamente nos últimos anos, mas sem dúvidas 2023 apresentou o melhor resultado de todos os tempos até agora. Entre janeiro e dezembro do ano passado foram emplacados 93.927 veículos leves elétricos, híbridos e híbridos plug-in, de acordo com a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE). Isso representa um crescimento de 91% em relação a 2022, quando o setor registrou uma média de 49 mil vendas.

Somente no mês de dezembro, as vendas somaram impressionantes 16.279 unidades, quase o triplo das 5.587 no mesmo mês de 2022, um aumento de 191%, superando todos os recordes registrados antes. Dentre os eletrificados, os veículos plug-in (com recarga externa das baterias) representaram 56% das vendas de veículos elétricos leves em 2023, totalizando 52.359 unidades, superando os do tipo híbridos convencionais, HEV e HEV Flex, que venderam, juntos, 41.568 automóveis. Para a ABVE, os números de 2023 apontam uma mudança importante transformação no mercado de veículos eletrificados no Brasil.

“Os números indicam principalmente uma sensível evolução desse mercado este ano, com os veículos plug-in chegando a dois terços das vendas em dezembro, confirmando a confiança e a preferência cada vez maior do consumidor pelas novas tecnologias”, disse Ricardo Bastos, Presidente da ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico).

Já os modelos totalmente elétricos alcançaram quase 37% das vendas totais do segmento com 19.310 emplacamentos de carros elétricos no país. Foi um crescimento acima de 128% na comparação anual (8.458). Considerando as vendas totais de automóveis e comerciais leves em dezembro, a participação de mercado dos carros elétricos foi de 2,5%,o melhor resultadode toda a série histórica, já que há menos de um ano o market share não chegava a 0,5% do mercado total. 

TOP 3

O modelo elétrico mais vendido no Brasil em 2023 foi o BYD Dolphin com 6.812 unidades emplacadas, um número surpreendente visto que o modelo foi lançado em junho no país. Uma das principais características do BYD Dolphin EV é a utilização da plataforma e-Platform 3.0, desenvolvida especificamente para veículos elétricos puros. O elétrico utiliza a bateria Blade de 44,9 kWh, conhecida por sua revolucionária segurança, durabilidade e desempenho. Com uma carga completa, o Dolphin pode percorrer 291 quilômetros, tornando-se o veículo com melhor eficiência energética disponível no Brasil.

O segundo colocado foi o Volvo XC40 que comercializou 2.439 unidades durante todo o ano. O SUV compacto 100% elétrico ganhou uma nova geração de conjuntos propulsores elétricos, que podem ser do tipo single ou twin motor, que aumentam a capacidade do veículo e proporcionam mais autonomia e um carregamento DC mais rápido.

Fechando o Top 3 dos mais vendidos está outro modelo BYD, desta vez o Yuan Plus com 1.756 emplacadas entre os 12 meses de 2023. Assim como o Dolphin, ele também foi desenvolvido com a nova BYD e-Platform 3.0 e bateria Blade. O SUV vem equipado com motor de 204 cv de potência e acelera de 0 a 100km/h em apenas 7,3 segundos. A fabricante chinesa vem despontando como uma das mais relevantes do segmento elétrico no mercado brasileiro por ter mais carros no ranking dos 15 mais vendidos do Brasil no ano passado. O mercado de carros eletrificados no Brasil já é uma realidade que se consolida e cresce mais a cada dia. Mesmo com a chegada do Imposto de Importação sobre Elétricos, que começou a valer a partir de janeiro em 12% e deverá chegar até 35% em 2026, a tendência de expansão desse mercado ainda é grande. Isso se deve pela maior oferta de modelos eletrificados, melhor infraestrutura de carregamento e ainda mais investimentos para eletrificação no setor automotivo, especialmente de grandes marcas chinesas como a BYD e a GMW que, juntas, já possuem 4,1% do mercado de veículos.

A previsão para este ano é de que o mercado de carros eletrificados represente mais de 9% do total de carros vendidos. Tudo indica que será facilmente superada já que 2024 manteve a alta de crescimento do ano passado. Em janeiro, esse número já chegou próximo dos 8%, quando foram comercializados 12.026 veículos eletrificados, o que representa um aumento de 167% quando comparado com o mesmo período do ano passado. Este foi o melhor janeiro e o segundo melhor mês de toda a série histórica até o momento.