MUSA: INGRID CONTE – DO POLE DANCE A “REIS”

Vivendo um momento especial na sua carreira, a atriz carioca Ingrid Conte encarou o desafio de aceitar um papel central na série Reis (Record). Um verdadeiro aprendizado que nossa bela musa tem aproveitado ao máximo. Na vida real, Ingrid segue com sua prática do pole dance, herança deixada pela personagem Jessika, da série DOM. “Virou uma paixão, treino todos os dias, é minha terapia, minha meditação, meu momento de extrema conexão comigo mesma. De verdade, achei minha atividade física e não vivo mais sem!”, comentou Ingrid sobre o pole.

Ingrid como está sendo atuar em Reis, e em um papel tão central da trama?  Tem sido incrível, desafiador e de verdade, o maior presente na carreira que já recebi! A narradora, que agora finalmente teve sua identidade revelada no final da sétima temporada, me traz uma infinidade de aprendizados, tanto na minha vida profissional quanto na pessoal. Estou muito feliz e grata em poder defender uma personagem tão intensa, transbordante, encantadora, do inicio ao fim da vida dela, passando por tantas transformações, decepções, reviravoltas… É uma personagem cheia de camadas, complexidades e incoerências, ou seja, muito humana! Tudo o que eu sempre sonhei como atriz! Estou vivendo o melhor momento profissional da minha vida!

Além disso, estou tendo a oportunidade de num mesmo projeto viver vários personagens diferentes, como por exemplo, a Áshima, mãe da Naamá, que tem uma outra personalidade e energia! Que prato cheio para o ator poder brincar com essas construções diferentes dentro de um mesmo produto, não? Isso sem falar o tanto de atores incríveis, generosos e entregues com os quais tenho contracenado ao longo de Reis. Aprendo muito todos os dias!

Teve alguma preparação especial e mudança de visual para esse papel? Sim, pra narradora (Naamá) fiz fono com Vanessa Pedrosa, que me ajudou a neutralizar meu sotaque. Sou bem carioca, falo “bixcoito”, “ixquerda”, então foi preciso lá no início dar uma amenizada na minha forma de falar. Fisicamente, as transformações dependem de cada personagem e cada momento. Coloco aplique tic-tac pra dar volume e comprimento no cabelo todos os dias em que gravo. Aproveitamos meu cabelo cacheado e uma make mais leve, elegante, que ajudam a trazer uma certa doçura pra narradora! Isso na fase mais adulta dela! Quando ela é mais jovem, temos mais leveza ainda, cabelos bem soltos e fluidos ao vento, trazendo mais jovialidade e esse ar “espontâneo, livre, faceiro” de Naamá!

Já pra Áshima, a equipe de caracterização propôs cabelo liso e traços mais fortes na make, o que me ajudou na construção dessa personalidade mais “guerreira” dela, já que ela é uma mulher ativista, que ajuda Israel a vencer uma guerra e tem várias cenas de ação. Também tenho minha coach, Fernanda Guimarães, que me acompanha desde o início da série e me ajuda a construir toda a arquitetura psíquica das personagens!

Nas suas redes sociais, você costuma postar muitos vídeos fazendo pole dance, como surgiu essa prática na sua vida? O pole surgiu através da série DOM (2020), na qual eu fazia a personagem Jessika, que era uma stripper que ajudava o Vitor (Flavio Tolezani) a investigar o filho Dom (Gabriel Leone) no morro. Fiz algumas aulas na época, gravei a série, mas me apaixonei completamente e acabei trazendo pra vida! Mudei de apartamento, coloquei uma barra em casa e lá se vão três anos de treinos constantes e diversificados. Virou uma paixão, treino todos os dias, é minha terapia, minha meditação, meu momento de extrema conexão comigo mesma. 

O pole me ensina tanta coisa e eu o enxergo como uma perfeita metáfora da vida: é sobre aproveitar processos, mais do que caçar resultados; sobre observar que o corpo, a mente e o coração tem tempos diferentes de entendimento dos movimentos; sobre viver o momento presente! De verdade, achei minha atividade física e não vivo mais sem!

Já tem algum projeto para quando a série acabar? Tenho um projeto de um monólogo que quero muito fazer no teatro. Mas ainda numa fase bastante embrionária. Estou full time dedicada à série Reis agora, não sobra muito tempo nem pra ir ao mercado comprar azeite, (risos)…

Você é vaidosa? Tem algum ritual de beleza? Sou leonina, (risos)… bastante vaidosa! Gosto de me cuidar, mas de uma forma leve, fluida, no dia a dia, sem nada muito especial. Tomo meu shot de imunidade todo dia de manhã, sigo uma alimentação saudável, amo atividade física, passo meus creminhos à noite e principalmente cuido muito da minha espiritualidade. Em manter uma cabeça focada no que é preciso, no que me faz bem, nas conexões, nas trocas com base em amor e afeto! Busco manter minha energia de diversão em tudo o que faço e com todas as pessoas que fazem parte da minha vida! Isso pra mim é o mais importante!

Está namorando? O que fazer para conquistar o seu coração? Bom humor, inteligência, leveza, um olhar de poesia pra vida… Se gostar de dançar, já fico animadinha, (risos)… Mas digamos que, no momento, estou vivendo um caso de extrema paixão com meu trabalho e comigo mesma! (risos)…

Fotos Priscila Nicheli

Styling Samantha Szczerb

Beleza Zuh Ribeiro

Agradecimentos Windsor Marapendi, Nayane, Doct Jeans, TVZ