ENTREVISTA: LEONEL REYES, DIRETOR CORPORATIVO DOS HOTÉIS RCD

Por Márcia Dornelles

O Diretor Corporativo dos Hotéis RCD, Leonel Reyes esteve esta semana no Brasil em Expo Turismo LGBT+ no Rio de Janeiro, e recebeu a MENSCH para um papo sobre hotelaria. À frente da rede que comercializa os únicos 5 Hard Rock Hotels no México e no Caribe, Leonel nos contou quais os planos futuros do grupo no Brasil e que podemos esperar das experiências nos Hard Rock Hotels. São os complexos All Inclusive que se destacam pela variedade gastronômica, atividades para todos os gostos e praias paradisíacas. A RCD Hotels também desenvolveu sua própria marca, o UNICO 20˚87˚ Hotel Riviera Maya. O primeiro do conceito de luxo com tudo incluído, único no seu gênero.

Você estará representando a Rede RDC de Hotéis na “Expo Turismo LGBT” no dia 20 de julho como será sua participação no evento? Este ano eles me convidaram para fazer parte de um dos painéis, onde vou apresentar uma palestra sobre o turismo inclusivo na rede de hotéis RDC.

Quais são os pontos de maior destaque na experiência de hospedagem para os membros da comunidade LGBT na Rede de hotéis RDC? Nosso maior destaque para a comunidade LGBT é justamente não termos distinção. Todos são tratados da mesma forma. Todos são clientes, todos são hóspedes e todos recebem o mesmo tratamento. Mesmo serviço no check in, mesmo serviço para apartamentos de casais, mesmo pacote de casamento, mesmo serviços de massagens. O fato de não ter distinção é nosso ponto alto.

Quais são os principais interesses dos turistas neste tipo de destinos “All Incluse” e suas atividades favoritas? A grande vantagem do All Inclusive, se é um All Inclusive Premium que é o nosso tipo de serviço, já está tudo incluído desde wi fi, almoço, jantar, room service, bebidas e até baladas. Todos os tipos de clientes gostam deste formato. São hotéis com a marca Hardy Rock, que é o nosso carro chefe. Temos marketing e publicidade direcionada a todo tipo de público, desde famílias, casais, crianças, solteiros e executivos. Quem vai para realizar eventos no hotel como casamentos por exemplo.

Como está sendo sua experiência no Brasil e na cidade maravilhosa? O povo brasileiro, o povo carioca é muito caloroso, festivo. Mesmo com a diferença do idioma, a energia do povo carioca é muito boa, que combina muito com o público mexicano. É engraçada esta comunicação em “Portunhol” que os brasileiros usam lá nos hotéis! É super bacana!

Quais os planos de expansão do grupo na hotelaria no Brasil? Alguma novidade vindo por ai? Nós estamos trabalhando como grupo mexicano, temos 10 propriedades. São quatro bandeiras que a gente trabalha. Estamos muito agradecidos por este crescimento que a gente tem alcançado. Para os próximos anos temos intenção de incrementar 10 hotéis a mais nos próximos cinco anos. O próximo hotel a ser inaugurado será em Santo Domingo, que fica a 2 horas de Punta Cana, para combinar com nosso hotel de Punta Cana. Esta é uma marca conjunta com Marriot. A propriedade e administração, a comercialização é nossa e a bandeira é Marriot. No Brasil ainda não temos hotéis.

Quais os maiores desafios encontrados na retomada da hotelaria após a pandemia? O maior desafio pós-pandemia foi o visto para entrada no México, que antes da pandemia não existia. Agora já está começando a liberar a entrada sem o visto. Acredito que esta lei já vai cair. Em contrapartida temos sentido uma grande recuperação do segmento de casamentos por parte do público brasileiro, que quer realizar casamentos nos nossos hotéis. Temos percebido um grande crescimento neste mercado.

Quais os maiores diferenciais aplicados pelo grupo em seus hotéis? Além de ser um hotel de luxo ALL INCLUSIVE PREMIUM, muitos festivais, espetáculos e eventos ao longo do ano voltados para gastronomia. Nosso maior diferencial, a essência da marca é a música, que já está na genética do hotel. Um dos nossos grandes ativos é a nossa memorabilia. Todos os presentes que todos os artistas deixam para o Hardy Rock. A cada hotel da marca tem um museu com todas as peças que pertenceram a artistas. Hoje em dia a música no Hardy Rock não é somente Rock. Hoje em dia temos muitos presentes de artistas latinos também.

Qual a mensagem você gostaria de deixar para os leitores da MENSCH? Estaremos sempre de portas abertas para receber vocês! A bandeira Hardy Rock em Cancun, Riviera Maya. A energia do Rock pra você ser a estrela que vocês merecem!