Quando Bono anunciou pela primeira vez no prefácio de seu livro de memórias de 2022, Surrender: 40 Songs, One Story, seus planos de reimaginar 40 faixas do U2, o conceito parecia intrigante – especialmente para quem experimentou seu recente show solo, ‘Stories Of Surrender’. Apoiado por apenas um violoncelista, um harpista e diretor musical Jacknife Lee, o vocalista deu nova vida aos clássicos de estádio de sua banda, dividindo-os em histórias emocionantes e sinceras de sua autoria.
Portanto, foi um pouco decepcionante quando The Edge mais tarde confirmou que toda a banda estava envolvida no processo de “reimaginação e regravação”, com o lançamento de uma versão um tanto higienizada de ‘Pride (In The Name Of Love)’ dificilmente acalmando temores sobre o projeto. Outras interpretações pouco inspiradoras de ‘With Or Without You’ e ‘One’ se seguiram, assim como a crença cada vez mais inabalável de que talvez essas músicas não devessem ter sido mexidas em primeiro lugar.
“Songs of Surrender” tem curadoria e produção de The Edge e inclui novas versões das canções mais famosas de sua carreira de mais de 40 anos, entre elas estão “With Or Without You”, “Beautiful Day”, “Sunday Bloody Sunday” e “Invisible”, em novas versões musicais que resultam de uma gravação totalmente nova de cada faixa, com novos arranjos e, em alguns casos, novas letras.
Felizmente, ‘Songs Of Surrender’ não é exatamente o desastre que inicialmente ameaçou ser. Claro, algumas das maiores canções do quarteto irlandês (‘Pride’, ‘Where The Streets Have No Name’, ‘The Fly’) foram desprovidas de seu brilho épico, mas várias das primeiras faixas do U2 foram cuidadosamente retrabalhadas por olhos mais atentos e mais sábios. A urgência pós-punk juvenil de ‘Stories For Boys’, por exemplo, foi transformada em uma balada de piano comovente e vibrante que emite um ar de que a vida se complicou com a idade. The Edge assume os vocais principais aqui, cantando a letra alterada de Bono: “There’s a place I go that isn’t part of me / Like a radio with no controls / In my imagination, there’s only static and flow.”
U2 lança álbum e promove desafio aos fãs. “Songs of Surrender”, uma coleção de novas versões das 40 músicas mais importantes de toda a carreira da banda, gravadas para 2023 em sessões realizadas nos dois últimos anos, chega às plataformas de áudio nesta sexta-feira, dia 17 de março. As 40 músicas estão distribuídas em quatro discos em vinil e CD.
Para comemorar o lançamento, de 17 a 19 de março, o desafio é o seguinte, publicado em site aqui. São Paulo está na lista de cidades.
“Reúna-se com outros fãs do U2 em 40 cidades ao redor do mundo para encontrar tributos únicos às 40 músicas do álbum. Em cada local, você poderá acessar novos produtos exclusivos, um filtro de fotos personalizado e adicionar suas fotos a um painel de fãs virtual. Dirija-se à bandeira branca ‘Rendição’, entre na zona e verifique seu telefone para acessar a mercadoria exclusiva, filtro de fotos sob medida e adicione ao outdoor virtual”.