NEGÓCIOS: A EXCELÊNCIA DA CASA FLORA

Por Patrícia Alves

Do primeiro produto, que deu origem ao nome da empresa, o queijo Flora, produzido a partir de 1955 por Antônio Pereira Carvalhal, em Flora, município de Três Corações (MG), até o dia 1 de julho de 1970 quando começou a funcionar a Casa Flora, na rua Santa Rosa, no tradicional bairro paulistano do Brás, já se vão alguns anos. Fundada pelos irmãos Adilson e Amilcar José Santos Carvalhal, recebeu seu nome em homenagem à fábrica de laticínios da família em Flora, no município de Três Corações, Minas Gerais.

A Casa Flora este ano completa 52 anos de existência com planos arrojados sem perder a essência que está presente na memória afetiva dos paulistanos. Comandada pelos primos Adilson Carvalhal Júnior, diretor administrativo e financeiro, e Antonio Pereira Carvalhal Neto, diretor comercial e de marketing, eles tem a missão de manter o DNA e prezar pela qualidade dos produtos e dos relacionamentos. Assim, Antonio Carvalhal Neto, segunda geração da família que iniciou o negócio, desenha cuidadosamente, um plano de expansão para o negócio que começou com seu avô à frente de um pequeno mercadinho que hoje traz em seu portfólio uma gama de mais de mil produtos. “Quero proporcionar ao consumidor uma experiência com uma curadoria de produtos de qualidade”, ressalta o empresário.

Com a pandemia o projeto do e-commerce que estava engavetado foi implantado e a empresa viu o vinho se tornar a grande “estrela dos dias de reclusão”. Mais de 65% da receita vem da venda da bebida que ainda tem um estigma a ser quebrado. “Um dos grandes desafios no Brasil é desmistificar o consumo do vinho”, afirma Neto.

A linha de alimentos impressiona pela diversidade e por valorizar os produtores que exercem no cultivo a valorização do alimento. São mais de 200 itens que apresentam praticidade para o consumo. Além de produtos da marca própria – Flora, tem marcas de prestígio mundial como a Paganini, que entrega vasta linha com arrozes, massas, atomatados, polenta, funghis, conservas e mais uma gama de artigos da tradicional cozinha italiana. Isso sem falar dos premiadíssimos azeites chilenos Deleyda, além do cobiçado Pata Negra Josep Llorens, da Espanha, e os embutidos artesanais que são iguarias marcante, dentre outras delícias. Todas as marcas detentoras de premiações que vão além dos sabores de excelência, pois antes de qualquer coisa procuram trazer o que podemos chamar de comida de verdade.

RESPONSABILIDADE SOCIAL

Entre os planos da empresa está a inauguração de um espaço interativo dentro da casa para criar experiências em volta da mesa. Um braço de terceiro setor consistente também está sendo desenhado para 2022. “Pretendemos lançar a “Fundação Casa Flora” para resgatar e inserir pessoas no mercado de trabalho e dar nossa contribuição para a população mais vulnerável”, afirma Neto.