Quando se fala em eyewear e chocolate, Chantal Kopenhagen Goldfinger é sinônimo de conhecimento e inovação. Uma das principais especialistas do mundo, defende a moda como forma de empoderar e enriquecer a marca pessoal das pessoas, com o objetivo de mudar seus pensamentos. É isso mesmo: para ela, os óculos não é apenas um acessório e sim, um “necessório”. Já o chocolate, é uma história antiga: sua família é fundadora da Kopenhagen, que foi vendida quando ainda era criança.
Chantal transformou suas principais paixões em negócios. Chocolate sem culpa, óculos e histórias. Fascinada pelas armações exuberantes desde muito cedo, Chantal Kopenhagen Goldfinger é formada em cinema na Faap, propaganda e marketing pela ESPM e foi executiva de produção da Globo por anos, até que resolveu abandonar o cargo em 2015 para se dedicar ao que mais ama: os óculos. “Tenho como objetivo mudar o pensamento das pessoas sobre o uso de óculos como algo fixo. Assim como bolsas e sapatos, existe uma armação para cada ocasião, e para cada PERSONALIDADE”, diz a especialista.
E não para por aí, porque o DNA dos chocolates também não demorou para dar sinais que estava ali, forte: Chantal também é empreendedora na Goldko, marca que co-fundou com seu pai e seu irmão em 2015 para popularizar o chocolate com zero adição de açúcares sem nenhum sabor residual, unindo saudabilidade e sabor em um mesmo produto.
MODA QUE EMPODERA: O EYEWEAR E A CARREIRA DE INFLUENCIADORA
A paixão por óculos surgiu ainda na infância e há cerca de quatro anos virou profissão para Chantal: ‘’Foi quando eu percebi que além de uma paixão eu tinha um olhar muito peculiar que poderia ser usado para ajudar as pessoas. Foi voltando de uma feira da Silmo em Paris, conversando com um distribuidor de marcas independentes no Brasil que eu percebi que eu era a única pessoa que se envolvia com as histórias das criações e a única que falava de óculos com viés de personalidade e não formato de rosto. Foi naquele momento que minha chave virou e eu pensei: Se as pessoas entenderem que óculos vestem ocasiões e personalidades diferentes, potencialmente todos podem virar colecionadores apaixonados assim como eu. Voltei para o Brasil, conversei com várias pessoas da indústria e entendi que eu tinha um produto inédito nas mãos. Saí vendendo meus treinamentos e palestras para lojistas, designers, indústrias e consumidores finais’’ disse.
Além do trabalho como empresária na GoldKo e carreira no setor de eyewear despertou uma outra carreira para Chantal, a de influenciadora digital. Inicialmente postando dicas de estilo, ela se conectou com um público bastante fiel, a quem chama carinhosamente de “imaginários’’ e produz conteúdos que vão desde moda, turismo, gastronomia a negócios.
Chantal conta que se tornar uma influenciadora digital veio de seu interesse por contar histórias: ‘’Eu acho que foi uma coisa super orgânica. Eu sempre gostei muito de contar histórias. Eu tenho total convicção de que histórias vendem, engajam e aproximam as pessoas. Eu sempre gostei de contar e ouvir histórias. Sempre que conheço alguém novo a primeira pergunta que faço é: “Me conte sua história”. Dito isso, foi simplesmente uma questão de me organizar (vulgo domingos virarem o dia do conteúdo) e colocar em texto e organizar essas histórias para que não ficassem perdidas e assim poder ajudar mais gente’’.
Recentemente, Chantal fez uma viagem à Islândia acompanhada de sua mãe, a fotógrafa Salete Goldfinger. Os bastidores da viagem viraram uma série de conteúdos nas redes sociais e virou um sucesso de engajamento entre os seguidores. Nas postagens, Chantal e Salete assumiram os postos de uma dupla em busca de assistir um dos principais espetáculos naturais do mundo, a Aurora Boreal: “A Islândia é mágica! Quem tiver a oportunidade de vir, VENHA! Estou apaixonada. Agora entendo por que minha mãe gosta tanto daqui. Esta foi a terceira vinda dela ao país. O país é muito especial e muito diferente de tudo que eu já vi e vivi. Tivemos muita sorte de ver Auroras gigantescas. É um espetáculo inenarrável. As paisagens do país são de tirar o fôlego e variam constantemente. A natureza aqui é impressionante e entendemos a imensidão dos cenários. O país embora próximo da Europa, não tem nada a ver com o velho continente, é um lugar isolado, completamente próprio, quase uma bolha’’ disse a empresária e influenciadora em entrevista”.
TECNOLOGIA QUE INOVA: O CHOCOLATE E A EXPANSÃO DA GOLDKO
Com seu irmão, Gregory, e seu pai, Paulo, Chantal pesquisou o que o mercado de chocolate gostaria na atualidade. A partir disso, criaram a Goldko, para atender o que os clientes mais querem: consumir chocolates, sem culpa. Responsável pelo marketing e comunicação da empresa, atua exatamente na sua área de formação (comunicação). “A experiência que tive em muitas áreas com certeza ajudou a formar a profissional que sou hoje”, diz Chantal.
Gregory, seu irmão, formado em administração, também cuida dessa área da startup, enquanto o pai responde pelo desenvolvimento de produtos. A empresa acaba de anunciar sua entrada no mercado de franquias. Após consolidar as vendas do produto no varejo e no e-commerce, a marca abriu sua primeira loja própria em 2021 em um dos principais shoppings de São Paulo, o Eldorado. Agora, a mesma experiência será levada para outras cidades através da expansão por franquias.
Para conciliar todas as vertentes, Chantal usa a tecnologia: “Eu consigo me dividir super bem, porque meu Google Cal é meu guia e eu sigo à risca, porque os universos são bem diferentes então se eu não me organizar me perco! Basicamente eu crio conteúdo o tempo todo, essa é a parte mais gostosa e mais fácil para mim. Penso em tudo como um grande roteiro”. “Eu passo o dia entre o escritório e a loja da GoldKo. Aqui eu toco times e tenho rotinas e agendas fixas. Já no universo do eyewear, sou somente eu, então consigo me organizar para criar ao redor da rotina GoldKo, e todos os conteúdos formais e educativos eu crio aos domingos- este é meu dia de mergulhar no universo do eyewear, buscar tendências, escrever meus textos e montar minha semana’’, finalizou.