RELÓGIO: APRESENTANDO O ESMALTE TRIBUTE REVERSO ‘SNAKE’

Last updated:

Em homenagem ao Ano Novo Chinês de 2025, a Jaeger-LeCoultre apresenta o Reverso Tribute Enamel ‘Snake’. Feito somente sob encomenda e em números limitados, o novo relógio é uma bela vitrine para os talentos dos mestres esmaltadores e gravadores do ateliê Métiers Rares da Manufatura Jaeger-LeCoultre.

UMA TELA ÚNICA PARA EXPRESSÃO ARTÍSTICA

Quando o Reverso foi criado em 1931, sua caixa giratória característica foi concebida como uma solução funcional engenhosa para o problema de proteger o mostrador e o vidro do relógio quando usado no campo de polo. No entanto, como foi adotado por formadores de opinião de todas as esferas da vida, o Reverso transcendeu seu propósito esportivo original e rapidamente se tornou aparente que seu metal em branco do fundo da caixa era uma tela ideal para expressão artística, oferecendo potencial ilimitado para decoração com gravura, esmalte e outros artesanatos.

Para 2025, a La Grande Maison acrescenta um novo capítulo a esta história contínua de artesanato e arte com o Reverso Tribute Enamel ‘Snake’. O terceiro de uma série que homenageia o Zodíaco Chinês – seguindo os anos do Tigre e do Dragão – o novo relógio é uma ode ao animal que representa longevidade, sabedoria e mistério, de acordo com a sabedoria tradicional chinesa.

CELEBRANDO O ARTESANATO DA GRAVURA E DO ESMALTE GRAND FEU

Virando a caixa do relógio para o lado reverso, revela-se uma impressionante cobra gravada à mão emergindo poderosamente de uma coroa de nuvens douradas (750/1000), colocada contra um fundo de esmalte preto brilhante Grand Feu. As superfícies polidas do corpo da cobra, os detalhes finos de suas escamas – que são desenhadas à mão com ródio preto – e a textura contrastante jateada das nuvens capturam e refratam a luz para aumentar a ilusão de movimento.

Para maximizar a sensação de volume e profundidade, o mestre gravador usou uma técnica chamada gravura modelada, uma habilidade exigente que requer foco absoluto e destreza notável. Somando-se ao desafio, o trabalho do gravador começou não, como é usual, com uma superfície de metal nua, mas com uma que já tinha sua camada de esmalte Grand Feu, exigindo assim uma precisão de gesto sem precedentes para evitar todo risco de danos ao esmalte imaculado. Usando 10 formões de tamanhos diferentes para esculpir o metal passo a passo, o gravador dedicou 80 horas à criação desta obra-prima.

O mostrador do Reverso Tribute Enamel ‘Snake’ apresenta o mesmo esmalte Grand Feu preto brilhante do fundo da caixa. A simplicidade elegante e inspirada na Art Déco do mostrador exclusivo do Reverso Tribute, com seus marcadores de hora facetados aplicados, trilho de minutos chemin de fer e ponteiros Dauphine, valoriza totalmente a beleza do fundo preto brilhante.

A aparente simplicidade do esmalte preto puro é enganosa porque na esmaltação Grand Feu, o resultado do processo de queima nunca é totalmente previsível. Para criar um preto de tal profundidade e riqueza, são necessárias cinco ou seis camadas de esmalte, com cada nova camada seguida de queima e resfriamento – representando nada menos que 24 horas de trabalho (16 horas para o fundo da caixa e oito horas para o mostrador) ao longo de muitos dias. Isso foi seguido por meio dia de polimento para obter um brilho perfeito e uniforme. O fato de as duas superfícies serem perfeitamente combinadas em cor e pureza é uma prova de um grau de habilidade que pode ser adquirido apenas por meio de muitos anos de experiência. A Jaeger-LeCoultre continua sendo uma das poucas fabricantes de relógios a ter seu próprio ateliê de esmaltação interno, salvaguardando e promovendo esse antigo ofício. Criado para celebrar o Ano do Zodíaco Chinês, o Reverso Tribute Enamel ‘Snake’ é uma prova da visão de cultura e criatividade da La Grande Maison, onde o artesanato artístico convive em perfeita harmonia com a experiência técnica dos relojoeiros da Manufatura.