Se você curte se cuidar, deve saber que manter a pele masculina bonita e saudável requer atenção e cuidado. Apesar de menos habituados com os cuidados de beleza, para os homens também é importante ter uma rotina de cuidados com a pele. Segundo Jamar Tejada, conhecido como Tejard, que é o farmacêutico naturopata e fundador da Che Figo, marca de produtos naturais, veganos e sustentáveis para os homens, é possível criar o hábito de fazer cuidar da pele de forma prática e que pode ser inserida em qualquer rotina, inclusive dos homens que tem mais “preguiça” de cuidar da pele.

“Por conta da questão hormonal, a pele das mulheres e dos homens é bastante diferente. A pele masculina costuma ser mais grossa e com uma textura mais irregular, com tendência a oleosidade, e por isso demanda cuidados especiais.  Por isso, ter cuidados diários é importante para manter a saúde da pele, além de uma aparência uniforme e bonita”, explica Tejard. 

Segundo o especialista, o ideal é que esse cuidado seja diário, priorizando limpeza, hidratação e proteção. Confira as dicas para uma rotina prática:

PRIMEIRO PASSO: HIGIENIZAÇÃO 

Para começar sua rotina, lave bem o rosto, opte por produtos com ação renovadora celular para prevenir o encravamento dos pelos. Para os homens que desejam otimizar ainda mais seu tempo e buscam por praticidade, o mercado oferece shampoos funcionais para a limpeza do rosto, cabelo e barba, com ação antioxidante, hidratante e fortificante. Priorize sempre os produtos naturais, que não sensibilizam a barreira do manto hidro-lipídico capilar e dérmico.

SEGUNDO PASSO: HIDRATAÇÃO

Caso você tenha o hábito de fazer a barba, faça em seguida da limpeza, e ao finalizar, é a hora de tratar e hidratar seu rosto. Aqui vale apostar em produtos que controlam a oleosidade, acalmam a pele, tratando a irritação e vermelhidão, e também aumentam a hidratação e umectação da pele, como o bálsamo. 

TERCEIRO PASSO: PROTEÇÃO 

Finalize com o filtro solar com FPS alto e a textura fluida, para não influenciar na produção de oleosidade. Este passo é indispensável e deve ser adotado todos os dias, mesmo nos mais nublados.