Nem só de compras, business e baladas vive a “Big Apple”. Para quem curte arte, a cidade oferece um leque de opções variadas, que vai de grandes museus a pequenas galerias espalhadas por toda parte. Como Nova York é sinônimo de mistura e apontada como a vitrine do mundo, a variedade de estilos e assuntos segue essa linha. Um pouco de tudo se encontra na Big Apple, desde história natural com enormes esqueletos de dinossauros do Museu de História Natural a belas pinturas de Picasso e Matisse; ou de incríveis jatos de guerra do Intrepid Museum às belas cópias de famosos feitas de cera do Madame Tussauds. Tem para todos os interesses, idades e disposição, pois é tudo perto e ao mesmo tempo longe. E visita em museu pede tempo para ver com calma e viajar nas inúmeras histórias que vamos descobrindo a cada nova exposição. Então, agora você já sabe, quando chegar a Nova York, dê um tempo às compras e divirta-se um pouco nessa viagem cultural.
Local e contato: 11 West 53rd Street, [212] 254-8708.
Em plena Time Square no final de 2000 Nova York recebeu a filial de um dos museus mais famosos de Londres, o Madame Tussauds. É lá onde podemos encontrar vários famosos do mundo, em cera, é claro. São mais de 200 réplicas que desde ícones do universo americano como o casal Obama, Beyoncé, Madonna, Julia Roberts, Marilyn Monroe, Samuel L. Jackson e Ozzy Osbourne; até célebres figuras como o casal Beckham, Dalai Lama até Adolf Hitler. O museu é dividido em seis áreas temáticas, distribuídas ao longo dos cinco andares. Na primeira delas, o “The Opening Night Party”, retrata celebridades de Nova York, entre artistas e políticos. Em outras áreas são mostradas a história de Madame Tussaud, os bastidores do museu e um galeria de políticos e cientistas mundialmente famosos. Em “Popular Cultural”, ficam as estátuas dos Beatles, de Janis Joplin e Bill Gates. Escolha a sua celebridade preferida e divirta-se fotografando ao lado dela.
Local: 234 W 42nd St., entre a 7ªe 8ª Ave
O Cooper-Hewitt fica em uma das ruas mais charmosas de Nova York, a Upper East Side. Por lá se tem como prioridade a criatividade através de peças de designers e artistas gráficos. Possui Também um grande acervo de arte decorativa e estampas gráficas. E caso não esteja em Nova York, confira aqui a exposição da artista Sonia Delaunay (1885-1979), que está acontecendo neste momento.
Local e contato: 2 E 91st St, com Fifth Avenue, Mapa, (212) 849-8300
New Museum
O New Museum já surpreende antes mesmo de você entrar devido a sua incrível arquitetura projetada pelos japoneses Kazuyo Sejima e Ryue Nishizawa. Por lá você irá encontrar o que existe de melhor em arte contemporânea com exposições virtuais, interativas e em 3D. O local também serve de palco para muitos eventos e é bastante disputado. Não deixe de passar pela livraria, que tem a maior coleção de arte contemporânea do mundo.
Local: [235 Bowery com Prince St, entre Stanton e Rivington St], (212) 219-1222
É considerado um dos maiores e mais importantes museus do mundo. Fundado em 1870, nas margens do Central Park, é o museu mais completo de Nova York, onde é possível apreciar desde arte clássica, como Van Gogh, Picasso, Matisse, Rodin, a artistas bem atuais como Anish Kapoor, Mark Rohtko, Chuck Close. O local tem aproximadamente 250 salas, mais de 4500 quadros, 2 milhões de obras de arte, 35.000 peças do Período Neolítico e já foi visitado por mais de 5 milhões de pessoas. É tanta obra que talvez você não consiga ver tudo em um único dia. Uma das alas mais importantes é a imperdível a seção permanente do Egito, onde se encontra o famoso Templo de Dendur, doado pelo governo egípcio em 1965. E a ala dos Impressionistas. Além disso, ainda podemos encontrar arte islâmica, grega, instrumentos musicais, arte medieval, pinturas européias, jóias, móveis de Mackintosh, obras de Andy Warhol e arte romana de 30 a.C.
Pode-se fazer também uma visita virtual via Google Art Project:
Local: 1000 5ª Ave. com 82 St.
Guggenheim
Localizado na área mais tradicional de Manhattan, o Lago Jaqueline Kennedy Onassis, no Central Park. O projeto arquitetônico é do famoso arquiteto americano Frank Lloyd Wright (veja aqui o perfil que fizemos sobre ele), famoso pelas linhas curvas da fachada, representando a arquitetura moderna em sua forma mais orgânica. O local abriga uma importante coleção de arte moderna garimpada pelo seu fundador e sua sobrinha Peggy Guggenheim no começo do século XX com um incalculável valor artístico e monetário. O museu já completou 50 anos e por incrível que pareça, ainda continua moderno. No acervo, encontram-se quadros de Kandinsky, Chagall, Braque, Brancussi, Delaunay, Klee, Miró, Picasso, entre outros nomes importantes. Por lá sempre há exposições além de uma loja com peças interessantes. O programa fica ainda mais completo com uma passada no novo restaurante que já se tornou um dos mais badalados de Nova York.
Local e contato: 1071 Fifth Ave., (212) 423-5364.
Museu de História NaturalPara que curte Dinossauros, o Museu de História Natural de NY é um o lugar certo. É impressionante encarar aqueles enormes esqueletos de animais que só conhecíamos dos livros de biologia do colégio e dos filmes de Spielberg. Logo na entrada um Barossauro de aproximadamente 15 m dá as boas vindas aos visitantes. São incríveis 32 milhões de exemplares em exposição divididos em 45 salas e uma equipe científica de 200 pessoas. A exposição vai de incríveis insetos petrificados até a enorme baleia azul que fica suspensa em uma das salas. O museu foi fundado em 1869 e teve como um dos responsáveis pela sua fundação Theodore Roosevelt (pai do ex-Presidente americano). Um detalhe curioso, é que assim como outros museus, nele você paga quanto quiser, pois a entrada é sugerida, por eles o justo seria US$ 18. Fora as exposições permanente, ainda tem as especiais, que são intinerantes e sempre muito interessante. O museu ainda conta com um incrível IMAX em 3D que é realmente incrível. Lembrando que seu funcionamento é de 10 da manhã à 5h45 da tarde.
Em plena Times Square, fica localizado o museu da Discovery, um paraíso para todos os amantes do mundo do cinema, com exposições interessantes e divertidas, ideal também para as crianças. Por lá, até setembro, esta acontecendo a exposição que está bombando em Nova York, a “Harry Potter – The Exhibition”, com monstros, objetos, mais de 200 roupas e acessórios autênticos dos filmes do bruxo e sua turma.