VAIDADE MASCULINA: O que a volta das barbearias tem a dizer sobre o homem moderno

A onda das barbearias tomou conta da rotina dos homens nos últimos anos. Cheias de estilos, com serviços que vão do básico de corte de cabelo até depilação e cuidados de estética em geral as barbearias se tornaram verdadeiros clubes onde a macharada se encontra. Quem gosta de cultivar uma bela barba chega a ir em média de uma até duas vezes por mês para cuidar do visual. Os dados são da empresa AVEC, maior plataforma de tecnologia e gestão para o mercado de barbearias e salões de beleza do País.

Uma pesquisa realizada pela empresa Euromonitor Internacional aponta o crescimento de 7,1% do mercado de beleza masculino no Brasil, em 2016. A previsão é que o mesmo percentual de aumento se mantenha até 2020, colocando o Brasil no topo do mercado. Quem acredita que o ambiente que reconquistou o público masculino se restringe apenas às lâminas e tesouras no tradicional “barba, cabelo e bigode”, se engana. “Hoje os espaços oferecem o charme dos anos 50 com um toque de modernidade e revivem a cultura masculina de se encontrar com os amigos para fazer a barba, fumar um charuto, beber uma cerveja, jogar uma sinuca e conversar, além é claro de receber um atendimento um diferenciado e personalizado”, lembra Feres Baladi, cofundador da AVEC.

Atualmente existem milhares de barbearias espalhadas pelo País e de acordo com a AVEC, os homens gastam em média R$ 67,33 em cada visita. Esse gasto corresponde não apenas ao serviço do local, mas também a toda experiência proporcionada, como o consumo de cervejas especiais, jogos e tabacaria.

Tecnologia

Com a rotina do homem moderno, dificilmente você se depararia com um no telefone em plena terça-feira pedindo um horário com o barbeiro para o próximo sábado. Eles ligam no dia ou simplesmente aparecem tentando um encaixe. Para solucionar esse problema, porque não envolver a tecnologia na praticidade do dia a dia? Pensando nisso, a AVEC passou a desenvolver aplicativos personalizados para os estabelecimentos em que o cliente pode realizar o agendamento 24h por dia, 7 dias por semana, em apenas alguns cliques, como é o caso da Barbearia Corleone, de São Paulo. “O homem de hoje busca agilidade nos processos e a tecnologia já é uma grande aliada dele. Prova disso é a taxa de agendamentos pelos dispositivos móveis, que chega a mais de 50% em apenas alguns dias após o lançamento do aplicativo”, afirma Feres. Em Recife, a barbearia TROIS também disponibiliza o aplicativo que facilita a vida dos clientes com marcação de hora.

O mercado de barbearias continua com altos índices de crescimento, reforçando o lugar do homem moderno no segmento de beleza. “O futuro do mercado de beleza masculina é promissor e deve continuar crescendo com números bem agressivos, tornando o consumo de produtos e serviços para homens algo tão comum quanto para o público feminino”, finaliza o executivo. A tendência é sempre trazer um algo à mais, como jogos eletrônicos, cervejas artesanais e encontros para bate-papo sobre algum tema específico. O céu é o limite!