A musculação é um dos treinos mais procurados pelos homens na busca do corpo perfeito. Mas é preciso salientar que, além dos objetivos estéticos, a musculação é uma das atividades físicas mais completas para fortalecer o corpo, evitando problemas de postura, prevenindo ou combatendo doenças crônicas e agudas nas articulações, além de acelerar o processo de perda de gordura.

Conversamos com Rodrigo Lourenço, consultor fitness e personal, que constatou uma grande resistência dos alunos quanto aos exercícios de membros inferiores. A demanda de exercícios para os membros superiores é muito maior por parte dos homens.

O efeito estético dos treinos que priorizam o trabalho de hipertrofia de tronco e braços resulta no famoso corpo “sabiria” ou “corpo picolé”; os corpos grandes na parte de cima e finos na parte de baixo. Rodrigo acredita que é importante que o aluno entenda a necessidade do treino de membros inferiores para a saúde, o bom funcionamento e harmonização corporal.

TREINO EQUILIBRADO – O QUE ESPERAR:

  1. Aumento da produção de testosterona, que proporciona o aumento de massa muscular, maior queima de gordura e melhora do desempenho sexual;
  1. Aumento do gasto calórico, que é uma ótima opção, tanto para quem quer perder peso quanto para quem quer aumentar a massa muscular;
  1. Aceleramento do metabolismo, pois os maiores grupos musculares do corpo estão abaixo da cintura e trabalhando esses grandes grupos musculares o aluno consegue manter um gasto calórico alto durante um tempo maior, como também consegue produzir e manter a massa magra por mais tempo;
  1. Redução dos riscos de lesões, pois durante a prática de esportes os membros inferiores são mais solicitados e se não estiverem fortalecidos o risco de lesão é enorme;
  1. Fim das dores lombares, pois treinando membros inferiores o aluno ganha força na região posterior da coxa e alonga os flexores do quadril;
  1. Corpo harmonioso e simétrico, pois o trabalho do corpo como um todo vai proporcionar um shape muito mais bonito, funcional e saudável.

4 EXERCÍCIOS INDICADOS PARA MEMBROS INFERIORES:

  1. Agachamento Livre:Um dos exercícios mais completos. O movimento recruta grupos musculares como membros inferiores, core e membros superiores. As variações vão acontecer de acordo com as condições físicas de cada aluno;
  1. Leg Press:Feito com o auxílio de equipamentos, trabalha com toda a extensão dos quadris e joelhos, exercitando os músculos quadríceps, isquiotibiais e o glúteo máximo;
  1. Flexão de pernas:Trabalha os músculos posteriores da coxa;
  1. Extensão de pernas: Trabalha os músculos anteriores da coxa; 

 

RODRIGO LOURENÇO, 29 anos, é Graduado em Licenciatura Plena em Educação Física (Universidade Salgado de Oliveira – Universo, 2011), Pós-Graduado em Reabilitação Cardíaca e Grupos Especiais (Universidade Gama Filho – UGF, 2012) e em Treinamento de Força, Fisiologia do Exercício e Personal Trainer (Centro Universitário Celso Lisboa, 2018). Ele criou, em 2016, a RL Fitness, uma plataforma de consultoria fitness online que oferece treino personalizado a distância. O consultor desenvolveu um modelo de negócio com atendimento especializado e pessoal. Os treinos são otimizados e os resultados apresentam mais eficácia que os modelos tradicionais. Sua consultoria dispensa a contratação de um personal trainer e propõe um tempo menor na academia (média de 30 min).