Mayana Moura sempre foi tocada pela música, mesmo antes de iniciar sua carreira de atriz ela já flertava com o universo musical. Da vida de modelo para a TV foi um percurso natural para ela que já sonhava com novos desafios para sua carreira. Desafio maior veio com seu primeiro papel de destaque na TV, como a Melina Gouveia na novela Passione, na Globo. Atualmente entre uma canção e outra, Mayana se dedica agora a sua vida de empresária à frente da sua marca de cosméticos Mayana Beauty. Seja onde for, Mayana é música para os olhos. Uma bela e forte canção.
Mayana alguma vez imaginou que você iria ouvir “essa mulher é o diabo!”? (risos) Sim, com certeza nunca imaginei que alguém diria isso sobre mim. risos…
Talvez tenha sido seu maior desafio na carreira interpretar o Satanás (na novela Jesus, da Record). Como recebeu o convite e como foi a preparação? Eu recebi o convite através da minha agente e fiquei muito feliz. Perguntei imediatamente: “onde eu assino?” Foi um personagem muitíssimo interessante. Minha mãe é muito religiosa e eu cresci ouvindo histórias bíblicas. Então, pra mim, foi interessantíssimo interpretar o maior antagonista de todos os tempos. O personagem não foi meu maior desafio. Como sou aficionada por filmes de terror e por cantores e bandas obscuras, como Marilyn Manson, Nine Inch Nails, Coal Chamber, etc, foi relativamente fácil, pois eu tinha muitas referências desse universo.
Por ser uma personagem forte e de grande referência negativa, na hora de chegar em casa e se desfazer da personagem era tranquilo? Ficou particularmente tocada com as ações dela na trama? Como falei, eu já conhecia bem a história por causa da minha mãe. Então, essa parte não me tocou particularmente. Sobre me desfazer do personagem, senti, algumas vezes, minha energia carregada, mas fiz orações e não tem nada que uma boa oração não resolva!
Antes de participar de Jesus você só tinha feito novelas contemporâneas que iam do drama ao humor. Como foi entrar no clima de uma trama religiosa? Acredito que, para qualquer ator, é interessante essa possibilidade de passear por tramas de todos os tipos – inclusive, poder visitar o passado, o presente e o futuro, contando essas histórias. Para mim foi uma experiência única contribuir, de alguma forma, para contar uma história tão importante como a de Jesus.
Seu primeiro grande destaque na TV foi com Melina Gouveia, em Passione, onde contracenou com Fernanda Montenegro. Acreditamos que foi um momento bem marcante para você como atriz. Que lembranças guarda desse trabalho? Melina, com certeza, foi uma personagem marcante, um divisor de águas na minha carreira. Ela era muito interessante, com muitas nuances, tinha todas as cores. Esse sim foi um dos maiores desafios da minha carreira. Eu fiquei muito feliz com o resultado da novela, também com a construção da personagem que, sem dúvidas, é uma das minhas favoritas. Eu guardo ótimas lembranças, especialmente sobre contracenar com a Dona Fernanda. Nós nos dávamos muito bem, foi muito agradável. Ela é maravilhosa, sensacional!
Do trabalho como modelo para atriz, como foi a transição e como superou possíveis críticas? Na verdade, foi uma transição muito feliz. Quando estreei na TV com a personagem Melina Gouveia, fui super bem recebida pelo público e imprensa especializada. Enfim, sinto que tive muita sorte nesse sentido.
Você ter que provar que pode atuar e que pode cantar é um processo cansativo. Isso já precisou ser provado para você mesma? É muito crítica com você mesma? Eu sou a pessoa mais exigente do mundo comigo mesma. Então, a opinião dos outros realmente não tem como ser mais severa do que a minha própria opinião.
Falando em cantar… em 2015 você estrelou Nine que era um musical. Isso foi o start para a Mayana cantora? Ou cantar sempre fez parte de seu projeto de vida? Eu sou cantora muito antes de ser atriz. Tive uma banda chamada OMI quando morava nos Estados Unidos. Chegamos a gravar em Los Angeles com o Suicidal Tendencies e abrimos o show da Cypress Hill. Depois disso, já no Brasil, tive uma banda chamada Glass and Glue e recebemos uma proposta de contrato com uma gravadora importante, ao mesmo tempo que recebi o convite para dar vida à Melina. Acabei escolhendo a Melina, na época!
Como a música entrou em sua vida e o que ela representa para você? A música entrou na minha vida desde sempre. Lembro de escutar Freddie Mercury bem criança. Aliás, ainda hoje o escuto e amo. Para mim, a música representa paz, felicidade…Quem canta seus males espanta! Eu sou bem essa pessoa… Quando estou estressada, pego o violão, começo a cantar e meu dia melhora imediatamente. Eu diria que sou de alma mais cantora do que atriz.
E sua veia empreendedora, quando aflorou? Como está a Mayana empresária da área de cosméticos? A Mayana empresária é um grande desafio. Com certeza o maior desafio da minha vida até aqui. Montar uma empresa do zero é muito complicado. Envolve muitas questões e detalhes. A Mayana Beauty surgiu como um projeto no final de 2019, foi ganhando forma durante 2020, passou por muitos ajustes em 2021 e no final desse mesmo ano lançamos esse sonho para o mercado. Sempre tive interesse pelo mundo da maquiagem. Já usei muitos produtos e marcas ao longo desses anos, principalmente durante minha carreira como modelo. Eu gostava de misturar cores, criar diferentes tons e inventar novas possibilidades. E foi em uma dessas reinvenções que surgiu o desejo de criar a Mayana Beauty. Eu sentia falta de alguns produtos diferentes no mercado, mais criativos e ousados. Unindo esse desejo por produtos inovadores, o amor pelo mundo da maquiagem, o apoio, parceria e olhar técnico do meu grande amigo há mais de 20 anos – do maquiador Lau Neves, e mais o impulso de meu marido como grande parceiro, que esse sonho aconteceu.
Para você que já trabalhou com beleza enveredar para os cosméticos foi tranquilo? Como é passar de consumidora para fornecedora? É muito trabalho, mas muito interessante também. Na hora de desenvolver os produtos, sou fiel ao que eu gostaria de ter como consumidora. Um bom exemplo disso é o nosso batom gliterizado que é nosso carro chefe. Eu sempre quis ter um batom com um efeito mais brilhante e nunca encontrei no mercado. Colocava glitter para conseguir o resultado que queria… Agora temos um produto maravilhoso com um efeito dos sonhos.
Onde mora sua vaidade? Do que não abre mão? Definitivamente, na maquiagem. Não é à toa que abri uma marca de beleza. Eu uso maquiagem todos os dias da vida. A primeira coisa que faço ao acordar é fazer uma make. Além de levantar meu astral, me sinto pronta pra qualquer desafio que possa surgir durante o dia. Não abro mão desse ritual.
Nos momentos de relax, o que procura? Eu procuro uma praia deserta para relaxar, um violão, um microfone… Enfim, natureza e música!
O que podemos esperar de Mayana Moura nos próximos meses? Novidades e mais novidades em produtos incríveis da Mayana Beauty. Eu conto com a ajuda do meu amigo Lau Neves. Juntos, estamos sempre pesquisando para desenvolver produtos de alta qualidade e que tenham uma performance maravilhosa. Tudo na Mayana Beauty é feito com muito amor e dedicação!
Fotos @angelopastorello
Beleza @launeves
Styling @leobelicha
Assessoria de imprensa @agatafidelis
Vídeo @rodrigodesouza