Somando experiências na atuação e na produção de grandes sucessos, além de se destacar como criador de conteúdo nas redes sociais, Rodrigo Tardelli é reconhecido pelo seu talento e versatilidade. O talentoso Rodrigo Tardelli é um dos nomes mais versáteis do audiovisual independente e vem construindo sua carreira com trabalhos premiados, reconhecimento do público e um carisma invejável. São cerca de oito anos de estrada, nos quais ele já protagonizou grandes personagens, integrou o elenco de muitos sucessos e deixou de ser o menino de Niterói que sonhava em fazer arte e para se tornar referência como ator, produtor e agora influenciador. Isso sem contar os prêmios e indicações ao redor do mundo pelos seus incríveis papéis e os números nas redes sociais, que não escondem o sucesso do ator também como criador de conteúdo.
Como foi seu início na atuação e quando percebeu que finalmente estava conquistando o seu espaço? Foi bem conturbado. No início eu não tinha apoio, minha família não tem ninguém que trabalhe com arte e com cultura e não tinha como eu custear um curso no Rio de Janeiro, eram todos muito caros. Comecei a juntar dinheiro pra poder pagar um que era acessível pra mim, mas ainda assim pedi bolsa, desconto e comecei a fazer o curso sem saber se iria conseguir terminar. Minha família e minha mãe (que hoje já não está comigo fisicamente aqui, mas me ajudou 100% me dando todo apoio possível) quando viram que era de fato aquilo que eu queria seguir, começaram a me dar muito mais apoio, vendo toda minha luta e movimentação. “A Melhor Amiga da Noiva” foi a primeira grande produção reconhecida da Ponto Ação Produções, produtora na qual é sócio.
“Até Você Me Esquecer” leva seu nome como protagonista e também como produtor geral. O que esse projeto tem de significado na sua carreira? Com certeza “Até Você Me Esquecer” é o projeto da minha vida até o momento, não apenas pelo reconhecimento que veio atrelado, mas por todo o processo que começou antes da primeira temporada ser lançada. Em nenhum outro projeto eu fui tão desafiado, ou precisei ultrapassar meus limites para fazer acontecer, enquanto responsável por cada detalhe para que chegássemos ao resultado final, sem contar a missão de ser o rosto da websérie. O nosso formato ainda era algo muito novo e não explorado. Basear o roteiro em uma fanfic já tinha dado certo em ‘A Melhor Amiga da Noiva’, mas ainda assim, não tínhamos como saber se continuaria funcionando. E que bom que todo o trabalho foi recompensado e visto. Meu papel como Louis nessa websérie continua recebendo prêmios e indicações em festivais nacionais e internacionais e foi por causa dele que tive a honra de receber o título de “Melhor Ator de Drama”, em 2019 pelo Rio Webfest, um dos maiores festivais de produção independente do mundo. Depois de tanto tempo e três temporadas muito bem sucedidas, ainda é surreal esse retorno!
Qual foi a sensação de subir no palco para receber os prêmios de “Melhor Ator de Drama” no Rio Webfest? O que passava na sua cabeça em ambos os momentos? Fiquei muito sem acreditar! Eu tinha poucos anos de carreira ainda, tanto na internet como na minha carreira de um modo geral. Já estava totalmente honrado com aquela indicação, quando eu ouvi meu nome, vi as pessoas me balançando pra ir para o palco. Eu via tudo em câmera lenta, foi realmente um dos momentos mais especiais para mim e tudo que eu passei para me levantar como ator e para levantar essa websérie passou como um filme na minha mente.
E como foi receber o mesmo título em um festival internacional e de peso como o Asia WebFest? Foi um presente, o resultado saiu perto do Natal de 2022, e eu já vinha de cinco indicações como Melhor Ator nos festivais até então. Eu estava imensamente feliz por tudo que eu tinha construído, e receber mais esse prêmio me deu um combustível da vida do tipo “Rodrigo, esse é o caminho, não desista, continue lutando”, isso ficou gritando na minha cabeça. Um mês depois disso eu perdi a minha mãe e eu fico imensamente grato de ter podido dar mais esse orgulho pra ela em vida, ela de fato foi a maior apoiadora de todas as minhas conquistas e sempre será.
Você está no elenco de “Entre Nós”, websérie que estreia em breve. Fala um pouco sobre esse trabalho? Quem é seu personagem e o que o público pode esperar? Pode esperar uma faceta do Rodrigo bem diferente. Faço um influenciador digital super divertido, sincero até demais (risos) e que está tentando a carreira de cantor. Mexer com as redes faz parte do meu dia a dia, mas o Lucas Gabriel é além da conta, nunca fiz algo próximo disso na atuação, apesar de vivenciar um pouco essa experiência. E ainda me arrisquei no canto, coisa que eu quando li o roteiro quis muito fazer e me desafiar nessa nova aérea.
Como foi interpretar um cantor e realmente cantar na websérie sem playblack ou dublê? Foi desafiador? Teve algum estudo para esse personagem? Me preparei com dois profissionais de canto. Gravei duas vezes a música, estudei e me dediquei bastante a esse trabalho como em todos os outros. Gosto sempre de fazer coisas novas, de me provar o tempo inteiro, então não quis dublar, queria minha voz ali pra que todos reconhecessem o Rodrigo, por inteiro na cena.
Quando olha para trás, você se surpreende com as conquistas e com o rumo da sua carreira? O que não imaginava que aconteceria e qual o maior sonho que realizou nesse processo? Prêmios, público, reconhecimento, carinhos nas redes, nas ruas. Acho que tudo isso veio até rápido demais, pelo menos na minha cabeça. Até hoje não me acostumei em estar em um lugar e me pedirem um abraço, e falarem que amam meus conteúdos, as séries, é louco e prazeroso ao mesmo tempo, porque no Brasil que a gente vive que a arte é tão pouco valorizada, esses tipos de coisas que fazem a gente continuar a seguir nossos sonhos e tira um sorriso do nosso rosto diariamente em meio a tantas barreiras.
Agora falando sobre o sucesso nas redes sociais com os vídeos sobre signos. Como começou e para onde você pretende seguir com a criação de conteúdo? Comecei em 2021 a apostar nos conteúdos para as redes e quando eu vi que estavam adorando e pedindo mais, eu entreguei mais, até que se tornou algo muito grande e eu falei pra mim mesmo “agora eu preciso dar conta”. Eu me divirto demais criando os textos, me gravando, editando, recebendo o carinho de todos, virou mais uma vertente de trabalho para o Rodrigo, que ele cria, aprende, se diverte e o melhor: leva alegria para as pessoas. Quando leio que deixo o dia delas melhor e mais alegre, não há nada que pague isso.
Nos últimos tempos, você tem sido reconhecido pela sua versatilidade, ou seja, pelos diferentes personagens, diferentes postos que ocupa nas produções, até mesmo pela sua criatividade. Como você enxerga esse reconhecimento? Enxergo como o universo me entregando tudo que por anos plantei, dos “NÃO” que recebi, da falta de empatia muitas vezes, puxadas de tapete… Em várias oportunidades, me vi sozinho tendo que levantar muitas coisas, desejos, sonhos, projetos e acho que agora me sinto mais forte e pronto pra enfrentar muito melhor as coisas. Para continuarmos nessa área, temos que amar muito, saber muito o que quer e simplesmente entender que sem aquilo não podemos mais viver.
E por trás de todas essas camadas, do sucesso, do retorno no meio artístico e com o público, como você define quem é Rodrigo Tardelli? Um eterno sonhador, um homem determinado que não descansa até chegar onde quer, que passa por caminhos difíceis, mas sem nunca desistir, e não espera o melhor cenário chegar, faz o seu com o que tem. Faz a sua própria oportunidade.
Depois dos prêmios, os projetos, números nas redes sociais, qual o maior sonho da sua carreira agora? O que você gostaria muito de fazer? Meu maior sonho é fazer novela e fazer uma série fora do Brasil, em espanhol, acho queseria um sonho e um desafio que me agregaria demais e me faria aprender ainda mais. Estou sempre em busca de dar o meu melhor em tudo, de criar, de fazer coisas loucas, diferentes e principalmente de crescer o meu nome, meu aprendizado e o meu trabalho.
Fotos Julio Andrade (@julioandrade)