Os 30 maiores nomes do paisagismo brasileiro foram selecionados para fazer parte da edição de luxo do livro Brasil Paisagistas Ícones, que teve lançamento em São Paulo. O paisagista pernambucano Luciano Lacerda, que está entre os homenageados da publicação, comemorou a presença de um dos seus projetos na publicação.
“É uma honra para mim fazer parte deste livro, principalmente por estar junto de grandes mestres que me inspiraram desde o início da carreira”, pontuou. O projeto de Luciano que ilustra o livro foi batizado de Vila V, e compõe tanto interna quanto internamente uma casa desenhada pelo arquiteto Romero Duarte na praia de Toquinho, no Litoral Sul de Pernambuco.
Em frente ao mar, o paisagismo chama a atenção pela simplicidade e minimalismo. O jardim é composto por basicamente 3 elementos: areia, grama e coqueiros, que foram perfeitamente ordenados para integrar a paisagem e valorizar a vista aberta para o mar, de onde se avista a ilha de Santo Aleixo.
Para Luciano, saber interpretar a arquitetura é fundamental para criar uma paisagem harmônica que converse com o todo, dando a cada elemento um papel relevante para obter o resultado final desejado. “Levamos também a natureza para dentro da residência com a especificação de robustos vasos vietnamitas acompanhados de plantas de folhagem tropical”.