CARRO: LAMBORGHINI MIURA P400 REAPARECE 50 ANOS DEPOIS

Há exatos 50 anos após o lançamento de “Um Golpe à Italiana”, filme de 1969 estrelado por Michael Caine, a Lamborghini anunciou que identificou o clássico Miura P400, carro original que aparece no início do filme. O icônico Miura laranja com interior de couro branco / preto foi o Miura mais procurado nas últimas décadas, ele foi encontrado como parte da The Kaiser Collection, em Liechtenstein, de propriedade do empresário Fritz Kaiser. E certificado pela Lamborghini Polo Storico, divisão de patrimônio interno da montadora. A partir daí, o Polo Storico foi capaz de assegurar que o Lamborghini Miura P400, chassi Nº 3586, foi exatamente o mesmo usado para filmar “The Italian Job”. Este reconhecimento chega ao mesmo tempo das celebrações do 50º aniversário do filme Mesmo tendo sido destruído no enredo do filme, o carro original usado nas filmagens não foi o destruído no acidente na tela.

“Havia um Miura P400 quase pronto na linha de produção, na cor certa, com volante à esquerda e com interior de couro branco. Era esteticamente idêntico ao danificado, e decidimos usá-lo para o filme. A única coisa que nos preocupava eram os elegantes assentos de couro branco, dado que o carro tinha que voltar para Sant’Agata em perfeitas condições. Então, eu pedi para eles serem retirados, substituindo-os por um conjunto de assentos de couro preto que usamos para testes. Os encostos de cabeça, que no Miura estão ligados ao vidro divisor entre o compartimento do motorista e o compartimento do motor, que não puderam ser substituídos a tempo. No filme, você pode se ver os apoios de cabeça brancos originais.”

Após as filmagens, o Miura intacto foi devolvido à fábrica, mais tarde vendido a um comprador em Roma, depois mudou de mãos várias vezes ao longo dos anos. Terminou que o famoso Miura literalmente desapareceu depois de filmar de acordo com a Octane Magazine.

O P400 foi a primeira edição do Lamborghini Miura, e até mesmo os não famosos Miura P400 são raros e podem ficar bastante caros. Para se ter uma ideia, apenas 474 exemplares com um V12 de 350 cavalos foram construídos entre 1966 e 1969 e o preço médio para se ter um clássico do cinema como esse tão notável modelo é de $ 815.000 em média. Ou seja, uma verdadeira relíquia sobre rodas.