BEBIDA: A história de sucesso do Whisky Johnnie Walker

O famoso whisky Johnnie Walker é a marca mais amplamente distribuída de whisky escocês misturado no mundo, vendido em quase todos os países com vendas anuais de mais de 130 milhões de garrafas. Por trás de tudo isso, quase dois séculos de história de sucesso. História que começa mesmo em 1805 com o nascimento de John Walker, filho de Alexander Walker e Elizabeth Gemmell numa fazenda em Kilmarnock, distrito de Ayrshire, na Escócia. Com a morte de Alexander Walker a família teve que vender os bens da fazenda Todriggs e comprar uma mercearia [com o nome John Walker] em Kilmarnock ficando para o jovem, John Walker, com apenas 14 anos, gerenciar os negócios da família. Os negócios foram prosperando com o tino comercial de John, que vendia de tudo um pouco, inclusive suas marcas de whisky. Mas o faturamento da empresa ainda era muito aquém do esperado, girando em torno de 8%. John, casou e teve seu primeiro filho, o qual batizou de Alexander, num clara homenagem ao pai. Mas nem tudo caminhou como o esperado na época, a família Walker viu sua propriedade vir por água abaixo depois de uma enorme inundação destruiu tudo. Em menos de um ano os Wlakers reconstruíram tudo e seguiram em frente. Após a morte do pai, Alexander seguiu com os negócios da família e em 1865 produziu seu primeiro uísque misturado, o Walker’s Old Highland.

 

Foi nesse período que Alexander criou a garrafa quadrada, o que significava menos garrafas quebradas e garrafas com melhor condições de armazenamento em menos espaço, que seria uma das características da marca Johnnie Walker e começou a distribuir seu whisky pelo mundo de navio através de acordos comissionados com os capitães. Outra inovação de Alexander foi o rótulo inclinado para ficar a marca Walker’s Old Highland, isso em 1977. O que dois anos depois resultou no primeiro prêmio ganho, uma medalha vinda da Austrália. Sob o comando de Alexander, multiplicou por várias vezes o percentual de vendas, que passou para uma margem entre 90 e 95%.  Com o reconhecimento premiado na Austrália, o filho de Alexander, Jack, viajou para Sidney com o intuito de montar um escritório e ampliar ainda mais os negócios. Nesse mesmo período, um representante leva a marca também para a África do Sul, o que resulta numa enorme produtividade de mercadorias e muitas filiais abertas.

No início do novo século, a terceira geração da família Walker, encabeçada por Alexander Neto e George estão à frente dos negócios. Alexander II um grande blender e George um grande homem de negócios, investem pesado na sua linha de cores. E foi durante a I Guerra Mundial que foi lançado o Johnnie Walker Branco. E em 1906 a J&W tem três linhas de whiskys,  o Old Highland Whisky, o Special Old Highland e o Extra SpecialOld Highland, cada um com sua cor de rótulo diferenciada e seus respectivos blends.
Dois anos depois nasceria um novo e poderoso ícone dessa história, o Striding Men, pelas mãos de Tom Browne, um cartunista que durante um almoço com os irmãos Walker, criava a figura do homem de cartola e botas que viraria um dos símbolos mais importantes, e valiosos, do mundo. Somado a isso tudo, foi que no centenário da marca J&W, em 1920, que foi lançado um novo rótulo, o Johnnie Walker Gold Label. E chegaram com isso tudo a Concessão Real, como sinal de excelência, qualidade e reconhecimento, tanto que até hoje são fornecedores da casa real.

 

A história de sucesso da Johnnie Walker terminou virando uma grande “corrente” onde o “mantra”, “Keep Walking” em inglês, que instiga as pessoas a não desistirem e continuar tentando, nos estimula a sermos homens de sucesso, no aspecto humano e profissional, e essa é a essência da Johnnie Walker. E o espírito do homem Johnnie Walker.

Conheça um pouco mais:
http://www.johnniewalker.com.br/