CARREIRA: IZAIAS PERTRELLY E SEU SUCESSO COM A BLUE SAÚDE

O publicitário e autodidata em tecnologia Izaias Pertrelly, fez uma mudança de rota na área profissional indo atuar no setor de saúde após uma experiência pessoal marcante em 2016. O acidente vascular que sua mãe sofreu e a falta de atendimento adequado motivaram Pertrelly a reajustar sua trajetória que seguia para TI para focar na melhoria dos serviços de saúde usando tecnologia. Sua nova jornada começou com uma startup de telemedicina, durante esse período buscando referências no mercado americano iniciou-se a estruturação do que viria a ser a Blue, com início dos atendimentos da Blue em janeiro de 2022, a operadora realizou durante 1 ano seu MPV apenas no estado da Bahia. Em 2023, a Blue Company começou a atender hospitais de outros estados e a firmar parcerias estratégicas para ampliar sua presença nacional. Hoje Izaias se tornou uma referência e uma inspiração no setor. Atualmente, a Blue, com cerca de 260 funcionários, oferece planos de saúde com cobertura nacional e planeja expandir a comercialização para todas as capitais até o final do ano. Um pouco dessa história de sucesso ele nos conta aqui nessa entrevista exclusiva para a MENSCH.

Izaias, você é formado em publicidade e enveredou pela área da tecnologia, que futuramente migrou para TI em serviços na área da saúde. A vida foi te levando até seu destino certo. Como você foi absorvendo isso e mudando as rotas? Esse processo pra mim foi bem natural na verdade, sempre fui apaixonado por tecnologia e poder utilizá-la pra trazer mudanças relevantes na vida das pessoas é o que me move, a saúde é o nosso patrimônio mais complexo e ao mesmo tempo essencial, então acredito que estou dedicando meu tempo e intelecto a algo que merece toda atenção possível.

Uma experiência pessoal mudou sua trajetória profissional e seu modo de encarar a vida. Ou seja, é importante ficar atento aos sinais. Como foi isso? A sensação de impotência diante de um problema de saúde grave é algo que todos temos, do zelador do hospital ao médico, não existe humano imune a esse sentimento, como não temos ainda como tecnologicamente transformar quaisquer problemas de saúde em soluções práticas dedico minha atenção a prevenção, previsão, controle, mais de 70% das mortes por doença no mundo poderiam ser evitadas e a única forma de fazer isso é prevenindo e prevendo.

Juntar a área de TI com plano de saúde resultou na Blue Company. Conta pra nós como foi esse surgimento da Blue e como ela atua hoje em dia. A Blue tem o objetivo de ser um plano de saúde! Por mais clichê que pareça, acreditamos que ter o nome de “plano de saúde” não te torna um plano, pra nós isso é uma patente que tem peso e responsabilidade, estamos aqui pra planejar sua saúde e acompanhar seus cuidados a ela, aliando tecnologia e atenção a cada cliente como centro desse processo.

No caso vocês começaram pela Bahia. É sua terra natal? Como foi a implantação e como você enxerga esse momento de expansão? Eu apesar de nascer em Sergipe, com poucos dias de nascido fui pra Bahia onde fui criado e educado, implantar a Blue lá e realizar um MVP de 1 ano foi nosso primeiro grande desafio, depois que validamos nosso produto entendemos que a expansão não só era possível quanto também era esperada pelo consumidor, então iniciamos esse processo e nacionalizamos a empresa.

E como surgiu a parceria com a Qualicorp? Depois que decidimos a nacionalização iniciamos a busca de um parceiro com capacidade de comercialização nacional, de forma surpreendente a Qualicorp também estava em busca de um novo portfólio, foi o casamento perfeito pra o momento, expandimos a comercialização dos produtos e a aceitação do público foi imediata, definitivamente foi um sucesso. 

Recentemente a Blue ficou em primeiro lugar na categoria de R$ 30 milhões a R$ 150 milhões das empresas que mais cresceram no ano de 2023. A que se deve isso? Imaginava chegar nesse patamar em tão pouco tempo? Com certeza a muito trabalho em equipe, como fiz na premiação repito o agradecimento a todos os meus Heads, squad Leader, aos BlueBrains como chamamos nossos colaboradores, todos fazem parte dessa conquista, eu imaginava que chegaríamos lá e sim “rápido” por que o tempo pra nós é diferente, na Blue um dia é como uma semana, um mês como um ano, somos uma startup e esse é nosso modo de pensar e agir de forma rápida e enérgica em função do nosso cliente .

E já projeta alcançar seu primeiro bilhão anual em 2025. O que vocês têm feito para chegar a isso? Estamos conversamos nesse momento sobre M&A e outras possibilidades, mas com bastante calma e serenidade não ariscaremos perder nossa essência nossa agilidade e qualquer mudança nessa estrutura deve ser bastante discutida e alinhada previamente nos mínimos detalhes.

Qual sua maior característica que você se orgulha de ter? Inquietude considero uma característica fundamental para o empreendedor, sempre acho que algo pode ser melhorado estou apaixonado por melhorar processos.

E sua vaidade? (como homem e empresário) Minha vaidade está muito mais ligada a realizar coisas únicas, isso me deixa bastante orgulhoso, no mas sou bem tranquilo.

Hora de relaxar o que procura? Onde recarrega as baterias? Adoro cinema, ficar com os amigos jogar videogame, ler um livro de Stephen King (risos).

Como se vê daqui há 10, 20 anos? Trabalhando em coisas inovadoras e criando novos ecossistemas de soluções pra o mundo.

Fotos Angelo Pastorello