CARREIRA: RODRIGO GÓES O INCRÍVEL MAGO DAS MILHAS

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Viajar com milhas é o desejo de muita gente, e o engenheiro mecânico Rodrigo Góes, natural de Salvador, vislumbrou nisso a possibilidade de um grande negócio. Desde 2011 ele tem se dedicado a desvendar os mistérios das desejadas milhas convertidas em passagens pelo mundo. Rodrigo começou a descobrir novos lugares através de viagens por diversos destinos e com isso foi pegando a manha para repassar para o grande público como fazer a mesma coisa. Hoje, é fundador do maior curso do setor, com mais de 100 mil alunos espalhados por 47 países. Em 2019, nascia a Fábrica de Milhas – projeto com cursos, conteúdos personalizados e mentorias que ensinam alunos do mundo todo a acumularem um milhão de milhas em seis meses. Além disso, as aulas mostram estratégias para alcançar diversos benefícios, como produzir renda extra com venda de milhas; viajar de classe executiva pelo mesmo valor das passagens da classe econômica; ter acesso às melhores salas VIPs do mundo; e contratar os melhores cartões de crédito do mercado sem precisar comprovar alta renda nem pagar anuidade. Nos cinco anos de atividades, o projeto já teve 23 turmas lotadas de novos viajantes. Ou seja, uma trajetória de sucesso incrível que vale a pena conhecer. E foi isso que fizemos, fomos conversar com Rodrigo e o resultado você confere aqui nessa entrevista exclusiva da MENSCH.

O Mago das Milhas. Seu sucesso é magia ou estratégia? (risos) Conta um pouco da experiência de escrever e publicar um livro. Eu sempre digo que não é sorte, é método, né? Na verdade, no começo de tudo, a minha vontade já era a de publicar um livro. Foi então que o Rafa, meu sócio, me incentivou a ensinar esse conhecimento às pessoas por meio de mentorias individuais. Em 2019, fiz as primeiras mentorias. Depois, criamos o primeiro curso online. Somente em 2020 lançamos o livro, que foi e continua sendo um grande sucesso. Desde o lançamento, ele está constantemente entre os três mais vendidos da categoria. Inclusive, agora, em 2025, será lançada a nova edição desse livro, que é ‘O Mapa para Acumular 1 Milhão de Milhas’. É incrível poder transcrever aos leitores minha vivência no mundo das milhas e, ao mesmo tempo, colocar em prática as estratégias desse universo. O livro retrata exatamente isso: um pouco da minha história com as estratégias de milhas, mostrando o que é possível fazer para alcançar resultados dentro do mundo das milhas.

A formação em engenharia mecânica contribuiu de alguma forma com essa revolução que você vem fazendo sobre acúmulo e uso de milhas? A formação, propriamente dita, não. Mas toda a questão da matemática, do raciocínio lógico e do meu trabalho como engenheiro, especialmente lidando com pessoas, ajudou muito, sem dúvida. Isso foi essencial tanto para gerir o dia a dia quanto para lidar com pessoas, sejam elas a equipe de colaboradores ou os clientes finais. Mas, para aprender sobre o mundo das milhas, não é necessário ter diploma ou ser engenheiro. Esse conhecimento está acessível a qualquer pessoa interessada.

Em que momento você viu que era hora de fazer uma transição de carreira? Deu medo “largar” a engenharia pelas milhas? A transição aconteceu em outubro de 2020, durante o período da pandemia. Até então, eu trabalhava embarcado como engenheiro em uma empresa de petróleo, em regime de 14 dias em alto-mar e 14 dias de folga. Minha filha tinha acabado de nascer, e, com a pandemia, o regime de embarque mudou para 7 dias de confinamento no hotel, realizando testes de COVID-19, seguido de 21 dias embarcado e 14 dias de folga. Fiz apenas um embarque nesse novo modelo e, após isso, conversei com minha esposa e decidi que não voltaria mais a bordo. Não queria ficar tanto tempo longe de casa. Naquela época, nosso negócio já funcionava, mas ainda não o suficiente. Mesmo assim, resolvi arriscar para ficar mais próximo da minha família. Além disso, sempre acreditei na transformação que meu conteúdo trazia. Enquanto engenheiro, eu não conseguia impactar tantas vidas. Esse sentimento foi decisivo para mim naquela época e ainda é hoje. Meu trabalho com milhas já transformou a vida de muitas pessoas, inclusive de quem achava impossível realizar uma viagem ou conquistar uma renda extra. Tenho histórias inspiradoras, como a de pessoas que, graças às milhas, conseguiram reencontrar entes queridos após anos, ou a de um motorista de ônibus que foi entrevistado em rede nacional depois de viajar para Portugal com a família. Também houve um mecânico que passou a viver de milhas, ganhando de 50 a 60 mil reais por mês. Essas histórias me dão a certeza de que a transição de carreira foi a escolha certa e uma experiência incrível.

É preciso ter dinheiro para gastar para poder acumular milhas? Não é necessário. Com as estratégias corretas, é claro que quem gasta mais pode acumular mais, mas todos podem ganhar, independentemente da renda ou dos gastos. A questão é que, sem estratégia, a pessoa está abrindo mão de um benefício que é seu por direito.

Como as companhias aéreas te veêm, amigo ou inimigo? (risos) Acho que não existe essa questão de ser amigo ou inimigo. Minha intenção é mostrar às pessoas as oportunidades que elas deixam passar todos os dias, muitas vezes sem perceber. São ensinamentos capazes de transformar vidas, permitindo que pessoas, que talvez nunca imaginasse, realizem viagens ou conquistem metas que pareciam inalcançáveis. A construção de sonhos é, sem dúvida, minha principal motivação.

Vender cursos na internet implica aparecer bastante. Essa exposição foi algo fácil para você vivenciar ou não? Conta um pouco desse processo do anonimato para o estrelato. Eu sempre fui um cara muito tímido, mas, ao mesmo tempo, quando precisava agir, eu fazia, sabe? No meu trabalho, lidava com muita gente, então minha timidez tinha que ficar de lado, especialmente em apresentações e reuniões com clientes. Assim, aprendi a superar isso, e foi o que também fiz no meu negócio. Se for ver meu primeiro vídeo, de quando comecei no mundo das milhas na internet, eu era completamente travado. Mas faz parte do processo, do aprendizado. O que mais me motiva hoje são os resultados que os alunos alcançam. Hoje, dentro do nosso nicho, temos o treinamento que mais gera resultados para os alunos. Isso me dá ainda mais vontade de aparecer na internet, de ensinar as pessoas, sejam elas nossas alunas ou não. Sei que, de alguma forma, estou gerando impacto na vida delas, transformando realidades. Esse é o meu combustível. Sempre converso com meu sócio e digo que não tenho pretensão de parar. Quero continuar ajudando enquanto for possível. O mundo das milhas é um universo que muitas pessoas não conhecem, mas que pode impactar enormemente suas vidas. O que fazemos é despertar os brasileiros para esse direito que já é deles, mas que, muitas vezes, nem sabem que têm. Nosso trabalho é, antes de tudo, transformar e empoderar.

Dos mais de 40 países para onde viajou, qual elegeria como um sonho realizado e por quê? Cada um deles tem um significado especial, mas um que foi a realização de um sonho foi a viagem para as Ilhas Maldivas, que também foi minha lua de mel. Passei minha lua de mel nas Maldivas em uma época em que não tinha condições financeiras para realizar a viagem que fiz para lá, o que tornou a experiência ainda mais marcante. Outra viagem muito especial aconteceu em 2022, quando fomos para Cancún com o nosso primeiro grupo de alunos. Até então, já realizamos três edições desse projeto. Em 2023, fomos para o Egito e, neste ano, viajamos para a África do Sul. Sempre organizamos grupos de 32 alunos, o que torna cada viagem única e inesquecível.

Há muita gente ensinando a usar milhas, seja para viajar ou ganhar dinheiro. Qual o seu diferencial, o que você considera a chave do teu sucesso? Ter muitas pessoas ensinando sobre o uso de milhas é algo positivo, porque reforça ainda mais a importância de as pessoas aprenderem sobre esse universo. O meu diferencial, aquilo que considero a chave do sucesso, está justamente na entrega. Temos o treinamento que mais gera resultados para os nossos alunos, seja pela didática, pela qualidade da entrega ou pelo suporte oferecido. Eu, Rodrigo, estou sempre me atualizando em relação a tudo o que acontece no mundo das milhas. Nosso diferencial não é apenas o trabalho em equipe, mas também os resultados que conseguimos gerar para os nossos alunos. Recentemente, alcançamos uma conquista incrível: a marca de 100 mil alunos. Temos alunos espalhados por 47 países diferentes, o que demonstra o impacto do nosso trabalho. Além disso, já formamos milhares de ‘milionários de milhas’, que são alunos que alcançaram seu primeiro milhão de milhas.

Acredita que há alguma possibilidade, mesmo que remota, das milhas deixarem de existir? Sendo bem sincero, acho isso praticamente impossível. No mercado internacional, o universo das milhas existe há muitos anos. No Brasil, ele está presente desde 1993, e o mercado de fidelização só tem crescido. As empresas já entenderam que ficar de fora desse mercado não é mais uma alternativa viável. Muitos bancos, que antes ofereciam cartões com cashback, perceberam a necessidade de incluir programas de fidelidade ou parcerias. Hoje, passaram a oferecer milhas. O mesmo vale para lojas parceiras, que antes não participavam desses programas e agora estão aderindo. Na minha visão, o mundo das milhas só tende a crescer ainda mais. Desde que comecei, até o momento atual, muita coisa incrível tem acontecido. Claro, como em qualquer mercado, ele é cíclico: algumas coisas deixam de existir, outras evoluem e melhoram. Mas, de forma geral, o mercado só tem apresentado crescimento. Recentemente, recebemos um prêmio de ‘Inovação em Negócios Digitais’, em Nova York, por uma profissão que criamos: a de gestor de milhas. Trata-se de um profissional que atua como um assessor, mas, em vez de trabalhar com investimentos tradicionais, é focado no universo das milhas. Essas pessoas estão navegando em um verdadeiro oceano azul de oportunidades, e isso é transformador. Por isso, digo e reafirmo que o mercado de milhas só tende a crescer cada vez mais.

Como está hoje o negócio de milhas? Quais as perspectivas para 2025? Em 2025, o mercado das milhas vai ser incrível. São nove feriados prolongados no ano, o que fomenta ainda mais a vontade dos brasileiros de viajar. As passagens aéreas em dinheiro estão ficando cada vez mais caras, então reforça ainda mais a necessidade de aprender sobre o mundo das milhas, que são um direito. Parte do que você já gasta no seu dia a dia volta para você em forma de milhas. Então, consequentemente, é dinheiro de volta ou experiências. Tenho certeza que o próximo ano será ainda melhor do que 2024 já foi, com várias promoções, oportunidades e novidades.

Já fez alguma postagem infeliz da qual se arrependeu? Como lidar com haters e lovers na internet? Recentemente, fiz uma postagem infeliz quando divulgamos a nova Fábrica de Milhas, a Fábrica de Milhas 2.0. Essa publicação foi o fim da Fábrica de Milhas e o início da Fábrica de Milhas 2.0. A postagem foi uma foto minha com o nome embaixo escrito “Fábrica de Milhas” e a data de quando começou e quando encerrou. Só que, vendo rápido, parecia que eu tinha falecido e algumas pessoas acharam que eu estava brincando com a morte. Essa foi uma postagem infeliz. Eu não apago nenhuma postagem minha, independentemente se foi muito boa ou não. Quando crescemos muito, faz parte do jogo ter pessoas que te amam e outras que te odeiam. Foco nas pessoas que me amam e que querem aprender, que admiram o meu trabalho e me admiram, porque são elas que, de fato, vão querer aprender e terão resultado. Quem entra na minha rede social só para falar bobeira, nem perco tempo. Se um dia mudarem de pensamento, vão mudar naturalmente por continuar acompanhando meu jeito de ensinar e meu estilo de vida. Particularmente, não tento martelar para mudar a cabeça dessas pessoas.

O que diria para quem acredita que diz “acumular milhas não é pra mim”? Acumular milhas é para todo mundo, independentemente da idade, classe social ou nível de ensino. Isso é um direito seu. Hoje, pessoas que ganham 800 reais por mês  já conseguem um cartão de crédito que acumula milhas, e essa é apenas uma entre as mais de dez formas de acúmulo disponíveis. Se hoje você tem qualquer tipo de despesa, saiba que pode transformar parte desse gasto em milhas. Como eu costumo dizer: ‘milhas são o dinheiro do dinheiro’. Tudo o que você gasta pode retornar para você, sejam em pontos ou experiências. Quem não tem esse conhecimento está perdendo oportunidades e jogando dinheiro fora todos os dias. Desde 2019, minha missão tem sido alertar os brasileiros para essa realidade. Um dado recente revelou que, no último ano, 30 bilhões de pontos e milhas expiraram, o que equivale a mais de um bilhão de reais jogados fora. Se você faz parte desse grupo, saiba que está desperdiçando dinheiro. Minha meta é tirar as pessoas dessa estatística e colocá-lo entre aqueles que fazem dinheiro com milhas, que realizam sonhos e que vivem experiências incríveis — e não apenas para si, mas também para as pessoas ao seu redor. Quero que todos aproveitem as milhas e transformem suas vidas.