NEGÓCIOS: Sapato como peça principal de bons negócios

Estilo, design, qualidade, variedade e ousadia. Essas são as características primordiais que a Noha Shoes apresenta ao mercado de calçados através dos seus produtos. A ideia surgiu a partir da necessidade dos seus sócios Simon e Bernardo Carrazzone, Marcelo Wanderley, João Paulo Andrade Lima e Gustavo Krause, que buscavam algo diferente para consumo, que ao mesmo tempo aliasse todas essas qualidades a um preço convidativo. “Pesquisamos muito e sentimos que realmente os sapatos italianos estavam bem à frente do que a gente via aqui em Recife. Passamos a enxergar o calçado como uma peça principal, quem sabe a chave de uma composição. Então, por que não imprimir esse conceito aqui e fazer dele um negócio? Assim foi. Hoje a base das nossas escolhas é a capacidade de poder traduzir em mudanças o que realmente a gente gostaria de usar e fazer disso um estilo.”, explica Simon Carrazzone.

 

Em princípio, tudo apontava para o sistema de e-commerce. Mas o mercado direcionou o empreendimento rumo à outra possibilidade. “A venda pela internet existe sim. Usamos o Instagram como nosso principal canal. Lá, damos, inclusive, dicas de estilo. Mas, comercialmente, nadamos contra a maré. No início, não tínhamos como desafio uma loja física, sequer em shopping. A nossa preocupação sempre foi o custo, deixar o nosso calçado com um preço acessível. Todavia, o público abraçou nosso produto e nos mostrou como resposta a necessidade de lojas físicas para atender nossa demanda”, explica João Paulo.

Atualmente a marca, que trabalha com dois fornecedores, sendo um em São Paulo e outro no Rio Grande do Sul, possui uma loja em Boa Viagem, zona sul de Recife, e organiza-se para a abertura (na primeira quinzena de agosto) de mais uma unidade no shopping RioMar, “Para a nova loja chegaremos com novidades no nosso portfólio como cinto, bolsa de viagem e para computador”, explica Marcelo Wanderley que também completa, “Pretendemos expandir a nossa marca para outras cidades e estados. Algumas capitais já estão sendo cotadas e o sistema de franquia também é algo que está em estudo. Recebemos propostas para entrar, com nosso produto, em loja multimarcas, mas, nossa margem de lucro é bem pequena e adentrar nesses centros poderia vir a quebrar essa característica que é tão nossa.”

Outro destaque da marca está na variedade, hoje com mais de 70 modelos. “O número de modelos é muito mais elevado quando comparado aos concorrentes. A nossa quantidade é um diferencial importantíssimo, uma vez que outras marcas optam por menos variedades – isso implica em maior benefício financeiro, menos sobra -, e a gente não considera isso. O nosso cliente reconhece isso, o que é gratificante”, comemora Gustavo.

SERVIÇO: Noha Shoes – Shopping Riomar Recife – @nohashoes