CARREIRA: SARAH FONSECA DESPIDA

Sarah de Andrade Fonseca, mais conhecida como Sarah Fonseca, tem 28 anos, é carioca, empresária e influenciadora digital. Começou sua carreira na internet em 2018, mas já era empreendedora, com a empresa Sr. Biju. Formada em administração, trabalhou em três multinacionais, antes de renunciar à carreira para empreender e investir no mercado de influenciadores. Atualmente, tendo como sua principal missão influenciar e motivar pessoas através de seu perfil no Instagram, onde reúne mais de meio milhão de seguidores, diariamente ela compartilha um pouco sobre moda, beleza, lifestyle, empreendedorismo, e dá voz a temas que considera importantes para a sociedade.

Alimentando também o sonho de trabalhar como atriz, ela vem se aperfeiçoando com muita dedicação. Recentemente, passou uma temporada em Paris, estudando atuação para se desenvolver ainda mais. Por lá, viveu grandes experiências que trouxeram muitas dificuldades, mas também grandes aprendizados para sua carreira. No início, confessa ter ficado bem receosa de mergulhar nessa aventura, mas conta que ao final, foi uma verdadeira transformação.

“Eu fui para França estudar atuação em inglês, e tive muita dificuldade com a pronúncia, eu consigo me comunicar bem em inglês, mas para atuar, a pronúncia precisa estar 100% correta. Até falaram no curso que tudo bem ter sotaque, o problema seria pronunciar alguma palavra erradamente. Fiz o que pude para ter a melhor pronúncia possível e estudo isso até hoje”, revela.

Estudando com colegas de diferentes países, foi bem acolhida, tanto por eles, quanto pelos professores, além de ter tido uma ótima recepção dos moradores locais. “Mesmo ouvindo de diversas pessoas no Brasil sobre o que acham dos franceses, eu não passei por nenhuma situação que tanto estereotipam por aqui, todo mundo foi bem simpático comigo, mesmo eu não sabendo falar francês. Toda vez que eu precisava pedir ajuda ou dizer algo, eu já chegava com muita educação, pedia desculpa por não falar francês e perguntava se tudo bem falar inglês. Acho que isso demonstra respeito até porque eu quem tenho que me adaptar a cultura do país que estou no momento, e não eles que precisam se adequar a mim”, diz.

Todo o esforço tem dado bons resultados a Sarah. Em forma de um pequeno spoiler, revela já ter projetos na dramaturgia nacional: “Eu estou no casting de um curta metragem muito especial. Não posso falar muito, mas posso dizer que o diretor e roteirista já ganharam premiações e minha amiga e atriz Gabi Lopes está no casting também. Aguardem (risos)”.

Por outro lado, possuindo uma carreira promissora como empresária, a creator deu mais um importante passo em 2023, embarcando em um novo projeto. Após encerrar a Sr. Biju, marca que a apresentou para o mercado do empreendedorismo, e ao lado do seu sócio e namorado Valentin, lançou uma marca totalmente inédita de produtos para skin care, a “Skin Quer”. A influenciadora conta que sua maior motivação para desenvolver esse projeto foi o amor e cuidado que sempre teve com sua pele. “Eu recebia tanto elogio sobre mostrar a pele, não usar filtro e não abusar da maquiagem, que foi o match perfeito! Eu usei somente os produtos da minha marca meses antes do lançamento, pra provar no lançamento que os produtos realmente fazem a diferença”, diz.

Segundo Sarah, ela cuidou com muito critério de todas as etapas de criação dos produtos, participando ativamente do processo de produção. “Desde o início que pedi que fossem produtos de alta performance. Para garantir que além dos ingredientes escolhidos, as pessoas iriam gostar dos resultados, eu fiz teste às cegas com amigos e TODOS – sem exceção – escolheram a Skin Quer, mesmo tendo marcas que eu super admiro nos testes. E ah, todos dermatologicamente testados, eu estou vendendo exatamente o que eu acredito, uso e confio”, revela.

Esse momento especial do lançamento de sua marca, chegou com uma grande realização internacional. Durante uma viagem aos Estados Unidos, a influenciadora estampou um outdoor na New York Time sem nenhuma produção, celebrando sua pele natural e incentivando outras mulheres a amarem suas particularidades. Para ela, se ver em uma das avenidas mais famosas do mundo foi um momento de muita emoção: “Eu me tremi toda! O objetivo é realmente ir além das redes sociais e mostrar a minha pele pro mundo porque eu tenho orgulho demais do resultado e eu quero muito influenciar pessoas a mostrarem suas peles, se amarem como são, cuidarem de si e não ficarem se escondendo atrás de filtros que distorcem a realidade ou só se acharem bonitas com muita maquiagem. Eu uso maquiagem, mas uso para realçar o que já é bonito, não para me esconder. E já dou spoiler: Nova York não será o único lugar que vou mostrar a minha pele. Eu sonho muito alto e vem mais coisa por aí”.

Como reconhecimento de todo esse trabalho que vem realizando há anos, tanto na internet quanto no mundo dos negócios, Sarah foi consagrada na 8° edição do Nise da Silveira, como uma das oito empresárias que têm histórias inspiradoras e mudaram o cenário econômico da cidade do Rio de Janeiro. Sendo o primeiro de sua carreira, ela confessa ainda não ter palavras para descrever o quanto ganhar essa premiação foi significativo. “O prêmio está na minha sala para eu sempre lembrar de onde posso chegar e o quão meu trabalho tem sido reconhecido. Apesar do grande cansaço de trabalhar ainda mais por estar em um país que ainda tem muito racismo, é uma felicidade sem tamanho saber que eu sou uma mulher que abre o espaço para outras mulheres. Que minha trajetória inspira outras mulheres, que eu de alguma forma estou fazendo a diferença. Isso é extremamente especial. Meu primeiro (e não último) prêmio vai ser lembrado pra sempre”, afirma.

Hoje, influenciando diversas pessoas, Sarah acredita que seu trabalho e sua dedicação chegam como uma mensagem de incentivo ao público. “Sou uma influenciadora que consegue abordar diversos assuntos, em todos eles eu sempre encontro uma coisa em comum: ser quem você quiser. Na corrida, eu sou asmática e provei que era possível correr 3 meias maratonas; estudei Administração e comecei minha primeira empresa aos 18 anos e com 200 reais; fui para Paris estudar atuação em inglês porque eu quero ser atriz e quero atuar no Brasil e fora; lancei minha própria marca de skin care e pretendo ir além da minha bolha porque eu tenho certeza que as pessoas vão amar os produtos da Skin Quer e indicar para ainda mais pessoas; enfim… Tudo que eu começo, eu começo já sonhando alto e pensando que é possível. Ninguém pode me dizer o contrário. Eu sou a prova viva disso”, declara.

Fotos Sandro Mendonça (@sndrx)