Nem só de carrões importados de grandes montadoras se viva a MENSCH. Falar de carros clássicos que fizeram história no mundo automobilístico também faz parte da nossa história. Pensando nisso fomos atrás de um dos carros mais populares (e democráticos) do Brasil, o bom e velho Fusca. E para falar desse curioso carro, precisamos voltar um pouco no tempo e contar um pouco de história…
O CARRO
Em abril de 1930, o gênio judeu Josef Ganz fechou contrato com uma fabricante automotiva chamada Ardie, que se interessou pelo conceito de um carro leve, econômico, barato e que pudesse transportar duas ou três pessoas. Nascia a ideia do carro do povo, originando a marca VOLKSWAGEM, onde “volks” em alemão significa povo e “wagen” carro.
Nesta época, Hitler em meio àquela que foi a maior crise econômica no seu país, viu na idéia do judeu a possibilidade de modernizar a Alemanha e usou o “carro do povo” como forma de propaganda e autopromoção. Em meados de 1938, Adolf Hitler lançou a pedra fundamental da maior fábrica de automóveis da Europa, na cidade de Wolfsburg, conhecida na época como Fallersleben. Devido sua refrigeração a ar, o FUSCA foi uma excelente ferramenta bélica na Segunda Guerra Mundial, pois, como dizia o comandante nazista Erwin Rommel, “No deserto o fusca passa onde camelo mal consegue andar”.
Acumulando fãs por todo o mundo e de geração em geração, domingo passado, dia 20 de janeiro de 2013, ocorreu o Dia Nacional do Fusca. Todos os estados brasileiros comemoraram o dia em epígrafe e Pernambuco não podia deixar de prestigiar o dia do carro mais conhecido do planeta. O encontro no estacionamento do Parque Dona Lindu, em Boa Viagem, onde participaram vários clubes de antigomobilismo da região, como o Clube do Fusca de Pernambuco, Clube Amigos do Sábado, Clube Cangaceiros, Clube do Fusca de Igarassu, dentre outros.
OS CLUBES
No estado Pernambucano, mais precisamente na capital Recife, semanalmente ocorrem 4 encontros de antigomobilismo. Nas terças ocorre um encontro promovido pelo Clube do Fusca de Pernambuco, em frente ao 3° Jardim em Boa viagem. Nas quartas ocorre um encontro promovido pelo CAAPE (Clube de Automóveis Antigos de Pernambuco), em sua própria sede que fica no bairro do Cordeiro. Nas quintas ocorre um encontro mais informal, onde não há a promoção direta por nenhum clube, todavia vão várias tribos e amantes do antigomobilismo à Praça de Casa Forte. E aos sábados ocorre um encontro no estacionamento do Parque Dona Lindu, em Boa Viagem, com o grupo chamado Amigos do Sábado.
Após alguns encontros descompromissados de amantes do fusca, em meados de 1999 nasceu o Clube do Fusca de Pernambuco, o qual continua com a tradição dos encontros semanais em Boa Viagem. É bonito de ver o quão integrador é este hobby, no qual várias gerações participam e nunca falta assunto… Interesse e paixão.
Saindo do âmbito local para o regional, todos os anos ocorre um encontro com todos os clubes de antigomobilismo da região Nordeste, cada estado recebendo um encontro por vez. De 15 à 17 de novembro deste ano, em Gravatá, será a vez de Pernambuco receber a nona edição deste tipo de evento. Alí ocorrerá a IX ENEVA (Encontro Nordeste de Veículos Antigos) e aproveitará para sediar também o X ENCONTRO PERNAMBUCANO DE VEÍCULOS ANTIGOS. Segundo Paulo Marcelo Bompastor, empresário de 56 anos e ex-diretor social do Clube do Fusca de Pernambuco, fusca e antigomobilismo resumem-se em uma única palavra: PAIXÃO.
no Twitter: @RevMensch, curta nossa página no Face:
RevMensch e baixe no iPad, é grátis:
http://goo.gl/Ta1Qb