O Zenvo ST1 começou a ser projetado em 2004 e as três primeiras unidades só foram entregues agora no final de 2011. Um projeto ousado que foi na contramão da crise dinamarquesa e criou um dos pouquíssimos carros no mundo a possuírem motores capazes de despejar mais de 1.000 cv de potência nas rodas. Um carro arrojado que chega a ser apontado como um dos superesportivos mais caros do mundo ao preço de US$ 1,8 milhão. Além de ser um modelo quase que exclusivo, já que apenas 15 unidades serão produzidas até agora. Isso tudo faz com que o Zenvo ST-1 seja apontado como uma verdadeira lenda agora em 2012.
As 15 unidades fabricadas virão equipadas com o mesmo motor 7.0 litros V8 do Chevrolet Corvette Z06, só que com um “detalhe” à mais, o propulsor LS7, fornecido pela General Motors, que produzirá incríveis 1.119 cv de potência aos 6.900 rpm e 145,8 kgfm de torque máximo, soltos aos 4.500 giros. É mais que o dobro dos 512 cv e 47 kgfm de torque despejados no Corvette Z06, igualmente gerenciado por um câmbio manual de seis marchas.
Toda essa energia extra tem seu “segredo” na instalação de um compressor mecânico que trabalha em conjunto com um turbocompressor. O próprio nome ST1 vem da junção de Supercharger, compressor, em português, com Turbo. Com as “mexidas” de engenharia, o desempenho impressiona. Segundo a Zenvo, o modelo acelera de 0 a 100 km/h em 3 segundos exatos e pode atingir a velocidade máxima de 375 km/h.
Tudo no Zenvo ST1 chama atenção, mas um aspecto marcante dele é o visual extremamente agressivo e incomum. Há “músculos”, vincos e entradas e saídas de ar por todos os lados. Na frente, destaca-se um enorme “bocão” ao centro que, junto com as duas cavidades bem pronunciadas no capô, tem função exclusivamente aerodinâmica. Como o motorzão 7.0 V8 fica na traseira, são as quatro tomadas de ar laterais, duas à frente das rodas traseiras e outras duas atrás das janelas, que alimentam o coletor de admissão. Ainda nas laterais, chamam bastante atenção as enormes rodas de liga-leve de 19 e 20 polegadas na frente e atrás, ambas cobertas com pneus de perfil baixo 255/35 e 255/30 da Michelin, na ordem. Para recebê-las, foram moldados para-lamas corpulentos com design arrojado.
Também fora do comum, a traseira segue o estilo arrojado e anguloso. Das laterais, dois vincos em diagonal formam um degrau nos para-lamas traseiros e descem em direção ao centro da carroceria, formando uma saliência. Ali, fica um aerofólio, fixado nas pontas. As lanternas, assim como os faróis, tem canhões de luz individuais cobertos por uma moldura do tipo colméia. Na mesma seção ficam também as saídas do escapamento. Uma enorme saída de ar central na base do pára-choques completa o visual arrojado.
Para suportar o desempenho violento, a Zenvo equipou o ST1 com alguns itens de segurança “básicos”. Entre eles, estão disponíveis controle de tração, faróis de xênon, duplo airbag frontal e freios a discos ventilados na frente e atrás, com ABS e EBD. Há ainda um head-up display, que projeta por meio de fibras óticas as informações do quadro de instrumentos no para-brisas, e um medidor da força G – que monitora as forças laterais e longitudinais sobre o veículo.
Depois de conhecer um pouco mais dessa supercarro você deve concordar que ele será um dos destaques de 2012 ao ser chamado de uma lenda dinamarquesa de US$ 1,8 milhão.
Fonte: UOL, AutoCar