CINEMA: Os Super-Heróis invadem as telas de cinema em 2011.

O fascínio que os clássicos heróis de gibi exercem sobre as pessoas, em especial aos homens, é algo no mínimo curioso. Afinal são décadas e décadas de batalhas e histórias que cada vez reafirmam seu espaço no cociente coletivo como referências de caráter e atitude exemplares. Heróis como Super-Homem e Batman, que existe a muitos anos, continuam tão forte hoje em dia como na época onde figuravam apenas as páginas dos gibis em quadrinhos.

E esse ano os filmes baseados em heróis de gibis dominarão as telas. Aproveitando a crise de criatividade para esse tipo de filme no cinema atual, é mais fácil adaptar as fantásticas histórias de heróis para as telonas e fazer chover muitos dólares. Os filmes baseados em gibis são a bola da vez, mas não a única da vez. Pois adaptações, remakes, reboots e reimaginações estão em moda no cinema atual. Afinal, para competir com as novas mídias, assim o cinema tem apostado no mais certeiro de sucesso, o cinema de heróis que tem feito muitos cineastas abraçarem o gênero. E em 2011 a Marvel dominará as telas com os lançamentos de filmes dos novos heróis como Capitão América, Lanterna Verde e Thor. Em 2012 será o ano da batalha da DC Comics, que chegará às telas com clássicos heróis como Batman, Super-Homem e Mulher Maravilha. Acompanhe os lançamento (e alguns trailers).
Capitão América
O filme acompanha a trajetória de Steve Rogers (Evans), um jovem militar que aceitou fazer parte de um programa científico com o intuito de criar soldados super-resistentes. Entretanto, após a experiência, o governo dos EUA acha melhor que Steve se torne uma espécie de garoto-propaganda do exército, durante a 2° guerra mundial, com direito a um uniforme com as cores da bandeira estadunidense (branca, vermelha e azul). Depois de uma ofensiva forte de oficiais nazistas, as forças armadas dos EUA não vêem outra solução senão colocar o supersoldado em combate.
Também estrelando Hugo Weaving, Sebastian Stan, Tommy Lee Jones, Dominic Cooper, Neal McDonough, Toby Jones, Stanley Tucci, Samuel L. Jackson, entre outros, Capitão América chega aos cinemas brasileiros em 29 de julho de 2011, com distribuição da Paramount.
E a revista americana de cinema, EMPIRE, em março lançou essa bela capa dando as boas vindas ao grande herói americano, Capitão América.

Lanterna Verde
Em um universo tão vasto quanto misterioso, uma pequena, mas poderosa força, existe há séculos. Protetores da paz e da justiça, eles são conhecidos como a Tropa dos Lanternas Verdes. Uma irmandade de guerreiros que juraram manter a ordem intergaláctica, e pra isso cada Lanterna Verde usa um anel que lhe garante superpoderes. Mas quando um novo inimigo chamado Parallax tenta destruir o equilíbrio de poder do Universo, o destino dos Lanternas Verdes e o destino da Terra depende do mais novo recruta da Tropa, o primeiro humano a ser selecionado: Hal Jordan. Ryan Reynolds estrela o filme junto com Peter Sarsgaard, Blake Lively, Mark Strong, Tim Robbins e Angela Bassett. Lanterna Verde estréia em 17 de junho de 2011 no Brasil.
X-Men – The First Class
Antes de Charles Xavier (James McAvoy) e Lensherr Erick se tornarem o Professor X e Magneto, respectivamente, eles eram dois jovens que estavam descobrindo seus poderes como mutantes. Amigos íntimos, trabalham juntos e com outros mutantes na tentativa de deterem uma ameaça global. Neste processo, porém, os jovens mutantes derem início à rivalidade que os acompanhou pelo resto de suas vidas. Antes de serem inimigos, os dois era amigos próximos, trabalhando juntos, ao lado de outros mutantes (alguns conhecidos, outros não), tentando impedir a maior ameaça que o mundo já viu. Josh Schwartz e Jamie Moss escreveram o roteiro. Bryan Singer e Lauren Shuler Donner são os produtores.

Thor
Dirigido por Kenneth Branagh, Thor contará a história do herói do título (Chris Hemsworth), um poderoso porém arrogante guerreiro cujas ações imprudentes reacendem uma antiga guerra. Como castigo, Thor é enviado para a Terra após se desentender com Odin (Anthony Hopkins), e forçado a viver entre os humanos. Uma vez aqui, ele aprende o que é preciso para ser um verdadeiro herói quando o vilão mais perigoso do seu mundo envia as forças mais sombrias de Asgard, sua terra natal, para invadir a Terra. Desmemoriado, ele leva uma vida como se fosse um homem comum. Logo ele conhece Jane Foster (Natalie Portman), por quem se apaixona. Só que a morte de Odin faz com que o reino de Asgard fique nas mãos de Loki (Tom Hiddleston), o irmão de Thor. Querendo eliminar o irmão, uma ameaça constante ao seu poder, Loki elabora um plano para atacá-lo na Terra. Além de Hemsworth, Natalie Portman, Tom Hiddleston, Anthony Hopkins, Rene Russo, Jaimie Alexander, Josh Dallas, Tadanobu Asano, Ray Stevenson e Idris Elba, estão no elenco do filme, que chegará aos cinemas brasileiros no dia 29 de abril.

EM 2012 TEM MAIS…
Superman – The Man of Steel
Se você ainda não sabe, Superman: Man of Steel será, ou pelo menos deveria ser, a seqüência desse último filme de Clark Kent. Deveria, porque pode ser que a história toda comece do zero. Segundo a revista Variety, isso pode ocorrer porque, como muitos fãs solicitam o reinício da série, e a Warner Bros pode atender aos pedidos dos fãs. O produtor do filme, Thomas Tull, alegou que, como o último filme faz diversas homenagens aos antigos filmes estrelados de Christopher Reeve, estaria preso à estas referências. Não se renovando. E com o sucesso dos novos filmes de Batman, renovação tornou-se sinônimo de sucesso. Com tantas incertezas, quem pode não permanecer é o diretor Bryan Singer. Inclusive o ator responsável pelo papel será mais um novato Ator da série “The Tudors“), o ator britânico Henry Cavill, de 27 anos. Alguns fãs e crítico não vêem a idéia de começar do zero com bons olhos. Vale ressaltar que muita gente torceu o nariz quando foi divulgado o mesmo sobre a seqüência de Batman, e no final foi o caminho mais acertado. Se será uma decisão acertada ou não, só o tempo irá dizer. Só nos resta aguardar.
E a revista Entertraimnet Weekly de março já tratou de colocar na capa o futuro Super-Homen.

Batman – The Dark Knight Rises

E depois de muita especulação, Christian Bale voltará a vestir o uniforme negro do Batman. Em “The Dark Knight Rises”, o diretor Christopher Nolan colocará um fim a sua trilogia da franquia Batman nos cinemas. Segundo o filme, ele comentou: “Não queríamos perder o nosso senso de escala. O terceiro filme é o fecho de uma história. Estamos finalizando algo, e manter a consistência do que veio antes é o que importa”, diz ele. Assim como no filme de 2008, Nolan rodará com câmeras de alta definição, que registram bem com pouca luz, e com material de IMAX para manter a sua Gotham City mais sombria e intimidadora. Com o avanço dessas tecnologias em particular, diz ele, “o nosso objetivo é fazer algo que tecnologicamente nunca foi visto antes”. No elenco além de Christian Bale, Tom Hardy como o vilão Bane, Michael Caine e Morgan Freeman já estão no elenco. E comenta-se da possível participação da atriz Anne Hathaway como a Mulher-Gato. As filmagens acontecerão a partir de abril de 2011. O terceiro Batman de Nolan será lançado em 20 de julho de 2012.

Homem-Aranha 4
Com a saída de Tobey Maguire no papel do herói, Kirsten Dunst como a mocinha Mary Jane Watson e do diretor Sam Raimi, os estúdios da Sony Pictures anunciaram que o “Homem-Aranha 4″ não será uma seqüencia do filme 3, mais sim um reboot, um novo começo… que dará espaço para uma nova narrativa e novos atores. Sabe-se apenas que o reboot se iniciará na época do ensino médio de Peter Parker e que os estúdios e demais colaboradores já estão em plena ação para o andamento da obra. O filme já tem estrela marcada nos EUA para 3 de Julho de 2012 e vai contar com um novo protagonista para desempenhar o papel do herói que será Andrew Garfield (A Rede Social).
E MAIS
A atriz Adrianne Palicki, da série “Friday Night Lights“, foi escolhida para ser a nova Mulher Maravilha da TV. Ela será a protagonista de um novo piloto para a série, que será produzido pela NBC. Palicki irá interpretar a heroína e sua identidade secreta, Diana Prince.