DESIGN: GUCCI APRESENTA CINCO ÍCONES DO DESIGN EM SUA FLAGSHIP NA VIA MONTE NAPOLEONE

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Partindo de uma ideia do Diretor Criativo, Sabato De Sarno, Gucci Design Ancora é um projeto especial com curadoria de Michela Pelizzari. A partir de 15 de abril de 2024, cinco ícones do design italiano, reeditados e customizados, serão apresentados em uma exposição imersiva, concebida pelo arquiteto espanhol Guillermo Santomà na flagship da Gucci na via Monte Napoleone, 7. A partir de 21 de abril de 2024, uma edição especial dos objetos estará disponível online, em gucci.com.

“Através do Design Ancora, a Gucci não apenas celebra ícones clássicos, mas também cria novos”, explica Michela Pelizzari, fundadora da agência criativa P:S, com sede em Milão, que co-curou o projeto, “A aura que emana dos holofotes da Casa reflete nas cinco peças de mestres italianos que são perfeitas do ponto de vista do design, mas que são menos conhecidas pelo grande público.”

Os objetos escolhidos representam a época de ouro do design italiano, ao mesmo tempo que nos lembra da importante relação entre designers e marcas, do artesanato e da produção industrial. Todos os objetos são reeditados em Rosso Ancora, o tom vermelho escolhido por De Sarno para marcar o início do novo capítulo criativo da Gucci.

O Gucci Design Ancora ganha vida na flagship da Guccina Via Monte Napoleone, 7. Em todos os ambientes, as paredes curvas em verde – cor escolhida por Sabato De Sarno – contribuem para confundir as fronteiras e criar um espaço metafísico em que cada objeto aparece por si só, apresentado como uma ideia e não como um mero produto.

“Se tivéssemos juntado todos os objetos, teríamos criado uma sala de estar. Em vez disso, decidimos remover os limites impostos pela forma de como usamos esses objetos para criar uma espécie de limbo”, explica Guillermo Santomà, conhecido por uma abordagem multidisciplinar que mescla design, arquitetura, escultura e cenografia, “Objetos flutuantes não têm significado ou uma função. Eles são apenas forma, materialidade, cor.” A mesma abordagem visual é aplicada às vitrines da Via Monte Napoleone,7. Em uma delas, um par de Gucci Cub 3d —um tênis de edição limitada criado a partir da combinação de elementos impressos em 3D e material Demetra da própria Casa —flutua e gira por conta própria em uma instalação magnética. Em outra vitrine, uma impressora 3D é exibida como um objeto único, customizado pelo próprio Santomà.