RELÓGIO: CHOPARD CELEBRA SEU LENDÁRIO EMBAIXADOR JACKY ICKX COM O MILLE MIGLIA CLASSIC CHRONOGRAPH JX7

Last updated:

A Chopard está celebrando seu lendário Embaixador Jacky Ickx com o novo relógio Mille Miglia Classic Chronograph JX7, o resultado da sétima colaboração criativa entre o copresidente da Chopard, Karl-Friedrich Scheufele, e o famoso piloto. Apresentando um design inspirado na carroceria dos carros clássicos e equipado com uma magnífica “caixa de vidro”, este cronógrafo de 40,5 mm de diâmetro é adornado com um mostrador azul meia-noite inspirado na cor do capacete do Sr. Le Mans. A pulseira de borracha com o padrão da banda de rodagem do pneu Dunlop dos anos 60 – que faz parte da coleção há mais de 25 anos – também está disponível pela primeira vez em azul meia-noite, combinando com o mostrador. Este modelo é oferecido em duas edições limitadas exclusivas de 250 relógios em Lucent Steel – a liga de aço exclusiva da Chopard dotada de propriedades superiores, feita com uma taxa de reciclagem de pelo menos 80% – e 50 em Lucent Steel e ouro amarelo ético de 18 quilates. Além da amizade inabalável de 36 anos que uniu Jacky Ickx e Karl-Friedrich Scheufele numa paixão partilhada pelo desporto motorizado, a Chopard optou por celebrar uma figura monumental do automobilismo através desta criação ansiosamente aguardada por colecionadores e devotos da engenharia mecânica.

UM CAPACETE LENDÁRIO NO CENTRO DO DESIGN

Ao esculpir o visual deste novo relógio, Karl-Friedrich Scheufele e Jacky Ickx inspiraram-se na estética de um dos capacetes emblemáticos deste último. Destacando-se em muitos aspectos dos pilotos de sua época, Jacky Ickx foi notavelmente o primeiro a usar um capacete integral em 1969. A seu pedido, seu então fornecedor trabalhou com ele para projetar uma versão que proporcionasse melhor proteção para a cabeça durante as competições. , já que aqueles daquela época foram considerados não seguros o suficiente por Jacky Ickx.

Este capacete, inicialmente em azul elétrico e depois em azul meia-noite a partir de 1972, apresenta janelas duplas protegidas por uma viseira e realçadas por listras brancas cujo formato rendeu ao capacete o apelido de “coruja”. Funcionando como assinatura do condutor, o design gráfico do capacete permaneceu idêntico durante 30 anos: mais do que o número do carro, foi este capacete que serviu para identificar o condutor.

O modelo Mille Miglia Classic Chronograph JX7 está repleto de símbolos e referências a Jacky Ickx, a começar por este capacete, cuja cor azul meia-noite dá o tom estético ao mostrador. Pontuado por marcações brancas, este mostrador garante ótima legibilidade de dia ou de noite, graças à Super-LumiNova utilizada nos marcadores de horas, bem como nos ponteiros das horas e dos minutos. O disco de data exibe os dias em algarismos brancos. Numa homenagem às seis vitórias de Jacky Ickx nas 24 Horas de Le Mans, os números 6 e 24 são distinguidos por marcações vermelhas.

Embelezado com um flange com uma escala taquimétrica graduada, essencial para cálculos de velocidade, o mostrador é encimado por um proeminente cristal de safira em forma de “caixa de vidro”, protegido por uma luneta fina. Amplamente utilizados entre as décadas de 1930 e 1960, os cristais deste tipo em “caixa de vidro” oferecem uma vantagem estética óbvia, dotando o mostrador de uma sensação de perspectiva e enfatizando as proporções gerais bem equilibradas do relógio. Mais complexos de usinar do que os habituais cristais de safira, eles maximizam a profundidade da abertura do mostrador, permitindo que a luz penetre pela parte superior e pelas laterais, ao mesmo tempo em que criam reflexos cintilantes requintados que brincam no mostrador.

O relógio vem numa caixa de apresentação especial juntamente com uma reprodução em miniatura do lendário acessório que o inspirou. Como assinatura definitiva da colaboração, o fundo da caixa em cristal de safira é adornado com o famoso capacete de “coruja” e traz as palavras Time Attack para relembrar o espírito de competição e desempenho instilado nos detalhes de design do Mille Miglia Classic Chronograph JX7 modelo. Este termo designa uma corrida de qualificação na qual os pilotos são cronometrados ao longo de várias voltas para determinar a sua posição na grelha de partida da corrida. É uma etapa que se revelou decisiva para o resultado de uma competição, ainda que Jacky Ickx tenha demonstrado ao longo da sua carreira que era capaz de cruzar a linha de partida em último e a linha de chegada em primeiro numa determinada corrida. Ao comentar esta nova colaboração, Jacky Ickx afirmou: “O cronógrafo JX7 é a expressão de uma amizade nascida há 36 anos através da nossa paixão partilhada por relógios excepcionais. Para mim, é uma oportunidade de prestar homenagem a todos os artesãos que contribuíram para a criação deste lindo relógio, tão caro ao meu coração.”