Gastronomia premiada, hospedagem em meio a neve, marca referência em chocolate e vinícola conceituada são atrativos de um dos países mais emblemáticos da América Latina.
Chile com toda a sua versatilidade e a capital Santiago entregam tudo o que um visitante pode esperar: excelente gastronomia, hospedagem diferenciada, produtos locais de alta qualidade e passeios que são experiências para ficar na memória. Alan Victor (@alan.victorrr), assessor de comunicação carioca responsável por mais de 30 marcas, e criador de conteúdo no Rio Fácil Destinos (@riofacil_destinos), onde compartilha todas as experiências em gastronomia, hotelaria e eventos, esteve no país que tem como plano de fundo a linda paisagem da Cordilheira dos Andes neste inverno, época em que tanto a capital quanto outras cidades ganham um cenário encantador e até neve, perfeito para a prática de ski. Ele destaca dicas de restaurantes, hospedagem para quem deseja esquiar, vinícola referência nacional e internacional e sugestões de presentes. Anote as orientações para aproveitar quando for ao Chile. Embarque nesta viagem e ótima leitura!
LA CALMA BY FREDES (@lacalmastgo)
Um dos restaurantes de frutos do mar e peixes mais renomados do Chile e da América Latina, o La Calma by Fredes é único por seus preparos, carta de vinhos, uma experiência que merece ser vivenciada, repleta de sabores intensos e conversas “calmas”. A casa ficou em 67º lugar no Latin America’s 50 Best Restaurants 2023. Destaque para o chef Nacho Ovalle que cria obras de arte em sua cozinha com pescados e frutos do mar de todo o Chile como protagonistas para apresentar aos clientes, em Santiago, onde a casa está localizada. Nacho gosta de enfatizar que todos os insumos marítimos são sempre muito frescos, possuem vínculos com arpoadores e pescadores, valorizam o trabalho de quem extrai o melhor do mar e se esforçam todos os dias para oferecer uma grande variedade de peixes com qualidade. Vale reforçar que o restaurante não trabalha com pescados congelados, o que torna o La Calma ainda mais especial. No meu primeiro dia na capital chilena fui direto conhecer essa casa que é referência em pratos com peixes, crustáceos e frutos do mar e me encantei. Para entrada, optei por Vieiras gratinadas (oito unidades) e Polvo grelhado. Já para o prato principal, escolhi Linguini com king crab e Peixe assado ao escabeche. E para finalizar a experiência da melhor forma, uma sobremesa repleta de sabor, a torta de queijo. Tudo no La Calma encanta, desde o ambiente intimista e elegante, até os pratos super elaborados e a carta de vinhos completa.
LA FÊTE CHOCOLAT (@lafetechocolat)
Quem for ao Chile não pode deixar de passar na La Fête Chocolat, referência quando o assunto é chocolate. A marca está presente por toda a Santiago e em mais regiões do país com seus produtos de alta qualidade, com muito sabor e texturas inconfundíveis. São ótimas opções de presentes. Um diferencial da marca é prezar pela sustentabilidade, eles possuem um programa chamado La Fête de la Terre, no qual se comprometem com o meio ambiente, as pessoas e a comunidade. Eles também oferecem chocolates à base de plantas. Outro ponto que merece atenção é que a marca apresenta produtos veganos, itens sem açúcar. La Fête pensa em todos, para quem quiser degustar as delícias da marca sem culpa. Outra preciosidade da La Fête são os biscoitos, com sabores exclusivos e crocância ímpar como as tradicionais galletas. Destaque para as caixas de chocolates, excelente sugestão para presentear. Além dos chocolates serem super saborosos, as apresentações das embalagens são lindas e elegantes.
HOTEL TERMAS CHILLÁN (@hoteltermaschillan)
Localizado no coração da Cordilheira dos Andes, aos pés do antigo vulcão Chillán Viejo, rodeado de florestas nativas, cachoeiras e fontes termais, está o renovado Hotel Termas de Chillán Mountain Wellness & Spa, lugar perfeito para as férias de inverno no Chile. Me hospedei lá por três dias e destaco aqui o que me chamou mais atenção. Aos amantes dos esportes desta estação vale destacar que o hotel é ski-in-out, o que faz toda a diferença na hora de esquiar. Inclusive, as aulas de esqui também podem ser feitas por crianças a partir de três anos de idade em uma área exclusiva com quatro pistas, um lift e um elevador aberto. É a opção completa para toda a família que deseja passar as férias juntos. Outra sugestão para os pais levarem as crianças é o passeio de trenó, caminhadas com raquetes e excursões em motos de neve.
Falando um pouco sobre a história deste emblemático hotel, em 1997, com a abertura do Grand Hotel Chillán, o destino entrou no mapa do turismo de luxo. Já em 2018, o hotel foi eleito um dos melhores de esqui do país. Para atrair ainda mais turistas que buscam experiências exclusivas, em 2019 o hotel Termas Chillán passou por uma remodelação completa, tanto de instalações como até da marca. Nos sete andares do prédio principal, os hóspedes podem se dividir entre os 112 quartos decorados com temáticas que remetem à natureza que rodeia o prédio. Sua atmosfera, traduzida na arquitetura de Rodrigo Caldera e na decoração assinada por Ricardo Cuevas – que já foi premiado pela CASACOR Chile como melhor decorador de spa e hotéis – traz para dentro do estabelecimento elementos do bosque que envolvem a propriedade. Toda madeira utilizada na remodelação, por exemplo, é proveniente do sul do país.
Outro diferencial do hotel é o Alunco Spa & Wellness – o maior spa do Chile e um dos maiores e mais completos da América Latina – e que faz um convite para uma imersão de autocuidado com uma grande variedade de massagens: a relaxante com aromaterapia, a energizante, a com pedras quentes, regenerativa, terapia de Reiki, Shiatsu, entre outras opções. O spa oferece também rituais de renovação corporal, com drenagem linfática, esfoliação facial e corporal. Além disso, os banhos de vapor na jacuzzi, a sauna seca e úmida, as piscinas aquecidas de diferentes tamanhos são de fato um convite imperdível para viver uma experiência incomparável. É possível relaxar e se divertir imerso na atmosfera que traz inspiração da floresta, da água e da montanha.
Vale ressaltar que para chegar ao hotel é possível ir de avião para Concepción e combinar um translado de mais de 2 horas até o hotel. Outra opção é ir de trem de Santiago até Chillán e depois fazer um translado de 40 minutos até o hotel. Essa sugestão pode ser cancelada por condições climáticas. Também há ônibus saindo do Terminal Sur Santiago até o terminal Santa Teresa e mais 1h40 de traslado. Por fim, alugar um carro e seguir viagem.
VINÍCOLA MATETIC (@mateticturismo @mateticvineyards)
Localizada a 1h30 de Santiago, no Vale do Rosário, a Vinícola Matetic, uma das mais conceituadas do Chile, é o verdadeiro paraíso para os enófilos, pois promove experiências sensoriais em meio aos vinhedos biodinâmicos e orgânicos.
A degustação às cegas, por exemplo, convida os participantes a apreciarem seis rótulos da linha premium Corralillo com os olhos vendados. É uma jornada sensorial guiada por aromas e sabores únicos e para deixar a atração ainda melhor, quem acertar todas as variedades servidas é presenteado com uma garrafa da marca. Outra experiência única é que o visitante também tem a possibilidade de se reunir com um enólogo para criar vinhos personalizados. Uma atividade que faz sucesso é a degustação em copinhos de chocolate, que pode ser realizada após qualquer um dos tours oferecidos. O objetivo é harmonizar a iguaria de cacau com uvas dos tipos syrah, chardonnay, pinot noir ou gewürztraminer.
Uma sugestão imperdível é o Tour Biodinâmico, passeio mais popular da Matetic, com um guia bilíngue explicando a importância do processo de produção biodinâmica, da agricultura orgânica e do terroir da região. Durante o passeio, somos conduzidos pelos vinhedos e também passamos por trechos como o Caminho dos Sentidos, o Jardim Biodinâmico e a Adega, onde entendemos como as uvas locais são transformadas em algumas das melhores bebidas do Chile. E para finalizar, somos levados ao Empório, onde participamos de uma inesquecível degustação de quatro rótulos das linhas Premium Corralillo e Ultra Premium EQ. Para acompanhar a harmonização, é servido uma tábua de queijos, embutidos, oleaginosas e frutas. Ali, também é possível comprar vinhos, lembrancinhas e produtos artesanais.
LA CASONA
A dica para aproveitar a visita ao máximo é pernoitar no hotel La Casona, que fica dentro da propriedade e conta com atrações como sala de estar com lareira, salão de jogos e piscina ao ar livre.
Destaque para a gastronomia do hotel, que oferece programa de uma diária com regime de meia pensão, que inclui: menu de jantar com uma garrafa de vinho, buffet de café da manhã e visita à adega e degustação de quatro vinhos Ultra Premium EQ. Já a opção de pensão completa é composta por: almoço de quatro pratos com harmonização de vinhos, visita à adega e degustação de quatro vinhos Ultra Premium EQ, coquetel de boas-vindas, menu de jantar com uma garrafa de vinho e buffet de café da manhã.
Já no programa de duas diárias com pensão completa, o hóspede tem direito a almoço de quatro pratos com harmonização de vinhos, dois menus de almoço Rosario servido com vinho Corralillo, coquetel de boas-vindas, dois jantares com uma garrafa de vinho da linha Corralillo, café da manhã, visita à adega e degustação de quatros vinhos Ultra Premium EQ. Ainda podemos nos aventurar em atividades como caminhadas com rotas de 3,5 km a 7,5 km. Independentemente do percurso escolhido, a experiência começa no Empório da Matetic, onde encontramos o guia e recebemos garrafas d’água e instruções para o passeio. No caso dos trajetos mais curtos, atravessamos campos que cortam o vale e levam a um riacho. Durante a caminhada, é possível contemplar a flora e a fauna típica da região central do Chile. Flores, cogumelos selvagens, pássaros e mamíferos, como raposas, costumam marcar presença. Além disso, o guia compartilha conhecimentos sobre minerais e processos geológicos que influenciaram a formação da região. Caso opte por trilhas mais longas, o viajante será levado até o cume do Montecristo, que fica a 365 metros acima do nível do mar. O local oferece vistas incríveis do vale. Em dias mais claros, é possível ver até o Pacífico e as Cordilheira dos Andes. Na volta, durante a descida, é possível conhecer a última palmeira chilena em processo de crescimento na área. Trata-se de uma planta imponente, mas que enfrenta sérios problemas de conservação.