DESTINO: MALDIVAS – EXPERIENCIAS QUE DESPERTAM OS SENTIDOS

Por Dani Maia

Durante a viagem para Maldivas tivemos a oportunidade de vivenciar 10 dias repletos de magníficas experiências propostas pelos resorts do grupo Minor que é uma referência em hospedagem de luxo.

SEA, FIRE, SALT e SKY resumem o conceito gastronômico subaquático único que destaca a localização privilegiada do luxuoso resort Anantara Kihavah (@anantarakihavah) Villas no deslumbrante Atol de Baa, no Norte das Maldivas. O incrível resort sobre a água é composto por 4 restaurantes separados. SEA, uma das raras adegas e restaurantes subaquáticos do mundo. Salt, o restaurante asiático que serve uns dos sais mais raros do nosso Planeta. O Fire, Grill & Teppaniaki Lounge e o Sky, o bar que agora possui no seu rooftop um observatório astronômico com uma vista panorâmica para o céu estrelado e as belezas do Atol Baa. Com sua proximidade à linha do Equador, as Maldivas são um verdadeiro paraíso para os astrônomos e a localização do Anantara Kihavah é o lugar perfeito para observações espetaculares.

O Sky foi construído sob medida para esse intuito e possui o telescópio mais poderoso do Oceano Índico e é o único observatório em Maldivas. Tive a oportunidade de fazer uma imersão nos céus das Maldivas com o Sky Guru  do resort, uma jornada cósmica saboreando um bom champanhe e contemplando a imensidão de um céu estrelado.

Uma das experiências mais marcantes (e vivenciei várias em Maldivas!) foi a descoberta de um paraíso gourmet com uma visão surreal do oceano. Estou falando da primeira adega subaquática do mundo e também do primeiro restaurante com cardápios de degustação gourmet para almoço e jantar, com possibilidades exclusivas de café da manhã privativo ou de degustação de vinhos com o Guru do Vinho, nome carinhoso que em Maldivas usam para o sommelier do restaurante. A sensação de apreciar a excelente gastronomia do chef, juntamente com safras excepcionais de vinho, dentro de um cenário aquático ao redor é realmente surpreendente. A todo instante, um novo visitante marinho entra em cena, simplesmente hipnotizante, um espetáculo único e para poucos!

O restaurante SEA no Anantara Kihavah oferece também experiências sob medida para os hóspedes e cursos de vinho. A adega climatizada possui mais de 450 rótulos e garrafas Dom Pérignon submersas que passam por um processo de envelhecimento durante um ano, antes de serem abertas. O restaurante oferece também garrafas com corais incrustrados, que são reservados somente para os hóspedes habitués com reservas para as festas de fim de ano. Durante a minha experiência no restaurante, tive a oportunidade de ver os mergulhadores descendo com as garrafas dentro de gaiolas para esse processo de maturação.

Na hora do café da manhã, o ambiente muda completamente em relação ao visual da hora do jantar. Os raios solares pela manhã refletem de uma maneira bem intensa e tornam as cores do cenário bem mais vibrantes. Essa experiência gastronômica a 6 metros debaixo d’água no restaurante SEA do resort Anantara Kihavah é, sem dúvida, totalmente exclusiva e uma das mais impactantes de Maldivas.

O restaurante e a adega submarinos, em forma octogonal, foram projetados para otimizar a vista subaquática a partir da perspectiva de um restaurante. As janelas em acrílico são colocadas mais abaixo das mesas de jantar e se estendem além da visão periférica dos hóspedes, dando a ilusão de que eles fazem parte do recife ao redor. Com apenas 8 mesas, uma vez hospedado no resort, uma pré-reserva é imprescindível para vivenciar essa experiência fantástica, juntamente com as mais variadas espécies marinhas que o Atol Baa oferece.

Muitas pessoas têm a ideia de Maldivas ser um destino somente para lua de mel, porém esse resort possui diversas atividades para todas as idades e gostos. Em relação às crianças, o Anantara Kihavah possui um kids club com inúmeras atividades para os pequenos. Outra experiência que ficará marcada para sempre na minha memória foi  minha estreia na exploração da vida aquática com snorkel, quando pude nadar com centenas de raias manta, não somente uma experiência fascinante como também um desafio enorme por eu não ficar tão à vontade com esse universo marítimo, mesmo sendo uma carioca da gema!

O hotel organizou essa expedição com um pequeno grupo de hóspedes acompanhados por profissionais experientes e biólogos que durante a curta viagem de barco explicam, em detalhes, sobre essa espécie fascinante que é a raia manta. A viagem dura trinta minutos para esse esperado encontro com as gigantes mantas. Devido à abundância de krill e plâncton que se acumula na Baia de Hanifaru durante a temporada, a experiência pode ser inédita observando a migração anual dessas misteriosas criaturas gigantescas enquanto se alimentam. Realmente uma experiência indescritível! As raias mantas são curiosas e amigáveis.  Muitas vezes as vi nadarem a centímetros de mim, e tivemos sorte pois encontramos centenas. Um  medinho logo no começo, mas depois  relaxei e essa experiência se tornou uma das mais memoráveis que tive até hoje!

Sem dúvida, os dias em que estive hospedada no Antara Kihavah, foram repletos de descobertas e também momentos de relaxamento total. O resort oferece no seu SPA terapêutico, conceitos exclusivos como melhorar o bem-estar físico e emocional, segundo os fundamentos da Ayurveda e Aromaterapia. Todos os tratamentos têm ambiente paradisíaco, entre uma natureza exuberante, piscinas privadas e espaços abertos com vistas de tirar o fôlego.

Sobre as acomodações, o Anantara Kihavah oferece sempre villas com piscina privativa. A minha escolha foi pela villa sobre água, com amplo deck de madeira que dá acesso diretamente ao mar. O interior da villa é bastante espaçoso, com closet duplo, chuveiro ao ar livre, banheira gigante com fundo de vidro que oferece vista para o oceano – todo tipo de conforto que precisamos longe de casa. E para uma experiência ainda excepcional em todas as acomodações, os hóspedes têm um Villa Host pessoal a sua disposição 24 horas por dia, um luxo que faz toda a diferença em uma viagem desse tipo!

A outra opção, são villas na areia com piscina privativa e passagem particular diretamente para a praia com partes privativas. O interior é bastante espaçoso e também com o serviço exclusivo do Villa Host  pessoal à disposição.

A minha experiência não ficou somente nesse fascinante resort do Anantara Kihavah, de onde levo maravilhosas lembranças de dias inesquecíveis. O grupo Anantara possui ao todo 5 resorts em Maldivas, Anantara Kihavah, Niyama Private Island ( @niyamamaldivas), Anantara Dhigu (@anantaradhigu). Hora da despedida! O hidroavião nos aguarda rumo a novas aventuras pelo Oceano Índico…

Mais uma nova aventura começa por aqui, dando continuidade as minhas descobertas pelo Oceano Índico. De cima do hidroavião já avisto o próximo resort a ser explorado – o Niyama Private Island (@niyamamaldives ).

Ainda do alto observo duas ilhas interconectadas por uma ponte. Soube depois que são ilhas totalmente diferentes apesar de estarem praticamente grudadas. Uma ilha é bem mais calma e foi batizada como Chill (descanso) e a outra é a Play (diversão), essa com o mar agitado e ondas enormes – não é a toa que esse hotel é o preferido dos surfistas. Várias celebridades do surf se hospedam no Niyama. O hidroavião aterrisa diretamente na ilha e é hora de explorar o Niyama Private Island. Na chegada no quarto, já me surpreendi com vários mimos à disposição, como sorvetes artesanais e pipoca, sem falar da linda piscina privativa de borda infinita.

Hora de pegar minha bicicleta já personalizada com meu nome e explorar as duas ilhas, uma sensação de liberdade sem fim! O jantar foi no delicioso asiático Nest, que fica instalado entre as copas das árvores com uma decoração surreal – são vários ambientes diferentes no meio de uma natureza exuberante! O chef preparou todo o jantar  na nossa frente, uma experiência culinária excepcional, deliciosa de se ver e degustar!

No dia seguinte, logo pela manhã, recebi o famoso café da manhã flutuante na piscina de borda infinita que acabou rendendo várias fotos e, claro, um lindo post no meu Instagram (@dmhluxury). Seguimos para uma nova excursão marítima. Dessa vez, mergulhar na companhia de uma bióloga do resort e observar as espécies marinhas do Atol de Dhaalu. Foi um passeio incrível, até tubarão apareceu. Sim, deu aquele medinho, mas depois eu relaxei com tamanha beleza subaquática!

Hora de relaxar no Drift SPA, situado entre os jardins tropicais e a lagoa com 6 salas de tratamento em palafitas com vista para a lagoa. O SPA também oferece 2 espaços com jardins privados. Um amplo menu de vários tratamentos e rituais, bem como terapias feitas sob medida. Não preciso nem dizer que foi bastante difícil  sair desse ambiente de pura paz. Hora de jantar no Tribal (foto abaixo) que serve a cozinha africana, central e sul-americana em meio ao fogo ardente de lâmpadas e fogões abertos. A decoração do restaurante já é uma experiência por si própria e os pratos com temperos deliciosos proporcionam uma viagem degustativa sensacional. Vale lembrar aqui que todos os restaurantes se adaptam a qualquer restrição alimentar dos hóspedes.

Mais um dia começando com muito sol. Depois de um delicioso café da manhã em frente à piscina com aquela vista para o mar, hora de me preparar para a minha primeira aula de surf. E uma surpresa – a professora era uma carioca da gema super querida e paciente! O ponto alto do dia foi, sem dúvida, o almoço no famoso Subsix, restaurante subaquático a seis metros de profundidade. Tomamos um barco e em alguns minutinhos estávamos sentados à mesa, admirando o gigante aquário. O restaurante tem um design bem futurista e em certos períodos, funciona também como uma verdadeira balada noturna para os hóspedes.

Novas descobertas nesta ilha – à tarde, fomos explorar o Chill, tomamos um delicioso coquetel no Surf Shack inspirado na Jamaica, admiramos um pôr do sol de tirar o fôlego e contemplamos um mar com ondas agitadas que rendeu muitos stories e aquele post Golden Hour no Instagram! No dia seguinte, não poderia deixar de curtir um Floating Breakfast dos sonhos, todo sob medida e a vista, nem preciso detalhar aqui. A  experiência resultou em várias fotos que, no final, quase não deu tempo de degustar todas as delícias preparadas pelo chef.

Hora da despedida que é sempre muito difícil e emocionante – os funcionários fazem um gesto tradicional local que toca literalmente o coração quando deixamos a ilha. Mais uma recordação que ficará para sempre na minha memória. Rumo a Male onde pegaremos, dessa vez, um barco para nossa última etapa da viagem – Anantara Dhigu, Anantara Veli e Naladhu Private island.

Depois de descermos do hidroavião em Male, foi a vez de uma nova experiência de transporte – um iate estava aguardando para nos levar em menos de 30 minutos para nosso próximo destino, o resort Anantara Dhigu que possui mais dois resorts em ilhas vizinhas, o Anantara Veli (adults only) e o Naladhu Private Island.

É importante dizer que o Naladhu Private Island passou por uma reforma completa e são villas (mansões) cada uma com seu mordomo à disposição dos hóspedes – piscina privativa com vista para o mar e uma incrível decoração que tem a assinatura do renomado arquiteto Yuji Yamazaki. Exatamente nesse lugar fabuloso é que encontramos o verdadeiro slow luxury, onde o bom gosto, e o bem estar entram em equilíbrio perfeito!

Hora de explorar o lindo resort Anantara Dhigu, uma proposta familiar. Nada melhor como pegar a bicicleta e fazer um passeio pela ilha. Claro, minha primeira parada foi no maravilhoso SPA da ilha over water. Suas  salas de tratamento têm vista total para o mar azul turquesa e o spa possui tendas lindas ao ar livre onde aproveitei para fazer minha meditação e agradecer por essas experiências e dias incríveis! Na volta para meu bungalô, tive a honra de admirar um dos mais lindos  sunsets  dentro de uma confortável banheira com uma taça de champagne…a vida pode ser congelada aqui?!

Varias atividades são proposta no Anantara Dhigu – desde esportes náuticos a passeios para nadar com tubarões. Mesmo eu sabendo que são de espécie mansinha (nurse sharks) preferi explorar mais as proximidades do resort e fui conhecer uma ilha vizinha. Mais um paraíso para a a minha coleção – a Gulhifushi Picnic Island. Essa ilha é reservada para os hóspedes dos 3 resorts. O transporte se faz por barquinhos a disposição com duração de 3 minutinhos apenas e totalmente gratuito. O acesso também pode ser feito a nado ou em standup paddle. Vários cantinhos instagramáveis, ponto para snorkel, espreguiçadeiras charmosas, toilettes e bar de apoio aos visitantes. Uma delícia de descoberta!

Para mim, o ponto alto da gastronomia foi o nosso jantar no Baan Huraa – culinária tailandesa com um menu sensacional, o restaurante fica localizado no Anantara Veli com barquinhos sempre à disposição.

No dia seguinte, a experiência foi focada no wellness. Começamos o dia numa aula de Yoga ministrada por um mestre local e com uma vista de tirar o fôlego no Anantara Veli. Seguimos para o café da manhã com uma pegada natural no lindo restaurante 73 Degrees, o menu tem assinatura de uma nutricionista do resort – todos os alimentos são orgânicos e funcionais. O Anantara Veli é o resort preferido para casais em lua de mel ou sem filhos – a ilha é bem menor e mais calma. Os hóspedes do Anantara Dhigu podem visitar o Anantara Veli, e vice e versa, porém somente os adultos! Já o Anantara Dhigu é totalmente kid’s friendly com atividades o dia todo para crianças de várias idades. A gastronomia é orquestrada pelo chef francês Philippe Wagenfuhrer e o café da manhã é um verdadeiro brunch com uma variedade gastronômica imensa.

E chegou a pior hora da viagem… a despedida desse sonho fantástico. Hora de arrumar as malas, levando tantas lembranças de uma gama de experiências extraordinárias e, principalmente, dos pequenos detalhes de gentilezas, sorrisos e gestos em todos os lugares durante esses 10 dias em Maldivas. Como especialista do Mercado de Luxo, muitas pessoas me perguntam o que seria o luxo para mim, e respondo sem hesitar: luxo são recordações que despertam meus sentidos, mas, principalmente, que tocam minha alma. Obrigada Anantara, obrigada Maldivas!