Fotos Lukas Alencar

O ator Edu Porto, 37 anos, atualmente está encarando mais um belo desafio em sua carreira. Depois de passar por outras produções bíblicas como José do Egito, A Terra Prometida, Jezabel e Gênesis, atualmente ele interpreta Finéias, na nova supersérie da Rede Record, “Reis”. Além de ator, roteirista e produtor, graduado em capoeira, e formado na área da saúde, Edu está em sua quinta produção na casa, na trama, ele é o filho caçula do juiz Eli e irmão de Hofni. Espiritualmente falando, um dos homens mais importantes de Israel, ajuda a cuidar do andamento do tabernáculo em Siló. Por trás da bela aparência, não é tão confiante quanto seu irmão, Hofni. Bem, o pouco dessa história ele nos conta ao longo desta entrevista exclusiva para a MENSCH.

Edu, e aí como está sendo este novo desafio na TV com Finéias em ‘Réis’ (Record)? Está sendo maravilhoso. Mais um convite da emissora para interpretar um personagem maravilhoso!

O seu personagem, Finéias, é um dos homens mais importantes de Israel, ajuda a cuidar do andamento do tabernáculo em Siló. Como foi a preparação e laboratório para encarar esse personagem? Além de muita leitura, entendimento do personagem, palestra com historiadores, workshop de costumes da época… Tivemos uma preparação especial com a nossa Coach Rosa Garcia. Estudo mais solitário foi tentar entender como esse personagem conseguiu fazer tanta coisa ruim. 

Esse é seu quinto trabalho bíblico. Poderia dizer que já está familiarizado com o ‘ambiente’? O que ajuda e o que dificulta nesse tipo de trabalho? Poderia dizer que sim pelo fato de saber o tom que a obra pede e a linguagem que o projeto pede. É um trabalho rico em detalhes, isso dificulta um pouco a composição de cada personagem. O que facilita é estar rodeado de pessoas talentosas, profissionais e alegres.

Você já declarou que o personagem não tem nada em comum com você. O que nos parece ótimo. É isso mesmo? E como é defender um personagem tão diferente de si mesmo? Isso aí, muito diferente de mim! Eu não seria amigo dele na vida real… (risos) Difícil defender um personagem que transgride as leis mundanas. Finéias tinha tudo pra ser um homem de bem, mas por influência do irmão, acabou se deixando levar pela posição de destaque que eles tinham.

Por muitos anos você trabalhou como modelo. Isso te deixou mais vaidoso ou ligado à moda? Uma época da minha vida fiz muito catalogo de roupa. Confesso que não fiquei vaidoso não…

Qual seu estilo? E o que é ter estilo para você? Hippie Chic. Estilo é você se sentir bem com a roupa que você se identifica.

Você sempre foi um cara em forma. Mas com a rotina louca de gravações, como manter a rotina de cuidados com o corpo? Realmente com o ritmo acelerado fica bem difícil fazer atividade física, daí eu foco na alimentação e descanso.

Mestre em capoeira. É a hora de extravasar? O que representa para você? Tenho uma graduação na capoeira, mas têm bastante tempo que não pratico. Esse esporte me ensinou muito sobre respeito e saber que quem vem antes sabe muito mais que você! 

E dentro do universo do esporte… como é ser campeão de pipa esportiva? Sou apaixonado por pipa!!!!!! Solto pipa desde que me entendo por gente, hoje faço a prática de uma forma profissional e segura.Na hora de relaxar, o que faz sua cabeça? Com certeza é juntar amigos e passar uma tarde inteira soltando pipa!