ENTREVISTA: NICOLÁS CASASFRANCO – APROXIMANDO BRASIL E COLÔMBIA

Se a relação entre Brasil e Colômbia nunca esteve tão em alta, muito se deve ao trabalho feito pelo Cônsul Nicolás Casasfranco e sua equipe do Procolombia. Para se ter ideia, nos últimos anos mais de 300 mil brasileiros visitaram o país vizinho. “Atualmente, o Brasil é o 3º mercado mais importante para o turismo da Colômbia, ficando atrás apenas de Estados Unidos e Argentina”, comentou Nicolás. A MENSCH conversou com Nicolás, que já mora no Brasil há quase 4 anos, e traz estampado no rosto esse sorriso herdado desse período aqui e uma simpatia comum entre os dois países vizinhos. As cidades de São Paulo e Cartagena, por exemplo, nunca estiveram tão próximas. E se depender do nosso entrevistado essa aproximação nossas fronteiras ficarão cada vez mais estreitas e poderemos desfrutar das belezas desses dois países.

Nicolás, você comentou que está aqui no Brasil há quase quatro anos. Como surgiu o convite para vir para cá? Primeiramente quero agradecer muito este espaço para mim e para a Colômbia. É sempre maravilhoso falar de nós, como país e representante aqui. Cheguei ao Brasil com o convite do Governo do Presidente Iván Duque, um convite que me fizeram para estreitar as relações bilaterais entre Brasil e Colômbia. Trabalhando os quatro eixos. O primeiro eixo, os investimentos na Colômbia, fomentos de exportações da Colômbia no mundo e turismo. Quando falamos de turismo, falamos de turismo de lazer. E o quarto eixo é a marca país, quando falamos de país é falar bem de nosso país, as pessoas tem que se acostumar em falar bem de nossas coisas. Como você bem sabe, tivemos em nosso passado algumas experiências ruins. E graças a essa resiliência que os colombianos têm hoje em dia nós nos sentimos orgulhosos de sermos colombianos. A coisa mais importante é se sentir orgulhoso, falar bem e não permitir que as outras pessoas falem de coisas erradas de nosso país.

O que encanta mais as pessoas quando chegam nesta nova Colômbia? Isso é uma ótima pergunta. Primeiro porque a Colômbia deseja se apresentar como o país mais acolhedor do Mundo. Quando você chega, quando pousa na Colômbia você imediatamente percebe que você está num país onde você é sempre muito bem recebido. Segundo que somos um país diverso. Temos uma diversidade cultural, uma diversidade social, e uma diversidade gastronômica. Então quando a gente pergunta “defina a Colômbia”, as pessoas a definem como um país acolhedor e diverso. E nesse acolhimento e nessa diversidade temos umas regiões, e essas regiões cada uma delas tem suas diferenças. Então você conseguiria em uma viagem curta de uma semana, você poderia conhecer praia, história, cultura, gastronomia e levar com você experiências únicas. Que é o que queremos nos diferenciar, quando você está na Colômbia você tem experiências únicas.

Que desafios encontrou quando chegou aqui no Brasil? O que implementou? A Procolombia é a somatória de todos os meus antecessores, seja no Brasil seja em qualquer outro país, nós aproveitamos o que as pessoas passaram antes de nós para colocar nosso jeito. E nesse aspecto posso dizer que começamos estudando o Brasil de cinco regiões. Nós começamos estudando a diversidade do Brasil, nós começamos a entender um pouco o brasileiro. Quanto perto está da Colômbia e quanto à Colômbia está perto do Brasil. Infelizmente estávamos ainda muito longe, percebemos que o brasileiro conhecia pouco da Colômbia e a Colômbia pouco do Brasil. Não conheciam Cartagena, alguns deles conheciam Bogotá… Hoje em dia o brasileiro conhece Santa Marta, conhece Medellín, que é uma cidade inovadora… E o colombiano conhece, além de Rio de Janeiro e São Paulo, conhece Minas Gerais, conhece Recife, conhece Brasília, Porto Alegre… E isso é um grande ganho para nós.

Fizemos com que os colombianos conhecessem o Brasil, e os brasileiros conhecessem a Colômbia ainda mais. Para você ter ideia, nós temos mais de 100 empresas na Colômbia, nós temos mais de 30 empresas colombianas no Brasil e o Brasil é o terceiro mercado das exportações colombianas. Estamos conseguindo uma evolução em números. O turismo durante a pandemia nós fizemos um trabalho maravilhoso, trabalho de sensibilização. De apresentar aos operadores e às agências de viagem essa Colômbia que eles ainda não conheciam. Apresentamos um conceito das macrorregiões, seis regiões da Colômbia. Por exemplo, como te falei o Caribe colombiano, pois temos Cartagena, Santa Marta, Barranquilha… não apenas Cartagena. Vamos ter em breve um voo direto São Paulo – Cartagena. Imagine o fluxo de turistas que vão até lá, e se fizermos um bom trabalho eles podem se interessar a ir, por exemplo, ir a Santa Marta, Barranquilla… Santa Marta que tem a montanha costeira mais alta do mundo.

Falando do turismo, soubemos que recentemente chegou à Colômbia um hotel que foi eleito o 2º maior do mundo. Como foi isso? Isso foi em Cartagena. Isso já é reflexo do trabalho feito para mudar a imagem da Colômbia para o mundo. Nós não ficamos presos aos acontecimentos do passado. Ai quando aparece em Cartagena os hotéis butiques e outros, e eles fazem um trabalho maravilhoso. E, além disso, Cartagena tem coisas muito boas, por exemplo, um dos mais belos pôr do sol do mundo, por conta da posição geográfica.

O que você indicaria para um turista que está querendo conhecer a Colômbia pela 1ª vez? O que seria inesquecível? Você não poderia deixar de conhecer Bogotá. É uma capital como uma grande metrópole, lá você não pode deixar de conhecer a Catedral de Sal, por exemplo. Que é uma coisa maravilhosa. E teria que ir num restaurante que nós gostamos muito que é Andrés Carne de Res. Não poderia deixar de conhecer uma cidade como Medelin, que chegou a ser considerada uma das cidades mais perigosas do mundo, e hoje é uma das cidades mais inovadoras do mundo. Não poderia deixar de ir a Cartagena, que naturalmente é uma cidade linda, Patrimônio Cultural da Humanidade, o Castelo São Felipe e a Cidade Amuralhada, que são coisas que lembram muito nossa história e como nós colombianos acompanhamos e crescemos ao redor disso. E você teria que visitar nossas feiras, a Feira de Cali, a Feira de Manizales e a Feira das Flores em Medellín, que é lindo demais. E são nesses momentos que você percebe a Colômbia acolhedora e diversa. Você consegue conhecer o colombiano. Um cara simples, empreendedor. Igual ao povo brasileiro.

Para encerrar, e o que esse colombiano tem de mais brasileiro. Morando há quase quatro anos aqui… (risos) A resposta é difícil, mas vou resumir numa coisa só, meu sorriso hoje em dia é muito mais leve, muito mais expressivo e muito mais brasileiro. Se eu gosto de algo do povo brasileiro, é que o povo brasileiro por mais que tenha muita coisa sempre tem um sorriso no seu rosto. E eu acho que incorporei isso no meu dia a dia, no meu trabalho… E com certeza que quando eu vou para algum outro país, eu sempre levarei esse sorriso que eu aprendi a ter aqui no Brasil.