Por Ivan Reis
Não faz muito tempo que a Nordestesse abriu as portas no universo da moda e do design brasileiros. Fundada em 2021 pelas irmãs Daniela e Gabriela Falcão, a plataforma colaborativa tem a missão de documentar, ampliar e fomentar o talento de empreendedores e criativos dos nove estados do Nordeste. Englobando os segmentos de moda, design, artes visuais, gastronomia e hotelaria, há destaque para produtos e serviços que preservam a essência ancestral da região brasileira. O resultado não poderia ser mais interessante. São criações originais, de apelo global e contemporâneo sem cair no caricato. A plataforma reúne e-commerce das marcas, e possui lojas colaborativas em São Paulo e Salvador. Neste espírito, separamos cinco marcas de moda masculina abraçadas pela Nordestesse que estão se destacando no cenário da moda brasileira, incluindo o guarda-roupa dos famosos e as passarelas da São Paulo Fashion Week.
STUDIO ORLA
A marca masculina cearense Studio Orla (@studioorla) possui a proposta de ser agênero, conjugando, em igual medida, mar e sertão em seu DNA. Lançada em Fortaleza por Thiago Maciel (@thiagomaciel), tem destaque por trazer técnicas do artesanato nordestino nada caricato. São peças contemporâneas, versáteis, com detalhes bem pensados e cheias de personalidade. Das sandálias Havaianas customizadas com palhinha, às camisas de linho com detalhes de treliça, a Studio Orla mostra que matérias-primas locais usadas com inteligência e criatividade tiram do óbvio até o mais clássico item do guarda-roupa.
A cada coleção, a escolha dos materiais, das texturas e das estampas formam um enredo coerente e desejado. Camisetas bem soltas para usar no pós-praia dividem espaço com quimonos de crochê. Os shorts de surfista com detalhe de búzios também são best-sellers, assim como as bolsas e sandálias feitas em parceria com Espedito Seleiro, o mestre do trabalho em couro de Nova Olinda, no Cariri. A família do artesão começou fabricando selas, daí o “sobrenome” que carrega, e seus tios chegaram a confeccionar sandálias para o bando de Lampião no passado. Os quimonos de crochê aparecem em diferentes padronagens a cada coleção e já são clássicos da marca; disputados por clientes de todo o Brasil. Não se trata de marketing, mas de respeito ao tempo para produzir peças verdadeiramente artesanais.
A Studio Orla possui um e-commerce e uma loja própria no bairro de Aldeota, em Fortaleza. A relação com as raízes cearenses vai além das referências estéticas: o crochê̂ é todo produzido em Itarema, no litoral oeste do Ceará, gerando renda para artesãos de pequenas comunidades e impacto social consistente.
FOZ
Fundada pelo estilista Antonio Castro (@castronio) em 2020, de Maceió, a marca reúne tradição e contemporaneidade em peças atemporais que refletem as referências da cultura popular brasileira. O designer alagoano resgata técnicas artesanais como pilar de seu processo criativo. Formado em Design de Moda com habilitação em Estilismo pelo Centro Universitário Senac, seu trabalho de conclusão de curso foi o embrião para estruturar a estética da Foz. Sua primeira peça, a Bolsa Lourdes, que misturava madeira, couro e o bordado Boa Noite, tradicional do Alagoas, reforçou a ideia de que suas criações precisavam abrigar as referências de sua origem. A bolsa lhe rendeu, em 2018, antes mesmo do lançamento da marca, o segundo lugar no 6º Prêmio Objeto Brasileiro, realizado pelo Museu A Casa do Objeto Brasileiro que reconhece o melhor da produção artesanal no Brasil.
A Foz (@foz___) já desenvolveu algumas cápsulas e duas coleções; A Peixaria de Santo Antônio e O Arraial. A primeira se inspira na vida ribeirinha, na cultura da pesca e nas calçadas molhadas pela marola que alcança o asfalto onde atracam as jangadas da região de Barra de Santo Antônio, no litoral norte alagoano. Já a segunda é inspirada nas noites de junho, nos festejos do milho, simpatias e promessas aos santos juninos que se espalham pelo Nordeste no inverno. Em 2022, a marca também assinou uma coleção de roupas e acessórios desenvolvida em parceria com Flávia Aranha. Em todos os trabalhos, a produção segue os preceitos do slow fashion, defendendo a produção, o consumo consciente e estimulando a economia circular. Desde de janeiro deste ano, a Foz possui um espaço físico na Galeria Metrópole, no centro de São Paulo. As peças da marca podem ser encontradas no site (ateliefoz.com.br) e em lojas parceiras na capital paulista e no Rio de Janeiro.
GEFFERSON VILA NOVA
A Gefferson Vila Nova (@geffersonvilanovalabel) é uma marca homônima, baseada em Salvador e fundada em 2013. A cada coleção, é perceptível a representação da cultura brasileira através de uma abordagem que traz a estética de elementos do sportwear de luxo em sua essência, isto é, o “Streetwear Made in Bahia”. Sustentável de espírito desbravador e de vanguarda, a marca constrói suas peças a partir de uma linguagem que conjuga referências e influências multiculturais. Enaltece a identidade brasileira e transporta para suas roupas esse espírito atemporal que não enxerga barreiras nem fronteiras. Uma marca brasileira, mas com alma universal e que acredita que é possível construir produtos de moda dentro de uma nova filosofia; a do luxo sustentável. Com lugar cativo na São Paulo Fashion Week, a marca desfila criações que mixam o feito à mão, experimentações têxteis e acabamento primorosos, além de fazer uma conexão entre alfaiataria, demi couture e high street em perfeita sinergia.
MB CONCEITO
Fundada por Moab Barros (@moabbarros), a marca traz o protagonismo baiano para a moda de uma maneira sem pressa e com um estilo leve, pautando o conforto em peças feitas à mão vindas de Feira de Santana. Representando a vivacidade da Bahia, estampas e conjuntos mais soltos ao corpo ganham protagonismo quando usados por Lázaro Ramos, ator e fã da marca, que fomenta a moda nacional. Além disso, um exímio trabalho em patchwork faz a MB Conceito (@mbconceito) se destacar no cenário regional e nacional.
DEPEDRO
A Depedro (@modadepedro) pode ser resumida pela palavra diversidade e se baseia no handmade (feito à mão) e no slow fashion pela consciência de produção e consumo de suas peças. A marca tem raízes no Seridó (RN), uma das mais importantes regiões bordadeiras do Brasil, e recebeu, em 2020, o selo de Indicação Geográfica (IG) que sinaliza a origem do bordado e sua qualidade de produção. Criada por Marcus Figueiredo (@marcusdepedro) em 2017, a Depedro faz uma moda que gera impacto social, empoderamento e renda no sertão. Ainda que seja masculina, também é plural, pois suas camisas bordadas, túnicas e shorts de crochê vestem todos os gêneros e corpos. Respeito é outra palavra que a define pela forma como o designer conduz sua cadeia produtiva ao dar nome e sobrenome a cada artesão que maneja suas peças e os envolve em cada etapa do processo, do design ao marketing.
As criações são feitas de matéria-prima sustentável e buscam inspiração no regionalismo, exaltando técnicas e bordados tradicionais do sertão. As peças da Depedro são extremamente bem cortadas, bem-acabadas e polidas. Ao mesmo tempo em que enaltecem e preservam os saberes artesanais das bordadeiras de Caicó, trazem uma linguagem urbana, diversa e inclusiva. Atualmente, a Depedro ganhou espaço na São Paulo Fashion Week e no guarda-roupa de famosos. A marca comercializa seus produtos para endereços em todo o Brasil e em países como Austrália, Inglaterra, EUA e Alemanha.