
Você pode achar que não, mas existem sim algumas regrinhas de etiqueta que são bem-vindas no ambiente da academia. Assim como em qualquer espaço compartilhado por várias pessoas, é importante pensar no outro e não apenas no seu próprio umbigo. Se você é daqueles que suam em bicas, dentre todas as boas práticas, a principal deve ser limpar o equipamento imediatamente após usá-lo.
Ninguém vai te repreender por você suar um pouco mais que o normal. Mas, se você encharcar um banco e depois deixá-lo molhado, aí podemos dizer que seria um ato bem desagradável com as demais pessoas. E, com bandos de machos alfas bombados pisando forte por aí, não gostaríamos de ver você irritar ninguém inadvertidamente. Afinal a treta com essa galera deve ser evitada a todo custo. Então, pegue uma toalha e mantenha o espaço higiênico.
Para te orientar melhor nessas práticas de cuidados na academia, selecionamos algumas dicas fundamentais de etiqueta na academia. Confira a baixo e comece a colocar na sua rotina de academia (se já não as pratica):
DEVOLVA SEUS PESOS SEMPRE
Não há nada mais irritante do que seguir uma sequência de exercícios à risca e, então, descobrir que o peso livre específico de que você precisa desapareceu. Ninguém vai à academia para se divertir – se você vai, pode precisar de uma vida mais emocionante – e a maioria de nós só quer entrar e sair. Então, perder 30 minutos procurando o haltere que você deixou cair perto da máquina de remo não vai cair bem.
Não é tão difícil assim; use os pesos e depois devolva-os ao suporte. Mesmo que outro frequentador da academia tenha recolocado os pesos no lugar errado, reserve um tempinho para trocá-los de volta e reorganizá-los corretamente – pense nisso como um conjunto extra de bônus.

ABAIXE O EQUIPAMENTO – NÃO O DEIXE CAIR
Se há um som que você certamente ouvirá acima das batidas e pancadas rítmicas das playlists, são as quedas de halteres de quem exagera nos pesos. Sabemos que você está apenas tentando se dedicar, mas ainda é importante saber seus limites quando se trata do peso que está levantando. Se não fizer isso, poderá danificar a si mesmo e ao equipamento.
Halteres quebrados e incompletos não são propício para exercícios. Tome cuidado com o equipamento e abaixe-o suavemente de volta ao suporte ou ao chão – e, dessa forma, ele ainda funcionará na próxima vez que você voltar a ele. Se você quiser jogar seus pesos por aí, invista em uma academia em casa.
GUARDE O SEU TELEFONE
Se você gosta de pensar em si mesmo como um “fitfluencer”, não faça isso. Na verdade, se você usa palavras como “fitfluencer”, pode ser hora de repensar algumas coisas. Deixando isso de lado, seu telefone não tem lugar na academia – a menos que você o esteja usando para acompanhar seus tempos ou por motivos musicais. É isso. No minuto em que você liga a câmera apontando para os espelhos para uma onda de selfies, você abre mão das reais funções do seu telefone.
Mantenha-o no seu bolso, invista bons fones de ouvido à prova de suor para malhar e use seu telefone como ele foi criado para ser usado na academia – para tocar uma tecno estimulante para você. E nem pense em atender uma ligação telefônica.

NÃO SEJA EGOÍSTA, COMPARTILHE AS MÁQUINAS
Acima de tudo, a função de uma academia é fazer você manter a boa forma. Mas o senso comunitário vem em segundo plano; esses são lugares onde seu empurrão e sua motivação vão alimentar outros para se tornarem suas melhores versões. Mas como eles podem fazer isso quando você deixou sua garrafa de água no banco de supino durante um aquecimento completamente sem motivo? Se você está empolgado com um treino, a probabilidade é que outros na academia também estejam – e não há desculpa para espalhar suas coisas em horários de pico. Mantenha seus pertences por perto e lembre-se de sempre compartilhar as máquinas. Afinal, a academia é de todos!