A psicóloga Maria Helena de Barros, do CPPL (Centro de Pesquisa em Psicanálise e Linguagem), explica que é preciso entender que a prática de atividades físicas é benéfica para a mente e para o corpo de qualquer indivíduo. “Pessoas que não estão bem emocionalmente sentem-se mais desmotivadas que outras, e é exatamente neste momento que, mesmo sem motivação, é necessário fazer um esforço para cuidar de si próprio”, afirma.
O estudante Eduardo Aroucha, 25 anos, mantém há um ano e meio o hábito de se exercitar regularmente. Ele fala que, no início, o que o motivou foi a razão estética. Porém, com o tempo, ele percebeu melhoras na capacidade de concentração, disposição para prolongar as horas de estudo, entre outros benefícios. Eduardo fala sobre sua estratégia para não se sentir desmotivado: “Sempre penso que atividade física diária melhora minha qualidade de vida. Eu não fico tão cansado ao realizar qualquer tarefa, adquiri hábitos saudáveis e fiz novos amigos que praticam junto comigo”.
Helena afirma também que qualquer que seja a atividade física escolhida, ela deve ser prazerosa. “A atividade deve ser realizada de maneira lúdica, um momento divertido e agradável. Dessa forma é mais fácil se sentir motivado a realizar a prática escolhida”, diz a psicóloga. Experimentar atividades diversas também ajudam a não cair na rotina e manter-se estimulado.
CONFIRAM ALGUMAS DICAS PARA INCENTIVAR A PRÁTICA DAS ATIVIDADES FÍSICAS, MANTENDO-SE MOTIVADO:
3. Anote seus recordes. Você pode marcar seu tempo ao dar início às atividades e à medida que seu corpo for se acostumando com os exercícios, você pode aumentar o tempo e a potência dos treinos;
4. Escolha modalidades que te agradem. Os iniciantes devem passar por vários tipos de aulas para escolher a que mais se encaixa em seu perfil. Esta dica é válida também para veteranos que, em algum momento, podem se sentir também desestimulados com a rotina dos treinos. A Hi Academia, por exemplo, oferece várias alternativas de aulas e é interessante que os alunos aproveitem todas as possibilidades;
5. Não exigir demais do corpo logo no começo da prática da atividade física. Os iniciantes devem se exercitar em um curto período de duração e aos poucos aumentar o tempo e a intensidade das atividades.
no Twitter: @RevMensch, curta nossa página no Face e Instagram:
RevMensch e baixe no iPad, é grátis:
http://goo.gl/Ta1Qb