Os cuidados com a pele se tornam cada vez mais importantes e são essenciais para todos nós. Mas, quando o assunto é skincare masculino muitas dúvidas surgem: Quais são seus benefícios? Quais produtos usar e principalmente como usá-los? A rotina de cuidados com a pele ajuda a prevenir o envelhecimento precoce, a combater o controle da oleosidade, na hidratação da pele, e na prevenção do câncer de pele. No entanto, para obter todos os resultados positivos do processo é importante aplicar os produtos corretamente em sua pele. 

Para entender um pouco mais e tirar dúvidas, conversamos com Jamar Tejada, farmacêutico naturopata e fundador da Che figo, marca de produtos veganos e sustentáveis para os homens, para manter uma pele saudável e bonita, é importante saber que a pele tem fases e quais produtos usar em cada uma delas. “No começo da puberdade e até os 21 anos, no pico da produção hormonal, a pele masculina tem tendência a ser mais oleosa. Por isso, o uso de produtos que combatem a produção de sebo e que permitem uma melhor oxigenação da pele, são importantes nesse controle. Já a partir dos 30 anos, a pele tende a ficar mais seca e opaca e os primeiros sinais de linhas de expressão começam a surgir, principalmente em áreas como testa, pescoço e olhos. O melhor jeito para iniciar esses cuidados com a pele madura é o uso de produtos anti-aging como os que são ricos em antioxidantes, que agem contra os radicais livres causadores da aceleração do processo de envelhecimento, mas antes de montar sua rotina de cuidados é preciso saber qual é o seu tipo de pele”, explica o especialista. 

A principal diferença da pele masculina é a ação hormonal. Enquanto os homens produzem testosterona, o responsável pelo maior estímulo das glândulas sebáceas, as mulheres possuem mais hormônios progesterona e estrogênio, responsáveis por uma pele menos oleosa. Por isso, a maioria dos produtos para peles masculinas possuem fórmulas específicas para combater a oleosidade. São lados opostos, as peles mais oleosas tendem a não envelhecer tão cedo, já os homens com peles mais ressecadas devem ter maiores cuidados no sentido do envelhecimento precoce e manchas. O câncer de pele é outro fator que exige extrema atenção, o uso do protetor solar com fator superior a 30 é indispensável e  é uma das maneiras efetivas de reduzir a incidência da doença, assim como evitar o surgimento de  linhas de expressão, rugas e melasma, que está relacionado à exposição solar sem proteção e uma rotina de hábitos saudáveis”, alerta Jamar.

Além de entender suas características próprias para adquirir os produtos de skincare, saber usá-los da forma correta é imprescindível para um bom resultado. “Na hora de escolher os produtos certos para a sua rotina de cuidados com a pele, muitas vezes não sabemos usá-los e nesse caso eles podem não só serem ineficazes ao tratamento, como piorar o aspecto da pele”, alerta o farmacêutico naturopata. Para montar uma rotina de skincare masculina, Jamar Tejada trouxe um guia prático e completo da ordem e de como utilizar cada produto em sua pele.

LIMPEZA DE PELE: o primeiro passo para a sua rotina de skincare é retirar todas as impurezas da pele com um sabonete com ação renovadora celular, o que vai auxiliar na prevenção do encravamento dos pelos. A barba precisa ser higienizada frequentemente também, por isso, invista em um bom shampoo para a barba. Hoje, o mercado possui várias opções de produtos dois em um, em que você lava e já condiciona seus fios.

Aplicação: Lave o rosto com um sabonete neutro facial fazendo movimentos circulares. Logo após, enxágue e enxugue-o bem, sem esfregar a toalha na pele, para não deixar a pele sensibilizada e formar linhas finas, estimulando o envelhecimento e o ressecamento da pele.

ESFOLIAÇÃO:  A esfoliação contribui com a renovação da pele, eliminando as células mortas e as impurezas que contribuem para o envelhecimento cutâneo, deixando a pele ressecada e sem viço. Além disso, a esfoliação realiza uma limpeza profunda na pele, evitando o surgimento de cravos e espinhas, uniformiza o tom de pele, aumenta a rotatividade das células, estimula a produção de colágeno e ajuda na penetração de outros produtos na pele. Ela pode ser feita por qualquer pessoa que não tenha a pele muito sensível, mas mesmo que a pele não seja sensível, não é indicado esfoliar o rosto mais de duas vezes por semana. Geralmente as peles mais oleosas necessitam de mais esfoliação do que peles ressecadas e isso você pode questionar ao seu dermatologista.

Aplicação: molhe o rosto, aplique o produto na face e faça movimentos circulares suavemente com a ponta dos dedos, não esfregue com força!  Para peles mistas a secas, essa massagem pode durar até cinco minutos. Em peles oleosas, para não estimular ainda mais a produção de sebo, a esfoliação deve ser feita em tempo menor.

BALM: o produto com poder de nutrir e hidratar pele e barba,  deve ser aplicado pelo menos duas vezes ao dia, pela manhã e noite. Com ação antioxidante e anti-inflamatória, o balm reduz irritações e coceiras, além de ajudar na redução da oleosidade da pele masculina.

Aplicação: aplique o produto no rosto, massageando-o a partir da linha do pescoço e subindo em direção ao nariz, realizando movimentos circulares, para promover a circulação.

HIDRATANTE ANTI-AGING: o produto que ajuda na retenção de água e na regeneração das células lesadas por agressões diárias  pode ter em sua composição:  retinóides, ácido ferúlico, vitamina E, coenzima Q10, resveratrol, ácido hialurônico, ativos antioxidantes, peptídeos, ceramidas e vitamina C. Esses ativos auxiliam na hidratação da pele, estimulando a formação de colágeno, prevenindo o envelhecimento precoce, reduzindo rugas e flacidez, e deixando a pele com uma aparência mais jovem, uniforme, luminosa e cuidada. 

Aplicação: com o produto na pele deslize os dedos pelo rosto e realize movimentos suaves, do centro para fora e de baixo para cima,  até a completa absorção do produto, estimulando desta forma  a circulação sanguínea da região do rosto e o sistema linfático, melhorando a musculatura e a flacidez da pele.

PÓS BARBA: o ato de se barbear pode acabar causando irritações ou cortes, por isso utilizar um pós-barba é indispensável. Além de possuir ativos adstringentes e esterilizantes que evitam a proliferação de microorganismos, o produto tem um poder hidratante, calmante e tonificante fechando os poros abertos no momento do barbear, fator que preserva a proteção da pele e impede a entrada de impurezas nos folículos onde crescem os pelos.

Aplicação: coloque um pouco do produto nas mãos e passe no rosto. A aplicação pode ser feita  com a pele molhada ou seca. 

PROTETOR SOLAR HIDRATANTE: no intuito de otimizar a rotina de cuidados com a pele, o protetor solar com ação hidratante é o último e mais importante passo do Skincare, pois o produto deve ser aplicado diariamente – mesmo nos dias mais nublados. O FPS deve ser superior a 30 e a textura deve ser fluida, para não influenciar na produção de oleosidade.

Aplicação: uniformemente, aplique a quantidade de uma colher de chá no rosto e pescoço, duas colheres na parte da frente e traseira do dorso, uma colher nos braços e antebraços, e nas pernas duas colheres.