Só em novembro é comemorado o Dia do Bigode, mas isso não quer dizer que o bigode não mereça a devida atenção no resto do ano. Destaque entre artistas de TV, modelos e jogadores de futebol, o bigode transmite um visual mais rústico, sério e ao mesmo tempo descolado. Com isso tem surgido novos adeptos que estilizam com pomadas e ceras. Falamos com Wesley Troiano, criador da Macholândia, marca de cosméticos masculinos, que nos deu algumas dicas para cuidar do poderoso “bigodon” no cotidiano e mantê-lo como a estrela do visual.

Visual em dia: para manter o visual do bigode, o ideal é aparar uma vez por semana, além de manter os pelos do nariz – que influem no visual mais limpo – aparados também. Nesse caso, procurar auxílio profissional vai ajudar a deixá-lo perfeitamente modelado.

Shampoos: é necessário lavar o bigodon sempre, pois algumas sujeiras, e impurezas, podem ficar presas e causar irritação e mal cheiro. Prefira os shampoos que também sejam indicados para barba e bigode, pois eles vão lavar de forma correta estas áreas, além de ter ação mais efetiva na hidratação e nutrição.

Cor: colorir apenas em caso de fios brancos, caso seja desejado, ou alteração de cor que não estiver de acordo com o estilo.

Pomada: é uma companheira bem-vinda em praticamente todos os estilos de bigode, já que ajuda a estilizar, além de manter o visual mais arrumado e com a aparência “mais limpa”.

Perfil: o bigode é usado normalmente por homens mais maduros, com cargos de liderança, que curtem o estilo. No entanto, os jovens têm se adaptado ao “bigodon”, principalmente com a volta da moda do estilo “handlebar”, aquele com as extremidades curvadas. Para manter o visual hipster, o uso de uma pomada é indispensável.

Cuidados com comidas e afins: ao tomar aquela cervejinha ou comer, tenha sempre um lenço ou guardanapo para limpar o seu bigode. Para manter a boa aparência e o cheiro agradável após as refeições, lave a região e passe um creme e óleo.

Pente em mãos: um pente, acompanhado por uma boa pomada e óleo, é um dos seus aliados para deixar o bigodão estiloso. Sempre o mantenha em mãos, pois ele é um excelente companheiro para ajudar em todos os momentos. Com essas dicas de ouro, agora vale investir no bigode e caprichar no visual.

COMO USAR UMA CERA?

As ceras que vem em um recipiente de lata geralmente são duras e pouco maleáveis. Com isso, para retirar o produto, use sua unha do polegar posicionando-o em um ângulo de 90º deixando a ponta da sua unha raspando a superfície da cera. Agora, de uma extremidade a outra da lata, passe a unha. Para deixar ela maleável, faça com a mão um movimento circular, deixando assim a cera em um formato de bola, permitindo assim a fácil aplicação no bigode.

Aplique a cera no bigode do centro para as extremidades e com ajuda de um pente faça-o do estilo que preferir. Dependendo do penteado e comprimento dos pelos, talvez seja necessária mais cera. Quando colocada no bigode, inicialmente ira parecer oleosa, mas depois de uns minutos, uma boa cera como a da Sobrebarba, não é visível na pele ou pelos.

COMO REMOVER A CERA?

Se não retirada, a cera irá se acumular na pele e nos fios, podendo obstruir os poros e assim causar pelo encravado ou cravos. Dessa forma, a melhor maneira de remover a cera é com uso de água morna e um sabonete líquido massageando os fios.