Foto: Edson Holanda/ Prefeitura do Recife
Equipamento apresentado aos convidados nesta segunda-feira dia 1º de julho, faz parte do complexo Porto Novo Recife e engloba, além do Novotel Recife Marina, o Recife Expo Center e a Recife Marina. O hotel inicia oficialmente sua operação no dia 29 deste mês de julho e o Recife Expo Center recebe eventos no início de agosto. O evento de abertura do novo marco na paisagem urbana da capital pernambucana contou com uma visita guiada às dependências do empreendimento hoteleiro, seguido de solenidade com a presença das principais autoridades e lideranças locais e de um coquetel com queima de fogos. Nessa noite especial foi lançado o livro Inspiração Recife, que celebra a beleza, a cultura e a história da cidade.
O Complexo inclui o Novotel Recife Marina, o Recife Expo Center e a Recife Marina em uma estrutura multiuso voltada ao turismo de lazer e negócios. O projeto foi concebido como uma oportunidade de valorizar toda a área circundante do centro do Recife. Com este investimento, a expectativa da Incorporadora Porto Novo Recife é dar um impulso para o renascimento do centro, uma área com um potencial enorme a ser explorado.
“É um conjunto de empreendimentos que consideramos único no Brasil por todos os seus diferenciais, desde a arquitetura, localização, funcionalidade e modernidade. Conseguimos reunir características singulares com um hotel, uma marina de classe internacional e um centro de convenções moderno, numa paisagem igualmente única. Acreditamos que haverá um impacto significativo na economia local, gerando empregos, atraindo investimentos e fomentando o turismo, marcando assim um novo capítulo na história da cidade”, vislumbra o sócio investidor Romero Maranhão Filho.
Com a inauguração o Novotel Recife Marina ainda seguirá com o gerenciamento de processos e treinamento das equipes até abrir as portas aos primeiros hóspedes no dia 29 de julho, quando será operado pela gestora hoteleira ATRIO Hotel Management. O hotel, projetado no mais elevado padrão, contará com 300 apartamentos, incluindo 20 suítes, e será classificado como quatro estrelas, mantendo um alto padrão de serviço executivo.
Com sua inclinação de 59 graus e suas esquadrias e revestimentos de vidro importados, o Novotel dispõe de cinco pavimentos ao todo, dos quais quatro são de apartamentos. No comprimento, equivale a uma edificação vertical de 48 andares. O hotel oferecerá uma gama de serviços como academia, spa, piscina, bar, três restaurantes, além de um rooftop com uma vista incrível.
“É um marco histórico para a cidade, esse grande hotel chegando no coração do Recife, criando um novo polo turístico e hoteleiro na cidade. É um marco de fato único na história do Recife. Talvez poucas entregas podem ter sido tão simbólicas como essa. É um novo padrão construtivo, uma nova qualidade, um novo conjunto de serviços, integrado também com o centro de convenções, com a marina internacional, então a gente hoje está diante de um marco que a gente tem que reconhecer. Quero parabenizar aqui os investidores, em nome de Romero Maranhão, e dizer também que foi um sonho que começou lá atrás, em 2010, quando o Eduardo Campos tomou a decisão de reestruturar essa área central, fazendo uma nova modelagem de investimento público aqui no Porto, a exemplo do Centro de Artesanato, do Museu Cais de Sertão, e abrindo uma concessão para essa área. Isso faz parte de uma concessão que foi estruturada por Eduardo Campos que aqui eu tenho a saudosa memória a reconhecer se não fosse por ele isso também não existiria.”
João Campos, prefeito do Recife
Assinado pelo arquiteto Jerônimo Cunha Lima, o design do centro hoteleiro impressiona pela sua ousadia e elegância. A estrutura do edifício foi idealizada de forma a lembrar uma majestosa embarcação navegando pelo Oceano Atlântico. Afinal, como uma máxima conhecida por muitos recifenses, conta-se que é da união dos rios Capibaribe e Beberibe que surge o Atlântico. Brincadeiras à parte, vale salientar que durante uma visita à capital pernambucana, o navegador Amyr Klink, conhecido pelas expedições marítimas, apontou o local da construção como o melhor no Nordeste para uma marina.
Com capacidade para até 200 embarcações, a marina oferecerá não apenas infraestrutura para atracação, mas também lojas de produtos e serviços náuticos. O acesso às embarcações será facilitado, independente do nível da maré, a partir de uma estrutura formada por píeres flutuantes que utiliza alumínio e madeira sintética.
“O resgate dos centros históricos é fundamental para o crescimento de um Estado. Aqui na nossa capital um investimento inovador, de altíssimo padrão, permitindo também um marco importante na recuperação do centro histórico do Recife. Aqui são mais de R$ 200 milhões de reais de investimento. Quero parabenizar aos investidores que tiveram coragem de na adversidade continuar investindo no estado de Pernambuco. Agora, somos parceiros dessa empreitada. Recentemente, a gente tá conseguindo fazer a passagem também de um novo galpão, um novo bloco, para poder também servir como estacionamento. A gente, no Governo de Pernambuco, está garantindo novos investimentos na recuperação do centro histórico. Nós vamos entrar com a reforma do Centro Artesanato de Pernambuco, com o Museu Cais do Sertão, e eu não tenho dúvida nenhuma de que a indústria que mais cresce no mundo do turismo vai também poder se reinventar no nosso Estado. Além de uma indústria de baixo carbono, dialoga com a nova economia, que permite o Recife também ter um novo centro de convenções, poder garantir mais investimento, mais emprego e renda ser gerada pela nossa gente.”
Raquel Lyra, governadora de Pernambuco
Integrado ao Complexo, o Recife Expo Center será aberto ao público em agosto e está sendo erguido em uma área total de 8 mil m². Terá um pavilhão com 4.100 m², um auditório para 1.500 pessoas e dez salas multifuncionais com capacidade de 100 até 190 pessoas.