Por Simone Amorim
A região Chianti é sem dúvida uma das minhas regiões e passeios favoritos da Toscana! E, sempre que posso, vou visitar e almoçar na vinícola Antinori no Chianti Clássico. Recentemente, em 2022, essa vinícola foi eleita a melhor do mundo pela World’s Best Vineyards. Uma classificação internacional que reúne as melhores excelências do enoturismo mundial, votado por mais de 500 especialistas dos setores da viticultura e do turismo. Uma história que começa em 1385. Uma confirmação do vínculo histórico da família Antinori com a sua terra de origem.
Sendo inaugurada em 25 de outubro de 2012 – após 7 anos de construção, essa vinícula é um local onde a tradição e a inovação coexistem harmoniosamente. Uma vinícula capaz de contar o passado, o presente e o futuro da família Antinori. Construída inteiramente com materiais locais e com grande respeito ao meio ambiente e à paisagem toscana, a Antinori no Chianti Clássico, representa um marco na história da família.
Pela primeira vez em 26 gerações, a família Antinori inaugura uma vinícula pensada para acolher os apaixonados pelo universo do vinho, fazendo-os entrar em contato direto com a sua filosofia de produção, feita de paixão, paciência e procura contínua pela qualidade. Concebida para ter um baixo impacto ambiental e uma elevada economia energética, esse vinícula é um local fascinante e inusitado. Praticamente invisível do exterior, exceto por duas longas “fendas” horizontais que atravessam a colina e que correspondem à frente do edifício, tem como diferencial a espetacular escada helicoidal que liga os 3 pisos da estrutura.
E, próprio ali, no último andar, podemos apreciar um lindo panorama com vista para as colinas ao seu redor nesse terraço rodeado de vinhas cultivadas com a típica casta Chianti Classico, Sangiovese, juntamente com outras que lhe foram historicamente acrescentadas – Canaiolo, Ciliegiolo, Colorino, Malvasia nera, Mammolo. Uma pequena parte também é dedicada às vinhas internacionais, Cabernet Sauvignon e Franc. E sempre ali no terceiro piso, no meio dos parreirais de uvas, encontra-se o renomado restaurante Rinuccio 1180, nome dedicado a Rinuccio di Antinori, fundador da cantina.
AGUÇANDO O PALADAR
O restaurante é simplesmente lindo e a comida maravilhosa, regada, obviamente, a um bom cálice de Chianti clássico! A minha ida ao local foi no final do mês de Outubro onde as temperaturas amenas e os dias ensolarados doam uma atmosfera única em meio as cores da estação. Assim, também, como na primavera! Duas estações do ano que super recomendo para visitar esse lugar!
E sendo uma vinícula, também podemos fazer um tour guiado (são 4 opções) dentro da estrutura, onde podemos conhecer um pouco mais sobre a história da família – seja visitando o museu ou mesmo observando os barris onde são armazenados e envelhecidos os vinhos e, no final da tour degustá-los( a pagamento) no espaço dedicado a venda dos mesmos. Vale lembrar que devido a alta procura pelos tours eles aconselham reservar os mesmos com bastante antecedência. No início de cada mês, eles abrem vagas para serem efetuadas as reservas para os próximos dois meses seguintes!
Na loja você poderá também descobrir, uma ampla seleção de rótulos produzidos nas propriedades da família Antinori na Toscana, no resto da Itália e em todo o mundo, e também poderá degustá-los ao cálice. Além dos vinhos, é possível adquirir produtos finos das propriedades toscanas da família e produções artesanais de outras excelências locais. Seja qual for o motivo de sua visita, vai valer muito a pena ir a esse destino e voltar para casa com maravilhosas lembranças da Toscana e quem sabe com algumas garrafas de vinho como souvenir?! Vos espero na Itália!