Por Ivan Reis
Há tempos, os tapetes vermelhos chamam a atenção e conseguem perpetuar tendências que transformam o guarda-roupa masculino. Em se tratando de moda, alguns famosos nos inspiram a encarar nossas roupas de forma estratégica. Na hora de se vestir, a escolha das peças é um diferencial. A 81ª edição do Festival de Cinema de Veneza reuniu um time de celebridades e profissionais da sétima arte que encheram as ruas da Itália. Entre eles, duas lendas do cinema e (por que não?) do estilo masculino.
George Clooney, 63, e Brad Pitt, 60, estiveram na Ilha de Lido, na Lagoa de Veneza, na Itália, local onde aconteceu o evento, para protagonizarem um dos encontros mais aclamados da temporada. A dupla sexagenária marcou presença por conta da première de Wolfs, comédia dirigida pelo cineasta americano John Watts em que os atores contracenam. A bordo de uma lancha, eles desembarcaram e acenaram para fotos com produções em alfaiataria de tons claros de cinza e azul com peças brancas. Para a noite, o preto reinou nas produções que atraíram os flashes na noite badalada da indústria cinematográfica.
Ainda que tenham escolhido uma paleta de cores parecida, a seleção das peças – em estilos e caimentos distintos – fez a diferença. Os momentos icônicos nos remetem a uma estratégia que muitos usam e pouco falam: o styling.
DETALHES
Aparentemente, Clooney e Pitt estavam iguais. Elegendo o costume como combinação importante da ocasião, o paletó e a calça do mesmo tom foram a base da produção elegante. Se Clooney optou por uma camisa branca clássica, Brad adicionou uma camiseta e um tênis minimalista branco – a prova de que, trocando poucas peças, é possível transitar por estilos diferentes.
Para o consultor de imagem Rafael Flumingnam, o conceito de styling está vinculado ao impacto visual. “É a arte de combinar peças de roupa e acessórios de maneira interessante e harmônica com o objetivo de construir uma imagem que transmita a nossa personalidade e uma mensagem”, explicou ele. Ainda de acordo com o profissional, a prática de compor produções – das simples às ousadas – tem origem no trabalho da modista Rose Bertin, no século 17, para a construção do estilo excêntrico de Maria Antonieta que agitou a França da época. O termo foi difundido nos Estados Unidos e ganhou força no universo fashion. Das passarelas ao guarda-roupa, inúmeros truques de styling são usados para imprimir personalidade às roupas. Dobrar as mangas da camiseta, como fez o ícone do cinema Marlon Brando, encurtar a barra das calças para valorizar o sapato ou adicionar uma joia na lapela do paletó são algumas formas de construir imagens. “O jeito único de combinar peças e adaptar o que está no mercado para o seu estilo pessoal”, enfatizou o consultor.
Entre tantas opções, as escolhas também carregam mensagens. Certamente, o que os holofotes captaram nos instantes em que George Clooney e Brad Pitt estiveram no evento badalado nos inspira. Tanto a camisa de Clooney, com gola forma e botões soltos, quanto a camiseta básica de Pitt tratam de códigos de vestimenta bem conhecidos no guarda-roupa masculino. “A camisa carrega a formalidade do traje social, traz o ar clássico ao George Clooney – vinculado a um estilo mais elegante e maduro. Nesse caso, não podemos esquecer que, ao optar pelos botões abertos, que também é um truque de styling, existe a tradição da camisa com um toque despojado e sensual”, explicou Rafael Flumingnam sobre o modo com a peça foi usada pelo ator.
Quebrando a sisudez do traje formal – essencialmente de corte reto e tecido com trama mais encorpada -, Brad Pitt apostou em peças que o diferenciaram. “A escolha da camiseta, por mais que esteja sendo usada com o costume, mostra que Pitt quis imprimir casualidade e descontração. Ele nos diz que tem espírito jovem, descolado e, por mais que esteja em um evento formal, não perdeu o toque de irreverência”, disse o consultor de imagem.
A dupla também impressionou o público quando atravessou o tapete vermelho à noite. Com trajes assinados pela marca francesa Louis Vuitton, a camisa e a camiseta também estavam presentes. Desta vez, o preto foi a cor eleita para produzir os looks luxuosos dos atores.
VIDA REAL
“A essência de Brad Pitt reflete um ar de ousadia e liberdade, já George Clooney imprime uma personalidade mais refinada e tradicional”. As palavras de Flumingnam sobre os estilos dos atores podem ser aplicadas ao cotidiano. Afinal, quem nunca ficou em dúvida sobre o que vestir?
Como um legado de elegância, a alfaiataria masculina se tornou um verdadeiro lifestyle daqueles que conjugam modernidade e um visual clássico para atender as suas necessidades. “Sempre é interessante verificar, além do horário e do local, se o evento tem um dress code específico e, caso opte por não acatar o que cada código determina, que seja de forma intencional e com propósito”, alertou Flumingnam. George Clooney poderia marcar presença em um almoço de casamento, um brunch de negócios, ir ao teatro ou a um evento de negócios. Já Brad Pitt também poderia ir a uma festa diurna, uma visita ao jóquei, almoçar com a família ou até estar em um casamento no campo ou na praia à tarde.
A noite também foi uma inspiração para as produções dos atores. Mais sofisticados, a irreverência da interação da dupla com os fotógrafos fez os flashes dispararem. A elegância do momento ficou por conta dos looks também formados por camiseta, para Pitt, e gravata borboleta para Clooney. A passagem dos atores foi um verdadeiro show à parte em plena noite de gala!
De todas as formas que o styling auxilia na combinação de peças, talvez o detalhe que mais faça diferença não está apenas no caimento dos tecidos ou nos materiais dos calçados. Celebridade ou não, o estilo também é feito pelas atitudes e, sobretudo, pela personalidade de quem os veste.