Carinhosamente chamada de “Busa” pelos seus proprietários, a Suzuki Hayabusa 1300, modelo 2011, vem celebrar uma década de sucesso da Suzuki. Quando a linha Hayabusa foi criada pela Suzuki, a inspiração surgiu de um falcão japonês que podia atingir uma velocidade incrível de 311 Km/h cujo nome é Hayabusa. Assim nascia a moto mais em série mais veloz do mundo. Com 178 cv de potência máxima a 9.800 rpm, a Hayabusa é uma máquina tão singular que lançou uma nova categoria esportiva, a Ultimate Sports.
Ao longo do desse tempo de existência, a Hayabusa sofreu poucas modificações, mantendo assim seu design inicial. Apenas alterações de cores e peças internas sofreram alterações. Porém uma disputa entre fabricantes japoneses e europeus pelo título de moto mais veloz do mundo, fez criar uma polêmica em torno da adoção de um limitador de velocidade no início dos anos 2000. Limitando assim a velocidade final em 300 km/h para todos os modelos, inclusive para a Kawasaki Ninja ZX-12R. Porém, a super velocidade transformou essa moto esportiva japonesa numa verdadeira lenda em duas rodas. “Nunca existiu uma moto com sua potência, capaz de lidar com as curvas de forma tão ágil e frear com tanta eficiência.”
Com eficiência de frenagem garantida na dianteira por um duplo disco flutuante, ventilado, de 310 mm mordido por pinças de quatro pistões opostos de alumínio e montagem radial. Já o freio traseiro conta com disco ventilado de 260 mm e 5,5 mm de espessura, mordido por pinça deslizante de um pistão. Outro grande destaque é o painel de instrumentos, prático e muito completo com tacômetro, velocímetro, marcador de combustível e de temperatura do líquido de arrefecimento. Com luzes indicadoras de nível de combustível, superaquecimento do líquido de arrefecimento, setas, luz alta, pressão do óleo e funcionamento da injeção eletrônica. No centro do painel, uma tela em LCD mostra relógio, marcha engatada, modo de pilotagem selecionado, hodômetro total e dois hodômetros parciais.
Veja o vídeo abaixo e sinta a sensação de pilotar uma máquina dessa:
E essa máquina, que ostenta o título de mais veloz do mundo, no Brasil, é vendida em quatro opções de cores: laranja, azul, branca e preta, por um preço médio de R$ 60.000. É o preço desse falcão da velocidade.
Texto: André Porto
Consulta: Suzuki do Brasil
Fotos: Divulgação