NEGÓCIOS: A HOTELARIA SOB O COMANDO DELAS

Durante o período de pandemia um dos setores mais atingidos sem dúvida foi a hotelaria. Um momento de repensar ações e se organizar para uma nova realidade. Os desafios foram grandes e retomada das atividades deu uma renovada no setor. Para entender melhor conversamos com Eliana Jubert, Gerente Geral do Transamérica Executive Bela Cintra e Ita Halinski, atualmente responsável pelo departamento de vendas de três hotéis da rede Transamérica na região da Paulista, dentre eles o Transamérica Bela Cintra.

Durante a pandemia o setor hoteleiro foi um dos mais atingidos. Como superaram as dificuldades e que lições ficaram? Iniciamos nosso período de pandemia em maio apenas, pois tivemos 45 dias do hotel sendo ocupado por colaboradores de um hospital que fechamos assim que iniciou a quarentena no Brasil. Apesar desse respiro tivemos retenção total de custos incluindo redução de colaboradores e de jornada nos empenhamos em superar a pior fase nos dedicando a retomada. A maior lição que ficou foi a resiliência e a união da equipe.

Com essa retomada quais os principais desafios? O principal desafio nessa retomada esta sendo a contratação de profissionais, a rotatividade tem sido alta, pois com a pandemia houveram muitas mudanças no mercado de trabalho. E o comportamento e estilo de vidas das pessoas de forma geral e a hotelaria exige uma vocação para servir. 

Quais as principais mudanças, ou adaptações, que os hotéis devem ficar atentos para atender o hóspede de hoje em dia? O tipo de hóspede mudou bastante com a redução do hóspede de business o leque se abriu e o fato das pessoas se sentirem muito presas na pandemia ocorreu um aumento no perfil de hospede de lazer. Sendo assim tivemos que nos adaptar a essa nova realidade e nos aprimorar na qualidade de serviços e atendimento para atender a expectativa  e as novas exigências desse hóspede que passa mais tempo no hotel do que o de negócios. 

Atualmente como enxergam o mercado hoteleiro no Brasil atualmente? 

Em crescimento, a demanda está favorável e devemos aproveitar essa boa fase. 

Como vocês são como hóspedes? O que você não admite e o que te encanta quando é hóspede? Os hóspedes são a nossa razão de ser, o hotel tem um ambiente low profile onde a equipe consegue interagir com a maioria dos hóspedes. O que nos encanta é quando existe o reconhecimento dos hóspedes, apesar de sabermos que é nossa obrigação um bom atendimento, quando os hóspedes nos elogiam, nos agradecem e se sentem parte da família Transamérica Bela Cintra.

Quais os principais diferenciais que procuram trabalhar no hotel?

O principal é o atendimento personalizado e proporcionar uma experiência ao hóspede não apenas uma estada de uma ou mais diárias.

O que esperam e planejam para 2023? Para 2023 pretendemos manter o crescimento de resultados e elaborar melhorias para fidelizarmos  nossos hóspedes e clientes de eventos.

Fotos Neto Lins