“Lá em cima, olhe: é um carro! É um avião!”  Se você tinha alguma dúvida sobre a possibilidade de um carro que boa, a Klein Vision fez seu voo inaugural e prova que isso é possível com o AirCar V5. Desenvolvido ao longo de vários ajustes na forma e design, o resultado de uma visão de três décadas, o AirCar da Klein Vision visa finalmente tornar realidade o carro voador. Um automóvel levitando no céu possivelmente fez parte da fantasia de todo mundo, mas ser capaz de realizar a complexa física envolvida e produzir um produto viável para o mercado é um feito impressionante por todos os meios.

Diversas empresas automobilísticas caíram em campo para garantir o primeiro lugar na corrida dos automóveis que voam. O New Horizons Studio da Hyundai Motor Group para o desenvolvimento de UMVs vem como um bom exemplo recente do que este futuro pode nos reservar. Nesse sentido, a Klein Vision, uma empresa de pesquisa e desenvolvimento fundada pelo professor Stefan Klein e que alimenta seu sonho de um “carro voador” há quase trinta anos, está cada vez mais perto de colocar uma versão totalmente realizada dessa visão no mercado. O projeto de 5ª geração do veículo de transporte duplo (anteriormente denominado AirMobil) alcançou com segurança dois padrões completos de aeroporto, incluindo duas decolagens e pousos, e completou dois voos completos a 1.500 pés AGL no aeroporto de Piestany em 27 de outubro passado.

O modelo de dois lugares do AirCar chega com 1100 kg e pode carregar um peso adicional de 200 kg por voo. Um modelo de quatro lugares para um grupo maior de viajantes também está disponível. O carro é movido por um motor BMW 1.6l, tendo uma potência efetiva de 140 HP. A estimativa é de percorrer 1000km com recarga completa, com um consumo de voo de quase 18 l / h. Se isso não fosse impressionante o suficiente, o AirCar pode levá-lo do solo ao céu após queimar o asfalto por 300m, atingindo velocidades de até 200 km / h, afirma a Klein Vision. Mais importante, porém, a estabilidade e controle do AirCar são acessíveis a qualquer piloto, afirma o comunicado de imprensa. A transformação total do “veículo rodoviário” em “veículo aéreo” na pista, incluindo a extensão da cauda para revelar uma hélice, e o desdobramento de suas asas na lateral, leva um total de 3 minutos.

Stefan Klein

“Com o Aircar você chegará ao seu destino sem o incômodo de pegar uma carona até o aeroporto e passar pela segurança comercial. Você pode dirigir seu AirCar até o campo de golfe, escritório, shopping ou hotel e estacionar em uma vaga normal”, afirma Anton Zajac, co-fundador, investidor e piloto da Klein Vision. Após a conclusão de todos os testes de voo exigidos em conformidade com os regulamentos da EASA (European Union Aviation Safety Agency), a Klein Vision planeja entregar um modelo com um motor certificado de 300HP nos próximos 6 meses no mercado. E detalhe, o primeiro modelo já tem comprador certo. Assista ao vídeo impressionante dessa transformação e seu voo de teste bem-sucedido: