O que parecia apenas uma especulação se transformou em realidade na última semana, a Fiat lançou seu novo Fiat 500 com um “detalhe” que faz toda a diferença, teria mais uma porta na versão do 500 “3+1”. A nova configuração irá se juntar às carrocerias de duas portas e conversível, todas 100% elétricas. A proposta da montadora é focar em “pequenas famílias” que possuam um ou dois filhos, a nova porta ajudaria na hora de colocar a cadeirinha no banco de trás. O nome 3+1 faz referências às três portas para acesso aos ocupantes e à tampa do porta-malas, que também dá acesso à cabine (como em todo hatchback).
Nos últimos anos, os designers do centro da fiat têm trabalhado em uma solução inteligente com dimensões idênticas às versões do fiat 500 cabrio e hatchback, mas com uma pequena terceira porta no lado do passageiro. Assim como os primeiros 500 em 1957, que apresentavam portas com dobradiças na parte traseira. O resultado é uma nova carroceria, para adicionar ao hatchback e cabrio, com dimensões inalteradas e nenhum centímetro adicionado à pegada. A única diferença é um aumento de peso de 30kg, sem afetar a dirigibilidade ou autonomia do carro.
Além disso, o novo Fiat 500 tem 96% dos componentes novos em relação ao modelo antigo. O estilo é uma evolução do que tem sido uma das chaves do seu sucesso. Os faróis são sempre arredondados, mas com luzes diurnas sutis full LED. O capô curto parece repousar sobre os para-lamas, terminando com os faróis que são mais uma homenagem ao passado, embora revistos em tom moderno.
Como nas outras carrocerias, o 500 3+1 estreia no acabamento La Prima, oferecido em três tons de carroceria (azul, rosa ou preto). O modelo será oferecido ainda nas versões Icon e Passion. Na opção de topo, o subcompacto traz de série faróis full LED, rodas de 17” com acabamento diamantado, controle de cruzeiro adaptativo e central multimídia de 10,2 polegadas com espelhamento sem fio, entre outros itens.
O 500 3+1 La Prima traz motor elétrico de 118 cv, que permite ao hatch acelerar de 0 a 100 km/h em 9 segundos e chegar à máxima de 150 km/h. O conjunto de baterias de íons de lítio tem capacidade de 42 kWh e oferece autonomia de até 320 km com uma carga (ciclo WLTP). Em ciclo 100% urbano, o alcance pode chegar a 460 km.
Padrão para todas as versões do Fiat Novo 500os sistemas de segurança, como a frenagem automática (também com identificação de peões e ciclistas), o alarme anti-sono, manutenção de faixa, reconhecimento de sinalização rodoviária e o limitador de velocidade “inteligente”, – com o ok do motorista se adapta à velocidade informada na sinalização, lida pela câmera. Conforme a versão, há sistema de condução semiautônoma com direito a reconhecimento de placas, além de central multimídia com wi-fi e assistência Alexa.
Assista vídeo: