MOTOR: LAMBORGHINI DIABLO RESTMOD DA EXCENTRICA EM TITÂNIO IMPRESSO EM 3D E VISUAL RETRÔ

Emanuel Colombini da Eccentrica Cars e do estúdio de design Borromeo de Silva restaurou o clássico hipercarro Lamborghini Diablo dos anos 90 em um veículo retrofuturista com uma carroceria de titânio impressa em 3D. Produzido apenas 19 modelos personalizados, o restomod – ou um carro clássico que foi restaurado – Lamborghini Diablo empresta suas sugestões de design renovadas do esportivo Diablo GTR, adequando-se inteiramente a um apelo aos fãs leais da Lamborghini e de carros personalizados. 

O projeto nasceu da paixão de Emmanuel Colombini, empresário de móveis de sucesso, colecionador de carros Lamborghini e piloto AM no Super Trofeo Lamborghini. Sua visão foi realizada em colaboração com o renomado estúdio de design Borromeo and Silva e uma equipe de engenheiros e técnicos de primeira linha, com o apoio de parceiros de prestígio como Pirelli, Brembo, Marantz, Capristo e Alcantara.

“Eccentrica” ​​é uma autêntica obra de arte automotiva que enfatiza o caráter e o desempenho do Diablo original, mantendo sua identidade e apelo atemporal. O ponto de partida foi um Diablo da primeira série, um carro icônico que fez história no automobilismo nos anos 90.

O PROJETO EXCÊNTRICO

O projeto “restomod” envolve o redesenho e reconstrução do carro, integrando componentes modernos para obter um resultado final que combina soluções de ponta com acabamentos de alta qualidade. O objetivo é criar um carro que retenha o reconhecimento e a personalidade do passado, oferecendo uma experiência de direção extrema e envolvente.

A carroceria do “Eccentrica” foi totalmente redesenhada, exceto o para-brisa original. Pára-choques, capôs, laterais e saias foram substituídos por novos componentes, garantindo excelente integração e maior eficiência. Todos os detalhes foram cuidadosamente pensados ​​para criar um design cativante e distinto que não passará despercebido pelos amantes da estética automotiva italiana.

As proporções do carro original eram extremas, acentuando a estética agressiva e as qualidades de dirigibilidade e estabilidade. A pista foi alargada tanto na frente quanto na traseira, enquanto o comprimento e a altura permaneceram praticamente inalterados. As saliências foram encurtadas, dando uma aparência compacta e dinâmica. Toda a frente foi simplificada e limpa, com um grande extrator inspirado no poderoso Diablo GT.

As cavas das rodas foram atualizadas e complementadas, mantendo a estrutura arqueada característica de Gandini. A saia lateral foi redesenhada, introduzindo uma aleta aerodinâmica, enquanto as famosas portas ‘borboleta’ permanecem inalteradas, adicionando um toque de exclusividade.

“Eccentrica” ​​será produzida em apenas 19 peças, tornando-se um autêntico “Few Off” destinado a se tornar um item de colecionador de grande valor ao longo do tempo. Este primeiro produto da start-up homônima com sede em San Marino pretende se tornar uma das principais empresas internacionais no setor restomod.

UM MOTOR BESTIAL

O coração da “Eccentrica” é o motor V12 de 5,7 litros, atualmente em desenvolvimento. Para protegê-lo nessa fase, ele ainda vem equipado com uma capa de carbono com a inscrição “remove before flight”, que obviamente não estará presente na versão final do veículo. A admissão do motor traz duas entradas de ar no teto, inspiradas nas do Diablo SV, enquanto o escapamento foi desenvolvido em colaboração com o parceiro técnico Capristo e traz terminais de liga de alumínio.

As modificações efetuada ao motor, incluindo cabeçotes, válvulas, árvores de cames, admissão e escape, vão permitir ao “Eccentrica” entregar uma potência esperada de cerca de 550 CV e um par de 600Nm . Isso representa um aumento significativo em relação aos 492 cv e 580 Nm do modelo original de 1990. Acionar o motor exigirá um procedimento digno de um carro de corrida: após girar a chave no console central, você precisará ligar os interruptores da bomba de gasolina e do sistema de injeção e, em seguida, pressionar o botão de ignição.

No quesito desempenho, o “Eccentrica” poderá contar com a segurança e confiabilidade dos pneus Pirelli e freios Brembo. Estima-se que o veículo consiga atingir a velocidade máxima de 335 km/h e acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 3,5 segundos. Além disso, graças ao uso extensivo de materiais leves como carbono e titânio, a relação peso/potência deve ser de 2,9 kg/cv.

UM PREÇO ESTELAR Transformar um Lamborghini Diablo em um extraordinário “Eccentrica” exigirá um investimento significativo dos entusiastas. O preço previsto para esta transformação está estimado em 1,2 milhões de euros, valor que traduz o empenho e mestria necessários para criar uma obra de arte sobre quatro rodas. A estreia internacional do hipercarro restaurado aconteceu durante o Festival de Velocidade de Goodwood, de 13 a 16 de julho de 2023.