CARREIRA: VINÍCIUS PIETRO, UMA REFERÊNCIA NO MARKETING DIGITAL

A trajetória do empresário e estrategista digital, Vinicius Pietro é inspiradora. Ele começou sua carreira como metalúrgico e em três anos se tornou um dos maiores nomes do marketing digital do Brasil, somando mais de 120 milhões de reais faturados através de estratégias de marketing e de aceleramento de negócios dentro da internet. Hoje, Pietro é CEO da Overflow. Co e possui um sistema inovador de aquisição de clientes e de vendas capaz de transformar a habilidade e o conhecimento de qualquer empresário do mundo físico em uma empresa sólida e bem sucedida dentro do mercado digital, mesmo que não possua nenhum conhecimento do digital. Conheça um pouco da trajetória inspiradora de Vinicius no marketing digital.

Vinicius, você é formado em Engenharia de Produção mas de fato nunca chegou a fazer carreira. Sua trajetória terminou pegando um novo rumo através do marketing digital. Quando percebeu que essa virada de chave tinha começado? A engenharia me dá base para ser um bom estrategista e pra ter uma visão sistêmica das coisas, como me formei engenheiro de produção eu me tornei um especialista em métodos e processos. Então a engenharia me deu base para que a minha vida fosse mais simples. Eu acredito que a faculdade não define quem você é, mas ela faz parte de quem você é. E por mais que você tenha feito faculdade e que não trabalhe com ela, hoje ela acaba sendo parte de você. Então respondendo a pergunta, eu sempre fui cirúrgico estratégico e no marketing eu vi uma forma de implementar engenharia, comportamentos sociais, psicologia e filosofia e como fazer com que as pessoas se sentissem identificadas através de uma causa, ou de um ideal, gerando muita lucratividade porque as pessoas compram aquilo que elas desejam. E eu transformo o conhecimento em algo desejável.

Ter participado do programa Lá casa digital foi um divisor de águas na sua carreira? Ter participado do maior reality show digital do mundo fez com que eu tivesse muita noção de um universo novo até então, que eu já tinha dentro mim características que me faziam ser um bom comunicador. Quando eu entendi o poder da internet nesse reality show eu só acelerei o meu futuro, acelerei meu resultado e descobri mais que ferramentas, descobri maneiras pra fazer com que qualquer mensagem chegasse até mais pessoas através da internet. Conseguindo levar até os empresários os clientes certos.

Na época do programa, que você saiu como vencedor, se tornou sócio de outro fera nessa área, Pablo Marçal. Foi daí o início de sua grande escola? Que importância teve essa fase para sua carreira? Então, como sócio do Pablo eu participei de mais de 100 milhões de reais em lançamento. O lançamento que eu venci foi de 3 milhões investidos e 57 milhões de retorno. E depois eu fui gestor de 200 pessoas em um lançamento onde investimos 1 milhão e voltaram 38 milhões de reais. Essa experiência na maior agência de toda América Latina fez com que eu aprendesse coisas que faculdade não ensina: Como lidar com pessoas; Como lidar com processos; Como entender as nuances de um processo que ninguém te fala no dia e que eu com essa experiência adquiri. Então com certeza foi um divisor de águas em minha vida.

A sua agência, a Overflow, surgiu em plena pandemia e chegou a faturar 5 milhões de reais nos últimos dois meses. Como conseguiu isso? O que foi decisivo para este êxito? O total da agência foi em 20 milhões nesse último um ano e meio que ela existe. Então eu carrego comigo o poder de que hoje, através da internet a gente consegue dar escala a profissionais que já tem habilidades e querem ensinar essa habilidade para outras pessoas. Esse êxito se dá devido a três pilares: processos, pessoas e liderança. Esse equilíbrio traz cada vez mais crescimento estruturado e sólido. Um negócio bem estruturado no marketing digital é um diferencial! Realmente construir um modelo de negócio on-line e não apenas sobreviver fazendo lançamentos. No mercado digital muitas pessoas não conseguem entender essas especificidades e as lacunas que atrasam os próprios processos. E elas veem o digital como algo complexo e surreal. Com as minhas experiências temos uma margem de contribuição de 80% ou seja, o mercado físico apresenta em média 10-20%. A comparação é surreal.

Daí em diante você virou uma referência em marketing digital criando um sistema inovador de aquisição de clientes e de vendas a ser aplicado por qualquer empresário do mundo físico para dentro do mercado digital. De forma resumida, como funciona? Bill Gates disse em 2016 que nos próximos cinco anos existiriam dois tipos de pessoas, as que estão na internet e as que deixariam de existir. A internet não é só uma rede social, uma rede relacionamento. Ela pode ser usada como forma de relacionamento e venda. Surgem grandes nomes como a Boca Rosa ou o Grupo Primo, que são empresas lideradas por influenciadores. Meu Instagram no mês de fevereiro teve 850 mil pessoas passando por ele, ou seja, as pessoas são alcançadas por você, elas se identificam com quem você. Elas gostam da forma como você se veste e de ver a sua vida. E se você tem um conhecimento um pouquinho maior do que alguma dessas pessoas e tem o conhecimento necessário para economizar tempo e dinheiro, você já consegue ser um mentor. Eu sei que hoje a minha missão é criar soluções personalizadas que vão fazer com que a pessoa venda muito mais não somente com material, mas com o mundo físico com a implementação de centro comercial. Uma combinação desses dois mundos. A minha especialidade é absorver e focar o máximo de eficiência as vendas. Eu crio novos pontos de contato pra que isso aconteça. 

O que seria básico para quem deseja investir no mercado digital? Computador ou celular, internet e o conhecimento certo. 

De forma resumida o que é marketing digital e como ele atua? O marketing digital ele é só um meio para que você consiga fazer com que seu produto chegue até os clientes. Seja produto, serviço, venda de mentorias ou eventos presenciais. Então o marketing digital é mais uma ferramenta onde você consegue embalar o seu conteúdo e gerar venda.

Você já foi mentor de pessoas em três continentes diferentes possibilitando aos seus mentorados altos faturamentos. Como funciona esse processo? O que um futuro mentorado precisa ter para começar? Eu acredito que quem entende os pilares das vendas do marketing consegue governar sobre os princípios de vendas, independente do continente que esteja, analisando os comportamentos de cada região, claro. Então por mais que os meus produtos sejam vendidos e comercializados através de mim e do meu conhecimento, as pessoas conseguem vender tanto em Portugal quanto na Inglaterra, França, na Colômbia, nos Estados Unidos, quanto no Brasil. O inconsciente coletivo é o mesmo. Jung falava sobre isso que as pessoas tem a mesma mentalidade inconsciente independente da época ou dos países em que elas estão. Por isso que o “Game of Thrones” funciona com sucesso na Ásia, América do Sul, América do Norte, Europa e Oceania, o inconsciente coletivo faz com que pessoa fiquem presas naquela história. E assim também é no Instagram ou no TikTok. Aplicando psicologia de consumo e das massas usando os mecanismos de vendas, independente do lugar do mundo que seja feito vai gerar resultado.

Para virar mentor ele precisa ter um conhecimento específico sobre algo. A pessoa precisa ser especialista em alguma área como: direito, economia finanças, advocacia, ou entender de vendas. Assim ele pode ser especialista. Em vendas ele pode ser estrategista digital, as vendas possibilitam uma base pra que ele consiga vender qualquer outro nicho. Então eu ensino tanto a especialista a se posicionar na internet do jeito certo, quanto eu ensino a pessoa que é excelente em vendas com potencial alisar suas vendas na internet. Então hoje eu me sinto um catalisador de pessoas. Eu faço com que a pessoa absorva o conhecimento e com que ela escale suas vendas de maneira assustadora através de ferramentas mais digitais e estratégias de vendas.

Quais os “segredos” para uma mentoria digital bem sucedida? Principal segredo pra ser uma pessoa digitalmente bem-sucedida é você entregar resultados. Quanto maior o resultado que você gerar mais aquela pessoa vai ficar feliz, e pessoas felizes compartilham a sua felicidade e logo você vai ter um exército de pessoas leais e fiéis a você que tiveram uma vida transformada pela sua verdade. E que através do teu conhecimento estão mudando de vida. Eu sinto que essa é a minha maneira de gerar um impacto positivo pro mundo. Essa é minha causa de transformar pessoas em líderes que vão ter resultados cada vez mais exponenciais e vão ajudar outras pessoas a mudar de vida. Então eu percebo que o segredo sempre é ser muito bom naquilo que você faz e ser verdadeiro em relação à entrega. Clientes satisfeitos vão comprar sempre. 

Como avalia sua trajetória até aqui e que conselho daria a quem está começando? Vem sendo um universo de descobertas, entretanto eu sei que existe um universo que eu vou começar entrar agora que vai me trazer cada vez mais destaque, mais visibilidade. Tem empresas gigantescas. Algumas delas bilionárias que a gente tem tido contato sobre esse processo de criação de movimento de estratégias de vendas e tráfego, para que a gente consiga alcançar novos patamares nível internacional. Então, aqui vai uma dica pra quem está começando: você tem que escolher uma pessoa que tem resultado e que ela consiga gerar resultados nas pessoas. Porque eu participei de 120 milhões de lançamento. Legal, mas qual é o resultado que eu gero nas pessoas? No fim é isso que importa. Então bom mentor é aquele que consegue gerar resultado nos seus alunos. E eu gerei 67 milhões em resultados em alunos. 

Quais os planos e projetos para 2023? Como o expert eu quero me posicionar mais. Eu já venho ganhando um número expressivo de seguidores desde o começo do ano. Eu saio de 22.000 e agora estou com 44.000. Enquanto eu mando essa mensagem e eu sinto que a minha meta final do ano será bater os 100.000. Provavelmente eu vou conseguir bater antes. Entretanto eu sinto que é só o começo. Eu quero começar a ter cada vez mais destaque no cenário nacional e decidi sair dos bastidores. Eu quero começar em posicionar como um guia para aqueles que querem entrar no mercado digital e não sabem como começar ou já começaram com outra pessoa não tiveram resultados. Portando o meu projeto este ano é ser um guia para empresários de sucesso que querem entrar no digital de maneira séria e escalar os resultados através da internet.