MOTOR: NAVIO DA BYD DESEMBARCA NO BRASIL MAIS DE 5 MIL CARROS

Last updated:

Esta semana o Porto de Suape, em Pernambuco, foi surpreendido com a chegada do incrível navio oficial da empresa chinesa BYD, o Explorer NO.1 BYD, que chegou pela primeira vez ao continente americano, trazendo carros elétricos e híbridos para o Brasil. No mercado brasileiro, a empresa chinesa também é líder entre os elétricos, com 5.265 veículos emplacados no mês de abril, segundo dados da Fenabrave.

O BYD Explorer No.1 , navio cargueiro próprio e dedicado a distribuir os carros da marca pelo mundo a partir da China. Com capacidade para até 7 mil veículos e 199,9 metros de comprimento, essa foi apenas a segunda viagem do Explorer NO.1 BYD, que levou 27 dias para sair da China e chegar no Brasil. Com objetivo de suprir a alta demanda dos brasileiros pelos carros elétricos e híbridos da BYD, o navio fez a maior movimentação de carros da história do Porto de Suape em uma única vez, o navio trouxe 5459 automóveis para o mercado nacional. Para se ter ideia nesses primeiros 5 meses do ano, a empresa chinesa já emplacou mais de 25,5 mil unidades, representando um aumento de 43% em relação ao ano anterior, quando o número de emplacamentos foi 17,9 mil.

Um dos modelos trazidos pelo BYD Explores Np. 1 é o BYD King, o sedã híbrido da marca chinesa que chegará em breve às lojas para brigar principalmente com o Toyota Corolla Hybrid. Outro modelo que desembarcou em Suape é o BYD Song Pro, versão mais de entrada do SUV híbrido que a marca já oferece por aqui.

MERCADO EM EXPANSÃO

Segundo Alexandre Baldy, conselheiro especial da BYD, o Brasil hoje é o maior mercado para a BYD fora da Ásia. “Por isso, a construção da nossa fábrica em Camaçari está em ritmo acelerado. No fim deste ano, começaremos a montar os carros na Bahia e, a partir do ano que vem, a BYD vai produzir os carros mais eficientes e tecnológicos em solo nacional,” diz.

Baldy, ainda destacou, que o Brasil possui uma das matrizes energéticas mais limpas do mundo, com um grande potencial para se tornar um exemplo na eletrificação da Frota. Ele mencionou também que o crescimento nas vendas da BYD indica uma constante preocupação dos brasileiros com uma mobilidade sustentável.

Em breve a marca chinesa terá sua fábrica em terreno nacional, com a inauguração da fábrica da montadora chinesa em Camaçari, próximo a Salvador. A assinatura marcou o início das obras de readequação do espaço. O complexo de 4,6 milhões de metros quadrados era utilizado pela Ford, que concluiu a entrega do terreno ao governo estadual no fim do ano passado. Lá serão montados em solo brasileiro o Dolphin Mini, o Dolphin, e o Yuan Plus, além do SUV híbrido Song Plus.