MOTOR: VOLVO C40, SUV CUPÊ TOTALMENTE ELÉTRICO E COM DESIGN ARROJADO

Por Rodrigo Dantas

A Volvo Car Brasil, líder no ranking de carros híbridos e elétricos no país, lançou esse ano, o Volvo C40, seu segundo modelo totalmente elétrico. Além de oferecer um design novo e arrojado feito para impressionar, o novo C40 também traz dois motores elétricos e muito mais tecnologia garantindo conforto, segurança, modernidade e um alto padrão de qualidade já característicos da marca.

MOTORIZAÇÃO
Equipado com um moderno e tecnológico conjunto de baterias de 78 kWh, é capaz de rodar cerca de 440 km com carga total, que em tomadas residenciais leva cerca de 7,5 horas para recuperar 80% das baterias e com o wallbox leva apenas 40 minutos para carregar. O powertrain elétrico P8 conta com dois motores, um em cada eixo, que entregam 413 cv e 67,3 kgfm de torque, acelerando de 0 a 100 km/h em 4,7 segundos, 0,2 segundo mais rápido que o XC40 elétrico e atinge velocidade máxima de 180 km/h.

INOVAÇÃO E DESIGN

Com o design pensado na eficiência e conforto, o Volvo tem 4,43 metros de comprimento, sendo 2,70 metros de distância entre os eixos e porta-malas com capacidade de 413 litros, excelente para um modelo cupê. Visualmente inspirado na arquitetura escandinava com influência da luz e da natureza, traz o moderno e tecnológico teto panorâmico, que molda o carro todo, além da nova tecnologia na construção do vidro que possui proteção UV e IR e é capaz de reduzir 95% a entrada de luz e 80% da radiação de calor.

A dianteira tem grade frontal sem moldura e faróis DRL de LED que remete ao Martelo de Thor, na traseira, os aerofólios e spoilers tem formato inovador que conferem um visual mais esportivo, contribuem para a aerodinâmica e garantem mais autonomia. Como uma marca que se apoia na sustentabilidade, o C40 não utiliza couro, sendo o primeiro Volvo a não usar esse material. Seu revestimento interno é feito de um novo material criado pela Volvo Cars, chamado Nordico.

EQUIPAMENTOS COM MAIS TECNOLOGIA

Como já é característico da marca, muitos itens de série vem focados na tecnologia e segurança, como painel de instrumentos com tela de 12,3″ e central multimídia com 12,3″ desenvolvida pelo Google, compatível com Android Auto e Apple CarPlay, que também pode controlar outras funções como ar-condicionado digital e sistema de áudio Harman Kardon com 13 alto-falantes, Subwoofer e 660 watts de potência.

Além de também vir equipado com airbags frontais e laterais e airbags de cortina e airbags de joelhos para o motorista, suporte de mitigação de colisão frontal e lateral, sistemas de alerta de ponto cego (BLIS) e de mudança de faixa (LKA) com assistente de direção, sistema de proteção contra lesões na coluna cervical (WHIPS), controles de tração e estabilidade, câmera 360º, assistentes de partida em rampa (HSA) e de descidas íngremes (HDC), one pedal drive e wireless charger.

“A eletrificação está no DNA da Volvo Car Brasil. Começamos lá em 2017 com o XC90 híbrido e fomos, cada vez mais, inserindo modelos que poluem menos no nosso mercado. Poder trazer hoje para nosso país nosso segundo modelo 100% elétrico é um marco”, afirma João Oliveira, diretor geral de Operações e Inovação da Volvo Car Brasil.