Ligado há várias gerações da família José de Mello, a Monte da Ravasqueira situa-se em Arraiolos, no distrito de Évora, Portugal. Estendendo-se ao longo de cerca de três mil hectares de paisagem tipicamente alentejana – que a família tem procurado salvaguardar com critérios na sustentabilidade e na preservação de valores naturais e da biodiversidade – está dotado de excelentes condições geológicas e climáticas para a produção do melhor vinho que a região do Alentejo pode oferecer. Com efeito, os diferentes tipos de solo, relevo, exposição solar, humidade e temperatura, traduzem-se num portefólio de vinhos diversificado e complexo, que tem vindo a ser reconhecido com regularidade pela crítica nacional e internacional, somando hoje os vinhos da Ravasqueira mais de mil prêmios e distinções.
A primeira vindima foi realizada em 2001. Desde então, o esforço dedicado e consistente das suas pessoas – da produção até à comercialização, passando pelo exigente trabalho de enologia – tem dado bons frutos, levando os vinhos da Ravasqueira até à mesa dos consumidores no mercado nacional, mas também a mais de vinte e cinco mercados externos, satisfazendo apreciadores à escala internacional. A marca Ravasqueira oferece aos consumidores, vinhos de diferentes gamas com perfis singulares e distintos, que se destinam e adequam a todas as ocasiões. Desde o Ravasqueira Clássico, ao Superior, passando pelos Seleção do Ano, concebidos especialmente como vinhos de grande potencial gastronômico – e não esquecendo os vinhos focados nos apreciadores mais exigentes, como os Reserva da Família, os icônicos Vinha das Romãs ou, o Ultra Premium, Heritage que são o topo de uma cas que homenageia a região do Alentejo, a sua cultura e tradição através de grandes vinhos. A Ravasqueira tem vindo a diversificar a sua oferta com os olhos postos nos diferentes tipos de consumidor e diferentes momentos de consumo.
CURIOSIDADES SOBRE A REGIÃO
HISTORIA DO VINHAS DA ROMÃ
O Vinha das Romãs é o resultado de uma história que teve início em 2002, quando o local onde se encontrava um pomar de romãs, deu lugar à plantação de uma vinha. Ao longo dos anos, a vinha foi-se enraizando e deu origem a um vinho com uma estrutura muito particular. Foi apenas quando estudámos o solo em pormenor que descobrimos a origem de tanta personalidade e textura. As raízes da nova Vinha das Romãs encontravam-se entrelaçadas com as das romãzeiras que ali ficaram a enriquecer o solo. O que sobrou das raízes das romãs, tornaram esta vinha única. É desta forma que este Single Vineyard se distingue, tendo adotado o nome da vinha de onde provém.
Há dois anos, a equipe de enologia da Ravasqueira, liderada pelo experiente e laureado David Baverstock, apostou em aproveitar a excepcionalidade daquela parcela de terreno de vinha para criar algo muito diferente. Usando as mesmas castas, naquele mesmo solo argilo-calcário característico, escolhendo as zonas mais frescas e recorrendo às mais modernas tecnologias, fez-se um vinho branco a partir de uvas tintas. Surgiram, assim, as primeiras garrafas de Vinha das Romãs Blanc de Noirs.
AS AÇÕES NO SENTIDO DA SUSTENTABILIDADE
A sustentabilidade está no centro da atividade da Ravasqueira. Estando as vinhas inseridas numa propriedade com cerca de 3.000 hectares de biodiversidade. Entre as florestas de montado e sobro, existe, assim, um equilíbrio muito grande entre vários elementos que contribuem para uma vinha mais rica e vinhos mais sustentáveis. O elevado nível de conhecimento sobre a nossa vinha, permite promover, de forma continuada o seu equilíbrio através de tecnologia. Mas, acima de tudo, respeitando os sinais e necessidades da natureza. O compromisso da empresa com a sustentabilidade não se esgota na vinha, mas faz-se sentir na sociedade, nas pessoas e nos negócios. Apenas, assim, garantindo uma atuação responsável e verdadeiramente sustentável.
CONTRATACAO DO DAVID E O QUE VIRÁ PELA FRENTE
David Baverstock nasceu em Barossa Valley, famosa região Australiana de vinhos, tendo o seu percurso acadêmico passado pelo Rosewoethy Agricultural College. Chegou a Portugal em 1982, país pelo qual se apaixonou e ficou desde então. Trabalhou como enólogo em algumas das casas mais consagradas como o Grupo Symington, Quinta do Crasto e Esporão, onde esteve até agora como responsável máximo pela Enologia.
A contratação de David Baverstock, pretende consolidar ainda mais a operação da Ravasqueiras e as marcas já tão bem conhecidas por seus clientes, bem como preparar uma nova fase de crescimento. David Baverstock veio aplicar toda a sua experiência apresentando, em conjunto com Vasco Rosa Santos, Diretor de Operações, propostas inovadoras e de alta qualidade para proporcionar a todos os consumidores experiências inesquecíveis. Neste ponto, deve ser mencionada a estratégia de revitalização do segmento luxury, com o rebranding da gama Ravasqueira Premium. O novo nome Heritage traz a afinação do perfil destes vinhos de homenagem, feita por David Baverstock. Para a Ravasqueira, este é mais um importante passo na estratégia para consolidar a empresa como um dos projetos mais ambiciosos e modernos do Alentejo e de Portugal, produzindo vinhos de qualidade distinta, e para a afirmação, tanto no mercado Nacional como na Exportação, como um dos principais players no setor dos vinhos em Portugal.
MOMENTO DE EXPANSÃO DO GRUPO
A Ravasqueira está ligada à família José de Mello desde 1943. Um negócio de caráter familiar que faz parte do Grupo José de Mello um dos maiores grupos empresariais portugueses, onde a ambição e compromisso são de longo prazo, preservando elevados padrões de exigência, algo que não será exceção no setor dos vinhos. Um momento de grande aposta na produção de grandes vinhos e na consolidação como um dos principais concorrentes no panorama nacional e internacional dos vinhos. Eu, Maria Eduarda, tive o prazer de visitar a Vinícola e seus vinhedos em Fevereiro 2023 para consolidar a parceria da Ravasqueirae a Formaggio Foodservice como importador exclusivo para Região Nordeste do Brasil o que permitirá os Consumidores Nordestinos apreciar toda as preciosidade produzidas pela Ravasqueira.