Aline Oliveira é uma daquelas pessoas que são elegantes naturalmente. Nascida em Pernambuco, depois de alguns anos morando em Fortaleza Aline se mudou para a Itália onde encontrou seu mundo de designer e influencer. Sempre antenada em moda e tendências, Aline esteve recentemente participando das semanas de Moda de Milão e Paris, onde aproveitou para posar para a MENSCH e trazer esses clicks incríveis.
Por Sandra Sampaio / Fotos Débora Braga
Aline, o sucesso de seu 1º ensaio pra MENSCH foi tão grande que tínhamos que pedir mais. E você se superou. Dessa vez as fotos foram em Milão e Paris? Me sinto lisonjeada por estar mais uma vez como capa da revista MENSCH digital. A primeira experiência foi maravilhosa, gratidão a toda equipe. As fotos foram realizadas entre, Milão, Roma, Florença e Paris. Milão e Paris, do meu modesto ponto de vista, são as cidades mais importantes da semana da moda.
A volta das semanas de moda na Europa depois da pandemia foi muito esperada. Você provavelmente estava bem ansiosa. Conta como foi por lá. Essa foi sem dúvidas a volta triunfal desses eventos tão importantes para a indústria da moda e para a economia. Me senti muito feliz em fazer parte de um momento tão especial e importante. O glamour desses eventos é magnífico.
Você recebeu convites de grandes marcas e sentou na 1ª fila. Queremos detalhes, quem convidou, quem estava lá. Enfim, conta tudo. Em Milão eu fui assistir ao desfile Dolce & Gabbana, fiquei de queixo caído com a coleção. Realmente impressionada com a qualidade e o brilhantismo de cada detalhe. Foi de uma elegância única. Aliás, todos os estilistas apresentaram coleções mais clean. Isso tem influência no momento em que estamos vivendo. Depois da pandemia que foi aquele luto na moda como na sociedade, veio o pós-pandemia (eu costumo dizer que foi um folclore). E agora aquele equilíbrio, harmonia tudo mais dosado e eu particularmente amei!
Um dos desfiles mais esperados foi do Valentino e foi justamente para o qual você foi convidada. Como foi a experiência e claro, o que achou da coleção? Foi uma emoção do início ao fim. O hotel onde foi apresentada a coleção, a música, a harmonia que existe dentro da maison Valentino – indescritível.
Valentino lhe espirou nas fotos que você fez pra MENSCH? Sim. Muito. Eu tenho uma conexão maravilhosa com a Maison Valentino, eles são incríveis.
Você tem algo de bastidor pra contar? Meu Deus acontece tanta coisa! Entrega de convites para desfiles nos quartos errados, o desespero de uma cidade inteira para que tudo corra bem. É uma loucura. Você encontra pessoas incríveis. Uma correria em tudo, mas eu amo essa adrenalina toda, pois o que se vive ali não se viver em lugar nenhum.
Vou lhe deixar na saia justa. Qual você prefere? Semana de Moda em Milão ou em Paris? Milão é conhecida pelos tecidos nobres, da alfaiataria impecável. É mundialmente reconhecida pela moda masculina. É a cidade da moda clássica e atemporal, marcas como Fendi, Valentino, Giorgio Armani, Prada. As duas cidades dividem o título de capital da moda.
E sobre as coleções quais os top 3? Balmain, Giorgio Armani e Valentino.
Para nós aqui no Brasil, o que você diria para não faltar no closet…
Eu amo uma camisa branca, peças básicas. Você pode usar acessórios e mudar completamente um look.
Prada x Chanel semelhanças e deferências, você pode nos contar? Duas marcas icônicas. A semelhança que vejo entre as duas é somente a elegância em algumas peças. No resto, são dois mundos completamente diferentes.
No momento qual sua queridinha? Na realidade eu não tenho uma marca “queridinha”. Eu costumo dizer que tem Aline para todos os estilistas, ou quase todos (risos). Adoro Ferragamo, Giorgio Armani, Maison Valentino, Chanel, YSL… Cada um com seu estilo e charme especial.
Depois que você voltou de Milão e Paris ficou com vontade de fazer sua coleção? Estou trabalhando tanto, que não deu tempo para pensar em uma possível volta como designer. Não excluo a possibilidade de uma collab com alguma marca grande. Pois seria magnífico ter uma ou mais peças minha em meio a todo esse espetáculo.
Moda pra você é…? O que você veste é a sua forma de se apresentar ao mundo, principalmente hoje quando vivemos em uma época em que o contato humano é tão rápido. A moda é uma linguagem instantânea.